Antes do início dos trabalhos do projeto Prefeitura Itinerante, a fila já estava grande: eram moradores do povoado Santo Antônio interessados em utilizar os serviços públicos disponibilizados pela ação idealizada pelo prefeito Solimar Alves.
E foram muitos os serviços disponibilizados: atendimento para quem queria tirar carteira de identidade, carteira de trabalho, cartão do SUS ou fazer o cadastro no CAD Único. Quem precisou de consultas médicas e medicamentos da farmácia básica também teve vez.
Nas tendas externas, as secretarias de Assistência Social, Educação, Agricultura e Saúde ofereceram orientações, documentos e serviços de rotina. O gabinete do prefeito disponibilizou assistência jurídica a quem precisou. A Coordenação da Mulher promoveu uma oficina de artesanato e as crianças presentes participaram de oficinas de recreação.
A moradora do povoado Maria de Fátima Lopes agradeceu à gestão municipal pela iniciativa. "Agradeço muito ao prefeito Solimar por ter pensado em nossa comunidade com tantos serviços importantes para nós", enfatizou.
O prefeito Solimar acompanhou as equipes do Busca Ativa da Assistência Social e da Educação. Ouviu moradores, distribuiu mudas de plantas e se arriscou tocando no Tambor de Crioula Santo Antônio, que esteve presente na tenda da Cultura.
A Coordenação de Igualdade Racial distribuiu panfletos e prestou orientações sobre o Dia da Consciência Negra. A equipe também entregou certificados de cursos realizados pela coordenação com comunidades quilombolas do município.
Aliás, a escolha do povoado Santo Antônio para a 1ª edição do projeto Prefeitura Itinerante foi motivada pela raiz quilombola da comunidade, em alusão ao Mês da Consciência Negra.
"É um tema que temos trabalhado em Matões do Norte e fizemos questão de trazer para cá a estrutura da gestão municipal", destacou. "E a ideia da Prefeitura Itinerante é trazer nossos serviços ao cidadão que está mais longe da gente, que tem dificuldade de ir até a sede do município, mas que também precisa ser amparado pela gestão. Uma iniciativa importante para muitas comunidades que temos em Matões do Norte", esclareceu o gestor.
Com a presença maciça da população buscando os serviços oferecidos e a ampla movimentação de servidores públicos dedicados na ação, já é possível dizer que o projeto Prefeitura Itinerante foi um sucesso, como apontou o presidente da Câmara de Vereadores, Wallas Lisboa.
"Parabenizo o prefeito Solimar Alves pela iniciativa, por tantos serviços de qualidade oferecidos e parabenizo também a comunidade do povoado Santo Antônio, que soube responder à proposta da gestão municipal e compareceu em peso à ação", encerrou.