Os cuidados com a saúde mental e a prevenção ao suicídio são temas da campanha do Setembro Amarelo que foram trabalhados nas escolas da rede municipal de ensino de Matões do Norte, em mais uma ação parceira entre a Secretaria de Educação, a Secretaria de Saúde por meio do Programa Saúde na Escola, e a Secretaria de Assistência Social.
Unidades de ensino da zona rural e da sede do município receberam a equipe de especialistas no tema, compartilhando conhecimento e orientando os alunos nortematoenses sobre a campanha.
A equipe do PSE, apoiada pelas equipes técnicas do CRAS e da Semed, estiveram nas escolas do povoado Curva II, do povoado Coivaras, do povoado Pedras, do povoado São Francisco e nas unidades de ensino Erasmo Marcelino Lopes, Alteredo Barbosa Araújo (turma EJA) e Julia Fonseca Barbosa, na sede do município.
Em todas as ações, o grupo de teatro do NUCA - Núcleo de Cidadania de Adolescentes de Matões do Norte apresentou uma dramatização que ilustrou a prevenção ao suicídio. De acordo com a psicóloga Raquel Ferreira, a iniciativa de trabalhar o Setembro Amarlo nas escolas é de fundamental importância para conscientizar os jovens sobre a prevenção ao suicídio.