Na última semana, a comunidade de Lago do Coco recebeu a certificação estadual de remanescente de quilombo, garantindo a qualificação como comunidade quilombola plena de direitos e políticas públicas voltadas para este público. A certificação foi concedida pela Secretaria Estadual de Igualdade Racial em cerimônia coletiva em que 80 comunidades remanescentes de quilombo de todo o Maranhão foram agraciadas com o reconhecimento.
Lago do Coco é a primeira comunidade nortematoense a receber a certificação estadual. Ela já detém a certificação quilombola da Fundação Palmares, concedida pelo Governo Federal, juntamente com a comunidade Santo Antônio.
As outras quatro comunidades de nosso município que se reconhecem como remanescentes de quilombos também devem se enquadrar nos critérios de reconhecimento para acessar as políticas públicas específicas para os quilombolas. Este trabalho é apoiado pela Prefeitura de Matões do Norte e pelo prefeito Solimar Alves por meio da Coordenação de Igualdade Racial.
Na foto, o presidente da Associação Quilombola de Lago do Coco, Dico Casanova, está ao lado de Charlon Alves, coordenador municipal de Igualdade Racial de Matões do Norte; de Gerson Pinheiro, secretário estadual de Igualdade Racial; e Linda Maria, da equipe técnica da Coordenação Municipal de Igualdade Racial durante a cerimônia de certificação em São Luís