Os representantes da Associação Remanescente de Quilombo do Povoado Lago do Coco, Paulino Correia e Zé Didico, estiveram reunidos com o coordenador municipal de Igualdade Racial em busca de apoio para o desenvolvimento de ações afirmativas do município na comunidade.
A comunidade do Lago do Côco é a única de Matões do Norte a conquistar duas certificações oficiais de reconhecimento às raízes quilombolas, uma de âmbito federal, concedida pela Fundação Palmares; e outra no âmbito estadual, concedida pela Secretaria Extraordinária de Igualdade Racial do Governo do Maranhão.
Dentre os benefícios garantidos por lei para as comunidades que recebem a certificação está o desenvolvimento de ações nas áreas de educação, saneamento básico, direitos humanos, sustentabilidade, defesa jurídica, trabalho e renda e segurança alimentar, buscando apoio da gestão municipal para que elas se efetivem.
A Gestão Solimar Alves já tem desenvolvido ações parceiras com a Secretaria de Igualdade Racial do Estado, por meio da presença da Fesma Quilombola - a Força Estadual de Saúde voltada para o atendimento e acompanhamento em saúde das diversas comunidades quilombolas de nosso municipio.