Equipe da Força Estadual de Saúde atuará em nosso município até o mês de novembro
A Força Estadual de Saúde do Maranhão
- Fesma está em nosso município para prestar atendimento às diversas comunidades quilombolas presentes em nossos povoados, numa ação da Secretaria Estadual de Saúde com o apoio da Prefeitura de Matões do Norte, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e da Coordenação Municipal de Igualdade Racial.
A ação teve início no dia 22 de março e atuará em regime permanente e volante até o mês de novembro, oferecendo atendimento com foco prioritário para hipertensos, diabéticos, gestantes, pacientes com hanseníase e crianças menores de um ano de idade.
Formada por um médico, uma enfermeira e uma técnica de enfermagem, a equipe Fesma Quilombola já prestou atendimento nas comunidades de Lago do Coco, Santo Antônio, Campestre e Boa Esperança II, devendo atingir todas as comunidades tradicionais até o fim do ciclo no município.
Segundo Sharlon Alves, coordenador municipal de Igualdade Racial, A Fesma Quilombola é um programa de cooperação que busca promover medidas de prevenção, assistência e enfrentamento a situações de risco epidemiológico. "O programa atende a uma demanda específica dos povos tradicionais no atendimento em saúde, que por estarem mais distante de centros urbanos, acabam deixando de acompanhar diversos problemas de saúde", argumenta Alves.