Na última semana, o prefeito Solimar Alves esteve reunido com a equipe técnica da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e representantes da empresa Next Fuel, que explora a produção de combustível ecológico a partir de materiais orgânicos fartamente encontrados em nossa região, como cascas de babaçu e capim.
Estiveram com o prefeito os assessores técnicos da Sema Jorge Cunha e Aldmax Martins; o presidente da empresa austríaca Next Fuel, Wolfgang Moser; o presidente da Sowitec Brasil, Thomans Schulteiss; e o consultor de rojetos sustentáveis Daniel Câmara, além de assessores e secretários, como Jeosafá Oliveira, Diego Araújo e Jean Miranda.
A ideia foi prospectar a viabilidade da implatanção de um projeto que tenha a energia limpa como principl produto, atrelando a produção ao uso de créditos de carbono
- discussão que está em pauta na Câmara dos Deputados e pode beneficiar diversos municípios brasileiros, incluindo Matões do Norte que pode atuar no fornecimento de matéria-prima ao projeto.
De acordo com Jorge Cunha, os potenciais consumidores para o produto são empresas como usinas termelétricas já instaladas no Maranhão e que atualmente se abastecem de carvão mineral importado, com alto teor poluente. "A substituição do produto importado terá uma série de impactos econômicos que vão desde a contratação de mão de obra local, até o estímulo do uso de energia limpa em nosso estado", explicou.
O prefeito Solimar apoia a iniciativa, e durante a reuião, colocou a equipe da Sema como agente mobilizador em torno do tema em nosso municipio.