O prefeito Solimar Alves, acompanhado de comitiva de Matões do Norte, acompanhou a retomada do PAA Leite, modalidade do Programa de Aquisição de Alimentos que investe na distribuição de leite de vaca e de cabra a partir da compra da produção de agricultores familiares, numa parceria entre a Prefeitura Municipal, o Governo do Estado e o Governo Federal.
A retomada do programa no Maranhão começa beneficiando 51 municípios, etapa em que Matões do Norte já está contemplado, após assinatura do termo de cooperação técnica pelo prefeito Solimar. O leite destinado ao município será entregue às famílias em situação de vulnerabilidade acompanhadas pelo CRAS e também à merenda da Creche Municipal Joana Farias.
Para Ivo Rezende, presidente da Famem e prefeito de São Mateus do Maranhão, a retomada do programa é muito positiva. "Este programa é muito importante, tendo em vista os milhares de famílias que temos inscritas no CadÚnico no Maranhão. Com isso vamos garantir a segurança alimentar e nutricional no nosso estado", avaliou.
Além da distribuição de leite, o programa vai incentivar a produção leiteira entre agricultores familiares, para diversificar a renda dos pequenos produtores locais. Segundo o prefeito Solimar, este é mais um acerto do programa. "Porque ele vai fomentar a economia e incentivar a cadeia produtiva do leite à medida que comprará dos pequenos produtores", destacou o gestor.
O governador Carlos Brandão declarou que o Governo do Maranhão correrá atrás da ampliação do programa. "Vamos atender inicialmente 51 municípios, mas a partir de amanhã já iremos dialogar com o Governo Federal para levar este programa para mais municípios em uma segunda etapa do PAA Leite", garantiu Brandão.
O prefeito Solimar acompanhou o evento de retomada do PAA leite acompanhado do técnico da Secretaria Municipal de Agricultra, Eric Vieira; da coordenadora do CRAS de Matões do Norte, Nilde Diniz; da secretária municipal de Assistência Social, Francinécia Viana; e do coordenador da Defesa Civil, Erick Diniz.