Em reunião realizada na segunda-feira (22), a Coordenação Municipal de Igualdade Racial e a Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Matões do Norte alinharam diversas ações conjuntas que devem ser implementadas este ano, no âmbito na rede municipal de ensino, com o objetivo de continuar trabalhando temas relacionados a Igualdade Racial junto às crianças e adolescentes de nosso município, como já tem acontecido rotineiramente, com o apoio do prefeito Solimar Alves.
A reunião foi conduzida pelo coordenador de Igualdade Racial, Charlom Alves e pelo secretário municipal de Educação, Domingos Casa Nova, com o apoio da assessora técnica Linda Maria. Um ponto alinhado definiu que as palestras educativas, já consagradas nas escolas de Matões do Norte, continuarão a acontecer.
Os novos esforços agora se voltam para a implantação da capoeira, um esporte afro-brasileiro, na rotina esportiva escolar. Outro ponto alinhado é o início da implantação da Educação Quilombola nas escolas da rede municipal de Matões do Norte, com uma experiência inicial nos povoados Santo Antônio e Lago do Coco, que são comunidades de raiz quilombola.
A Educação Quilombola obrigatória é determinada pela lei federal nº 10.639/2003, que instituiu o ensino sobre História e Cultura Afro-brasileira nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio, oficial e particulares de todo o país. Os conteúdos incluem História da África e dos Africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional.