CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#Saúde 13/03/2024 GABINETE DO PREFEITO Dia D de Combate à Dengue convida cidadãos a lutar contra o mosquito

O prefeito Solimar Alves convida toda a comunidade nortematoense a participar do Dia D de Combate à Dengue em Matões do Norte, convocando nossos cidadãos a entrarem na batalha contra o mosquito Aedes Aegypt, o principal vetor de transmissão de outras doenças graves: a zika e a chikungunya.

Nossa meta agora é eliminar os criadouros do mosquito, então retire todo material que possa acumular água em sua casa, quintal ou terreno, proteja pneus e garrafas da água da chuva, tampe a caixa d'água e tome cuidado com os vasos de plantas.

Nossas equipes de saúde e limpeza estarão nas ruas nesta sexta-feira para orientar e auxiliar na eliminação dos criadouros do mosquito. Participe conosco, receba nossos agentes, faça sua parte pela saúde de todos!

* Dia D de Combate a Dengue em Matões do Norte
15 de março, sexta-feira

A partir das 7h30 da manhã

Concentração em frente a Prefeitura Municipal

Esta ação é uma iniciativa da Prefeitura Municipal com operacionalização das secretarias da Saúde (Semus) e do Meio Ambiente e Recursos Naturais (Semar). Participe!

#IgualdadeRacial 12/03/2024 GABINETE DO PREFEITO Saúde da Mulher é tema de roda de conversa e atendimento em comunidade quilombola de Matões do Norte

A Prefeitura de Matões do Norte vai promover uma Roda de Conversa com a comunidade do Lago do Coco, numa ação alusiva ao Dia Internacional da Mulher.

A iniciativa conta com o apoio do prefeito Solimar Alves e vai ofertar atendimento em saúde, além de diálogo e debate sobre a importância dos cuidados preventivos com a saúde da mulher.

- Roda de Conversa Dia da Mulher
14 de março

A partir das 8h da manhã

No povoado Lago do Coco

A Roda de Conversa do Dia da Mulher em Lago do Coco é uma ação parceira entre a Coordenação Municipal de Igualdade Racial e a Secretaria Municipal de Saúde.

#Gestão 11/03/2024 GABINETE DO PREFEITO Prefeitura de Matões do Norte recebe nota A em ranking de Transparência do TCE-MA

A gestão Solimar Alves alcançou índice A em Transparência Pública, de acordo com ranking divulgado pelo TCE-MA, o Tribunal de Contas do Estado, com nota 9.41 relativa ao segundo semestre de 2023. A nota superou o último resultado do município, evidenciado o compromisso do prefeito Solimar em melhorar as ferramentas de acesso a informações públicas da Prefeitura de Matões do Norte.

A nota também demonstra o empenho em manter práticas transparentes e informações permanentemente abertas aos cidadãos, conquistando e mantendo a confiança da população junto à gestão, além de promover um ambiente favorável ao controle e participação social nas ações públicas.

Para o prefeito Solimar, o resultado reflete o sistema de trabalho da gestão municipal, focada em dar resultados e prestar contas à comunidade, além de buscar o desenvolvimento do município. "Estamos cada vez mais determinados a melhorar o padrão e aprimorar ainda mais nossas práticas de gestão, pensando e fazendo uma Matões do Norte muito melhor a cada dia", assegurou o prefeito.

#Parceria 01/03/2024 GABINETE DO PREFEITO Defensoria Pública e Prefeitura dialogam para ampliação de parceria em Matões do Norte

O prefeito Solimar Alves esteve reunido com o defensor público Tiago Santana, que atua pela comarca de Cantanhede e responde pelo termo judiciário de Matões do Norte. A reunião aconteceu nesta quinta-feira (29), no gabinete do prefeito, onde foram tratadas diversas questões relativas à atuação da Prefeitura Municipal na defesa da cidadania e da qualidade de vida dos nortematoenses.

Na ocasião, o defensor colocou a Defensoria Pública do Maranhão à disposição de nosso município para a implementação de políticas voltadas para atender a população que tem mais dificuldade de acesso a justiça e outros dispositivos de cidadania. Ele também destacou positivamente as ações da gestão voltadas para as comunidades quilombolas do município, via Coordenação Municipal de Igualdade Racial. O prefeito Solimar se mostrou sensível às demandas da Defensoria e abriu um grupo de trabalho para analisar e validar uma parceria mais efetiva entre o município e a instituição.

Participaram da reunião junto com o prefeito Solimar e o defensor Tiago, o coordenador municipal de Igualdade Racial, Charlom Alves; a assessora técnica do município, Linda Maria; e o advogado do município, Delcir Costa.

#Parceria 29/02/2024 GABINETE DO PREFEITO TJMA realiza audiências em Matões do Norte pelo programa Conciliação Itinerante

Matões do Norte recebeu, pela primeira vez, o Mutirão da Conciliação Itinerante, uma iniciativa do Tribunal de Justiça do Maranhão que recebeu o apoio da Prefeitura Municipal de Matões do Norte e do prefeito Solimar Alves.

O atendimento à população foi realizado nesta quarta-feira (28), buscando aproximar a Justiça do cidadão, atuando na resolução consensual de conflitos e possibilitando a realização de atos processuais de maneira mais rápida. Além das audiências, a ação também ofereceu atendimento em saúde ao público presente.

#Parceria 27/02/2024 GABINETE DO PREFEITO Mutirão da Conciliação do TJ também terá atendimento de saúde em Matões do Norte

O programa Conciliação Itinerante - A Justiça próxima do Cidadão do Tribunal de Justiça, vai receber um reforço de atendimento em Matões do Norte, fortalecendo a parceria com a Prefeitura Municipal.

Durante a ação, a Secretaria Municipal de Saúde vai disponibilizar, para a população presente, diversos serviços em saúde, tais como:

- Testagem rápida

- Vacinação

- Consultas médicas

- Aferição de pressão, dentre outros

O programa Conciliação Itinerante em Matões do Norte é fruto da parceria entre o Tribunal de Justiça e a Prefeitura Municipal, e estará oferecendo o acesso gratuito aos seguintes serviços da Justiça:

- Divórcio

- Reconhecimento e dissolução de união estável

- Pensão alimentícia e guarda dos filhos

- Reconhecimento espontâneo de paternidade

- Investigação de paternidade (com coleta de exame de DNA) e

- Negociação de dívidas

*Conciliação Itinerante do TJMA + Atendimento em Saúde

28 de fevereiro, quarta-feira

Das 8h às 18h

Na Av. Dr. Antônio Sampaio, em frente ao Estádio Thiago Ferreira

Participe !

#SaladoEmpreendedor 26/02/2024 GABINETE DO PREFEITO Sala do Empreendedor está negociando dívidas do MEI com a União

Atenção, MEI! Se você recebeu uma carta da PGFN (Procuradoria Geral da Fazenda Nacional), notificando sobre Dívida Ativa da União, já é possível negociar sua dívida com até 70% de desconto, no parcelamento Regularize do Governo Federal. A Sala do Empreendedor de Matões do Norte está treinada para orientar e realizar sua negociação.

Fique atento ao prazo final para negociar: a data é somente até o dia 30 de abril!

A Sala do Empreendedor realiza atendimento gratuito ao Microempreendedor Individual, atuando para apoiar e melhorar o desenvolvimento dos pequenos negócios de nossa cidade, numa parceria ativa entre a Prefeitura de Matões do Norte e o Sebrae, com o apoio do prefeito Solimar Alves.

O espaço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h 1 das 14h às 18h, na avenida Dr. Antônio Sampaio, próximo à Praça de Alimentação. Aguardamos sua visita!

#Agenda 24/02/2024 GABINETE DO PREFEITO Prefeito Solimar acompanha sessão solene de abertura dos trabalhos da Câmara em 2024

Os trabalhos legislativos da Câmara Municipal de Matões do Norte de 2024 foram abertos na noite desta sexta-feira (23), em sessão solene conduzida pelo presidente da casa, o vereador Wallas Lisboa. A sessão contou com a presença do prefeito Solimar Alves, que acompanhou as atividades.

Na oportunidade, os vereadores reafirmaram seus compromissos com a população do município, buscando atender aos anseios das comunidades e encaminhá-los para a concretização através do Executivo. O prefeito Solimar também destacou o êxito da firme parceria entre a Gestão Municipal e o Poder Legislativo na melhoria da qualidade de vida de nossa gente.

Também estiveram na sessão solene da Câmara Municipal os vereadores Lan Eletricista, Alan de Coivaras, Eliane Leite, Putchuca, Joaquim da Agricultura e Sinhozinho; os secretários Jenilson Neves (Saúde) e Francinécia Viana (Assistência Social); além de coordenadores, servidores e a população em geral.

#Parceria 21/02/2024 GABINETE DO PREFEITO Tribunal de Justiça vai promover mutirão de conciliação em Matões do Norte

O município de matões do Norte vai receber, pela primeira vez, o programa Conciliação Itinerante - A Justiça próxima do Cidadão, uma iniciativa do Tribunal de Justiça do Maranhão que leva a estrutura de atendimento da Justiça a diversas partes do estado. A ação recebe o apoio da Prefeitura Municipal e do prefeito Solimar Alves.

A ideia do programa é aproximar o Poder Judiciário do cidadão, facilitando o acesso à Justiça e oferecendo Audiências de Conciliação para as situações de:

- Divórcio

- Reconhecimento e dissolução de união estável

- Pensão alimentícia e guarda dos filhos

- Reconhecimento espontâneo de paternidade e investigação de paternidade (com coleta de exame de DNA)

- Negociação de dívidas

- Conciliação Itinerante: a Justiça mais próxima do cidadão

28 de fevereiro, quarta-feira

Das 8h às 18h

Na Av. Dr. Antônio Sampaio, em frente ao Estádio Thiago Ferreira

Participe!

#DefesaCivil 21/02/2024 GABINETE DO PREFEITO Defesa Civil alerta para chuva severa em Matões do Norte

A Prefeitura Municipal de Matoes do Norte faz o alerta meteorológico para nosso município com base no Pluviômetro Municipal da Defesa Civil.

Nas últimas 24 horas choveu mais de 30 milímetros na cidade, podendo chegar a 100 milímetros nas próximas 48 horas, com risco de alagamentos, ventos intensos, risco de queda de galhos e corte de energia elétrica.

Por determinação do prefeito Solimar Alves, a Coordenação Municipal de Defesa Civil está a postos para qualquer emergência relacionada às chuvas. Acione pelo número (98) 99856-62482 (Whatsapp).

#IgualdadeRacial 16/02/2024 GABINETE DO PREFEITO Adesão de Matões do Norte ao SINAPIR é publicada no Diário Oficial da União

Matões do Norte está registrado nacionalmente entre os municípios que assumiram compromisso com as políticas de Igualdade Racial ingressando no Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial - SINAPIR.

A adesão oficial foi publicada nesta quarta-feira (14) no Diário Oficial da União, constando as assinaturas do prefeito Solimar Alves, da ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco e do coordenador municipal de Igualdade Racial, Charlom Alves.

A adesão ao SINAPIR garante o acesso do município a recursos do Governo Federal para ampliar a atuação da Prefeitura Municipal junto às comunidades e povoados de origem quilombola, implementando ações de enfrentamento ao racismo estrutural em nossa cidade, um compromisso assumido pelo Prefeito Solimar para melhorar a qualidade de vida de nossas comunidades.

#Cultura 07/02/2024 GABINETE DO PREFEITO Prefeito Solimar anuncia atrações do Carnaval 2024 em Matões do Norte

O prefeito Solimar Alves divulgou nesta quarta-feira (7) a programação do Carnaval 2024 no município de Matões do Norte. Confira:

ATRAÇÕES CONFIRMADAS
- Mateus Mohamed e banda
- Banda Federais do Forró
- Sandro Oliver e banda


O carnaval de Matões do Norte terá mais uma edição da Segunda-feira Folia, com trio elétrico, arrastão pelas ruas da cidade e shows na Praça de Eventos no município. A folia está marcada para a Segunda de Carnaval, 12 de fevereiro, a partir das 5 da tarde. O esquenta será com a banda Par Furado, que vai iniciar a folia com um repertório de marchinhas carnavalescas.

O prefeito aproveitou para convidar todos os blocos carnavalescos independentes para participarem do Arrastão da Folia, marcado para abrir o circuito oficial de festas. "Traga a família, traga os amigos, vem curtir essa folia carnavalesca em Matões do Norte", convidou o gestor.

Na oportunidade, o prefeito também anunciou a publicação do decreta que determina ponto facultativo na administração pública direta e indireta nos dias 12, 13 e 14 de fevereiro, com exceção dos serviços essenciais ligados a saúde, limpeza pública, defesa civil e Conselho Tutelar.

#IgualdadeRacial 06/02/2024 GABINETE DO PREFEITO Prefeitura e Governo do Maranhão reafirmam parceria para ações de Igualdade Racial no município

Em reunião realizada nesta segunda-feira (5) em São Luís, o coordenador municipal da Igualdade Racial, Charlom Alves, e o secretário estadual da Igualdade Racial, Gerson Pinheiro, definiram que vão manter a parceria já estabelecida entre o Estado e a Prefeitura nas ações e políticas voltadas para a Igualdade Racial.

Na ocasião, a coordenação municipal apresentou um relatório das atividades desempenhadas nos três anos da gestão Solimar Alves, dentre elas a criação do Conselho Municipal de Igualdade Racial, a adesão ao SINAPIR (Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial) e o ingresso no sistema estadual também. Os dois órgãos seguem alinhados e parceiros em seus respectivos planos de ação para 2024.

O secretário Gerson Pinheiro elogiou o empenho do prefeito Solimar em desenvolver políticas voltadas para as comunidades remanescentes de quilombos, além do apoio irrestrito que tem concedido ao desenvolvimento das atividades da Coordenação Municipal da Igualdade Racial.

Além de Gerson Pinheiro e Charlom Alves, participaram da reunião Mauro Marques, coordenador do programa Maranhão Quilombola; e Linda Maria, assessora técnica de Matões do Norte.

#Gestão 03/02/2024 GABINETE DO PREFEITO Prefeitura de Matões do Norte garante Auxílio Estudantil a servidores municipais

O prefeito Solimar Alves assinou decreto que institui o Auxílio Estudantil para servidores públicos de Matões do Norte que buscam qualificação em cursos de graduação em instituições de ensino superior reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC).


A iniciativa é para fortalecer a capacitação profissional de nossos servidores municipais através de cursos que tenham afinidade com o serviço público desenvolvido pelo beneficiado.


- As inscrições serão feitas de forma presencial:

De 05 a 09 de fevereiro

Das 8h às 12h e das 14h às 18h

Setor de RH na sede da Prefeitura Municipal

Documentos necessários:

- RG ou CNH

- Portaria de nomeação ou declaração de vínculo com o município

- Certificado de conclusão do Ensino Médio

- Comprovante de matrícula no curso de graduação para o qual solicita o benefício.

? As vagas são limitadas!

Acesse o edital completo no Diário Oficial de 02/02/2024 no site da Prefeitura pelo link: https://www.matoesdonorte.ma.gov.br/diariooficial.php?id=1046


É a Prefeitura de Matões do Norte trabalhando para melhorar a vida de nossa população!

#Educação 02/02/2024 GABINETE DO PREFEITO Prefeitura de Matões do Norte dá posse a gestores escolares para biênio 2024-2025

A Prefeitura Municipal de Matões do Norte, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Semecel), realizou a cerimônia de posse dos novos Gestores Escolares para biênio 2024-2025, ação que recebeu apoio e incentivo do prefeito Solimar Alves.

A solenidade, ocorrida nesta quinta-feira (1º) no plenário da Câmara Municipal de Vereadores, contou com a presença do prefeito Solimar; do secretário de Educação, Domingos Casa Nova; do presidente da Câmara, Wallas Lisboa; da equipe técnica da Semecel; além de servidores, familiares dos gestores e da comunidade geral.

Essa foi a primeira vez que os diretores das unidades escolares foram escolhidos por meio de seletivo oficial, em cumprimento ao Plano Municipal de Educação e à lei municipal nº 220/2022.

A solenidade foi marcada por muita alegria e gratidão pelas conquistas alcançadas e desafios superados pela Educação, além do entusiasmo para o desenvolvimento dos trabalhos do ano letivo, que serão iniciados neste mês de fevereiro.

#Parceria 30/01/2024 GABINETE DO PREFEITO Prefeitura de Matões do Norte dobra valor do capital de beneficiárias do programa Minha Renda

O prefeito Solimar Alves determinou a complementação da bolsa incentivo do programa Minha Renda em Matões do Norte. A decisão foi anunciada nesta terça-feira (30) durante a solenidade de entrega dos carrinhos do programa, realizada na cidade de Itapecuru-Mirim, reunindo representantes do Governo do Maranhão e de 14 municípios da regional.

O Minha Renda é uma iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado, que contou com a parceria da Prefeitura de Matões do Norte para benefício de nossa comunidade. Três empreendedoras foram sorteadas em nosso município.

Além da doação do equipamento, o programa concede a bolsa incentivo de R$ 500 para as sorteadas, valor que chegará a R$ 1 mil em Matões do Norte após a determinação do gestor municipal em dobrar o auxílio. O valor deve ser revertido em compra de insumos e mercadorias para vendas com o carrinho.

Estiveram na solenidade o secretário de Desenvolvimento Social do Maranhão, Paulo Casé Fernandes e sua secretária adjunta, Gardênia Saboia; o presidente da Câmara Municipal, Wallas Lisboa; a secretária de Assistência Social, Criança e Adolescente de Matões do Norte, Francinécia Viana; o coordenador municipal do Cadastro Único, Iarlison Aires; a coordenadora do CRAS de Matões do Norte, Ivanilde Diniz; e o coordenador municipal de Defesa Civil, Erick Diniz; além das três sorteadas nortematoenses, as empreendedoras Elza Correa, Ivanilde Silva e Elizabeth Machado.

#Desenvolvimento 18/01/2024 GABINETE DO PREFEITO Sala do Empreendedor de Matões do Norte: já conhece os serviços?

Você já conhece a Sala do Empreendedor e o que ela pode fazer por você?

- Se você tem um pequeno negócio e pensa em melhorar ou ampliar as atividades
-
Se você tem um pequeno negócio informal e quer os benefícios do INSS
-
Se você já é MEI e precisa emitir o DAS-MEI
-
Se você precisa de cursos de capacitação para melhorar seu negócio
-
Se você precisa de orientações e informações para ser um empreendedor e abrir seu próprio negócio

A Sala do Empreendedor pode fazer tudo isso e muito mais por você! E o melhor: os serviços são gratuitos e feitos para melhorar a economia de nosso município.

O espaço é fruto da parceria entre a Prefeitura de Matões do Norte e o Sebrae e está disponível para orientar os negócios do campo ou da cidade, num esforço do prefeito Solimar Alves em promover o desenvolvimento de nossa gente.

Venha conhecer! A Sala do Empreendedor está aberta de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h, na Avenida Dr. Antônio Sampaio, próximo à Praça de Alimentação.


É a Prefeitura de Matões do Norte trabalhando para melhorar a vida de nossa população!

#Educação 15/01/2024 GABINETE DO PREFEITO Estudantes de Matões do Norte participam do Torneio Sesi de Robótica

Uma equipe com seis estudantes nortematoenses representaram o município no Torneio Sesi de Robótica, realizado neste fim de semana no Centro de Convenções de São Luís. A equipe foi capacitada pelo projeto do SESI-MA "Prototipando Sonhos", em parceria firmada entre a entidade e a Prefeitura de Matões do Norte, por meio da Semed, e o apoio do prefeito Solimar Alves.

A parceria incentivou o aprendizado e a inovação em crianças e adolescentes das escolas da rede municipal de ensino e mais 41 escolas públicas de todo o Maranhão, com o objetivo de capacitar jovens a se tornarem construtores de soluções para a sociedade.

Nossa equipe foi acompanhada por Thyago Veras, técnico da Semed que esteve à frente do projeto em Matões do Norte. De acordo com ele, a experiência dos estudantes nortematoenses amplia o interesse deles em manter-se no processo de aprendizagem, familiarização e descoberta da inovação como fonte de mudança para suas vidas e de nossa comunidade.

#DefesaCivil 12/01/2024 GABINETE DO PREFEITO Prefeitura de Matões do Norte entrega cestas básicas e kits de inverno nos povoados Pacas e Boqueirão

Nesta sexta-feira (12), a Prefeitura de Matões do Norte fez a entrega de materiais de ajuda humanitária a famílias dos povoados Pacas e Boqueirão. A ação foi conduzida pela Coordenação de Defesa Civil e pela Secretaria Municipal de Assistência Social, beneficiando 70 famílias previamente cadastradas e acompanhadas pela gestão Solimar Alves por morarem em áreas atingidas pelas cheias do rio Mearim.

O material de ajuda humanitária inclui cestas básicas, kit dormitório (composto por colchão, travesseiro e roupa de cama), kit limpeza (com vassoura, rodo, pano de chão, água sanitária, detergente, álcool e desinfetante) e kit higiene pessoal (com creme dental, escova de dente, sabonete, absorvente feminino, toalha de banho e papel higiênico).

Acompanharam a ação a secretária de Assistência Social, Francinécia Viana, e o coordenador municipal de Defesa Civil, Erick Diniz.

#Infraestrutura 11/01/2024 GABINETE DO PREFEITO Implantação da iluminação pública chega aos bairros Novo Tempo I e II

Os bairros Novo Tempo I e II já começaram a receber os primeiros postes das obras de implantação da iluminação pública, dando continuidade ao trabalho iniciado pela Prefeitura de Matões do Norte no povoado Santo Antônio, ainda no ano passado.

De acordo com o prefeito Solimar Alves, a iluminação pública leva mais segurança aos moradores destas comunidades, promovendo uma vida noturna segura e atraente, contribuindo também para a redução da criminalidade.

É a Prefeitura de Matões do Norte trabalhando para melhorar a vida da nossa população!

#AssistênciaSocial 10/01/2024 GABINETE DO PREFEITO Novas Conselheiras Tutelares são empossadas em Matões do Norte

Tomaram posse nesta quarta-feira (10) as cinco conselheiras tutelares eleitas para o mandato no período de 2024 a 2027 em Matões do Norte. A cerimônia de posse foi conduzida pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), contando com a presença do prefeito Solimar Alves, que reafirmou o compromisso da gestão municipal com esta política pública.

O conselheiro tutelar é um integrante da sociedade civil eleito pelo voto da população. Ele atua na prevenção às violações dos direitos das crianças e adolescentes, assim como na manutenção desses direitos.

- Foram empossadas as conselheiras:
Francinete Licá
Eliane dos Santos
Carliete Leitão
Denise Raquel Neves
Luzia Coelho

Também participaram da solenidade o presidente do CDMCA, Jean Miranda; o presidente da Câmara de Vereadores, Wallas Lisboa; a vereadora Eliane Leite; os secretários municipais Francinécia Viana (Assistência Social), Domingos Casa Nova (Educação), Jenilson Neves (Saúde), Felipe Emanuel (Infraestrutura) e Manoel Póvoas (Agricultura); além da comunidade em geral.

#ConselhoTutelar 08/01/2024 GABINETE DO PREFEITO CMDCA e Prefeitura Municipal convidam para posse dos novos conselheiros tutelares de Matões do Norte

Convidamos toda a comunidade a participar da Solenidade de Posse dos Novos Conselheiros Tutelares de Matões do Norte, que acontecerá no dia 10 de janeiro, quarta-feira, às 8 horas, na Câmara Municipal de Vereadores.

A solenidade marca um importante momento na defesa dos direitos das crianças e adolescentes de nosso município, no compromisso da gestão Solimar Alves com o fortalecimento e promoção do bem-estar desta população.

Em nome da Prefeitura Municipal de Matões do Norte, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), contamos com a participação de toda a comunidade nortematoense.

#Educação 29/12/2023 GABINETE DO PREFEITO Prefeitura e Semed promovem festa de fim de ano para os professores

Os professores da rede municipal de ensino de Matões do Norte foram recebidos nesta quinta-feira (28) pelo prefeito Solimar Alves, pelo presidente da Câmara, Wallas Lisboa e pelo secretário de Educação, Domingos Casa Nova, para a grande Festa dos Professores 2023, um momento de gratidão e homenagens a estes profissionais que conduzem a formação dos estudantes de nosso município.

A festa foi realizada no Centro Cultural de Múltiplo Uso e contou com sorteio de prêmios como notebook, geladeira, Smart TV, bicicleta e tablets, além de atrações musicais que animaram a plateia.

A Prefeitura de Matões do Norte e toda a equipe da Semed agradecem os esforços e a dedicação de cada profissional da Educação e reverencia os resultados alcançados por alunos e professores ao longo de 2023. Gratidão a todos vocês!

#Infraestrutura 28/12/2023 GABINETE DO PREFEITO Iniciada implantação de iluminação pública no povoado Santo Antônio e nos bairros Novo Tempo I e II

O prefeito Solimar Alves esteve acompanhando nesta quinta-feira (28), o início dos trabalhos da implantação da iluminação pública no povoado Santo Antônio, levando mais segurança e qualidade de vida aos seus moradores. Ele estava acompanhado do secretário de Infraestrutura, Felipe Emanuel.

Os trabalhos também serão estendidos aos bairros Novo Tempo I e II, visando promover uma vida noturna mais segura e atraente para moradores e visitantes, além de contribuir para a redução da criminalidade.

É a Prefeitura de Matões do Norte trabalhando para melhorar a vida da nossa população!

#Gestão 28/12/2023 GABINETE DO PREFEITO Prefeito Solimar decreta recesso de fim de ano em Matões do Norte

O Prefeito Solimar Alves decreta recesso de fim de ano nas atividades da Administração Municipal de Matões do Norte no período de 29 de dezembro de 2023 a 08 de janeiro de 2024, conforme decreto nº 070/2023, disponível para consulta no site da Prefeitura Municipal.

Também determina que os serviços essenciais relativos a saúde, segurança, coleta de lixo, Defesa Civil e Conselho Tutelar continuarão operando normalmente durante o recesso.

#AssistênciaSocial 12/12/2023 GABINETE DO PREFEITO Três nortematoenses são sorteadas pelo programa Minha Renda do Governo do Maranhão

Segue aqui a lista das moradoras de Matões do Norte sorteadas pelo Programa Minha Renda - 1ª etapa, uma parceria com o Governo do Estado do Maranhão para incentivar o empreendedorismo em nosso município.

- Ivanilde Silva

- Maria Elizabeth Machado Barros

- Elsa Carneiro Correa


O Minha Renda desenvolve ações de inclusão socioprodutiva e econômica em todo o Maranhão, com a distribuição de carrinhos para comércio de mercadorias. Ele é voltado para trabalhadores informais que vendem bebidas, peixe, coco, sorvete e picolé, entre outros. Além do equipamento, os beneficiários receberão uma bolsa de incentivo no valor de R$ 500,00 para auxiliar no início das atividades.

A gestão Solimar Alves, através das secretarias de Assistência Social e de Agricultura e Desenvolvimento Econômico, agradece o apoio do Governo do Maranhão pela iniciativa, e em nome de cada cidadã sorteada, manifestamos nossa gratidão.

#Cultura 07/12/2023 GABINETE DO PREFEITO Prefeitura convida para o Brilha Matões do Norte

Venha acender as luzes de Natal junto com o prefeito Solimar Alves e toda a equipe da gestão municipal para fazer Matões do Norte brilhar ainda mais neste fim de ano!

*Brilha Matões do Norte*

Sexta, 8 de dezembro

A partir das 17h30

Ao lado do Eco Park

Vai ter tocata natalina com a Banda Musical de Matões do Norte, queima de fogos e outras atrações. Traga sua família e participe deste momento especial para nossa cidade!

#Educação 07/12/2023 GABINETE DO PREFEITO Aula da Saudade inicia festividades de mais uma turma ABC de Matões do Norte

Os alunos da Educação Infantil da rede municipal de ensino de Matões do Norte começaram a fechar o ciclo inicial de sua vida escolar esta semana com a Aula da Saudade, que marcou a despedida das atividades no Jardim de Infância Euclides Dutra Aragão e no Jardim de Infância Pequeno Príncipe. Para isso, alunos, familiares, professores, técnicos, supervisores e coordenadores da Educação se reuniram em cerimônia festiva nesta terça-feira (05).


Acompanharam a Aula da Saudade da Educação Infantil de Matões do Norte: o secretário de Educação Domingos Casa Nova, representando o prefeito Solimar Alves; o coordenador de Educação Infantil, Isael Barbosa; e as gestoras Nelcinede Barbosa e Raimunda Laélia Pinheiro.

Este ano, a formatura do ABC de Matões do Norte acontecerá em três polos distintos: em Pedras, na sede do município e em Coivaras, com cerimônias marcadadas para os dias 13,14 e 22 deste mês.

#Educação 06/12/2023 GABINETE DO PREFEITO Centro Tecnológico abre inscrições para cursos de informática

O Centro Tecnológico de Matões do Norte abre inscrições para cursos gratuitos de informática que ajudarão a efetivar a inclusão digital de nosso município, como determinou o prefeito Solimar Alves. Fique atento aos prazos:

- De 6 a 15 de dezembro

- Das 8h às 12h e das 14h às 18h

- No Centro Tecnológico

- Para Alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental

- Levar RG, Comprovante de residência e CPF do responsável pelo aluno + declaração escolar emitida pela escola onde o aluno está matriculado

Outras informações pelo número (98) 98419-8672 ??

É a Prefeitura de Matões do Norte trabalhando para melhorar a vida de nossa população!

#IgualdadeRacial 06/12/2023 GABINETE DO PREFEITO Prefeitura e Ministério da Igualdade Racial anunciam adesão do município ao SINAPIR

Durante o evento alusivo ao Dia da Consciência Negra, realizado nesta quinta-feira (30) em Matões do Norte, a Prefeitura Municipal e o Ministério da Igualdade Racial anunciaram a adesão oficial do município ao SINAPIR - Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial.

A diretora da Articulação Interfederativa do Ministério da Igualdade Racial, Isadora Bispo, encaminhou mensagem ao município de Matões do Norte e ao prefeito Solimar Alves parabenizando pela decisão de transformar esta pauta num tema a ser trabalhado por toda a gestão.

É importante destacar que a adesão ao SINAPIR garante o acesso do município a recursos do Governo Federal para ampliar a atuação da Prefeitura Municipal junto às comunidades e povoados de origem quilombola.

O encontro

O evento alusivo ao Dia da Consciência Negra em Matões do Norte foi realizado na Câmara Municipal de Vereadores, para refletir e discutir meios que garantam a igualdade de direitos entre todos em nosso município, independentemente da cor. As atividades foram uma realização da Prefeitura Municipal com o apoio do prefeito Solimar Alves.

A ação trouxe uma apresentação especial dos alunos da Escola Municipal Alteredo Barbosa, com elementos que reforçam a presença e o legado da comunidade afrodescendente no país e em nosso município através do Desfile da Beleza Negra e de uma Roda de Capoeira. A Banda Fanfarra da Escola Municipal Julia Fonseca também deu sua contribuição ao encontro.

Participaram do evento o vereador e presidente da Câmara Municipal de Matões do Norte, Wallas Lisboa, representando o prefeito Solimar; o coordenador de Igualdade Racial do município, Charlom Alves; os vereadores Eliane Leite, Adriana Souza, Lan Eletricista e Putchuca; o secretário municipal de Educação, Domingos Casa Nova; a secretária municipal de Assistência Social, Francinécia Viana; a assistente social Jaquelma Dantas, representando a Defensoria Pública Regional em Cantanhede; a assessora técnica Linda Maria, conselheiros e suplentes do Conselho Municipal da Igualdade Racial, além de servidores do município e a comunidade em geral

#Saúde 05/12/2023 GABINETE DO PREFEITO Prefeitura inicia campanha Dezembro Vermelho em Matões do Norte

O Dezembro Vermelho traz a campanha de conscientização para o tratamento precoce da síndrome da imunodeficiência adquirida-AIDS e de outras infecções sexualmente transmissíveis. O mês foi escolhido pelo Ministério da Saúde em razão do Dia Mundial de Combate à AIDS, que é celebrado em 1º de dezembro. A campanha também foca na necessidade de desmistificar os preconceitos e o estigma social em relação ao HIV.

Em Matões do Norte, as Unidades Básicas de Saúde estão realizando testagem rápida durante todo o mês, só precisa se dirigir à UBS mais próxima de sua casa.

O PSE - Programa Saúde na Escola também vai levar palestras educativas a duas escolas do município, de olho na faixa etária dos estudantes entre 12 e 17 anos.

- PSE - Dezembro Vermelho

Com palestra e testes rápidos

12/12 - E.M. São Francisco

13/12 - C.E.M. Domingas Antônia Maciel

Se informar também é prevenção e a Prefeitura de Matões do Norte apoia essa causa. Participe!

#Infraestrutura 02/12/2023 GABINETE DO PREFEITO Prefeito Solimar recebe Hildo Rocha, secretário executivo do Ministério das Cidades

O secretário executivo do Ministério das Cidades, Hildo Rocha, esteve com o prefeito Solimar Alves neste sábado (02) em Matões do Norte, onde visitou algumas comunidades beneficiadas com as obras de revitalização de estradas vicinais do município. As obras são fruto de convênio da Prefeitura Municipal com o Governo Federal, por meio do Ministério das Cidades.

A comitiva esteve nas comunidades de Marajá, Lago do Coco, Pacas, Coivaras, Santo Antônio e Novo Tempo, todas elas favorecidas pela obra, que já teve concluída a sua primeira fase. Na próxima fase, que já foi iniciada, estão sendo implantados bueiros nos pontos mais vulneráveis a alagamentos durante o período de chuvas.

Participaram da comitiva de recepção ao representante do Governo Federal, junto com o prefeito Solimar, o presidente da Câmara Municipal, vereador Wallas Lisba; os vereadores Eliane Leite e Gessivaldo; os secretários municipais Felipe Emanuel (Infraestrutura), Domingos Casa Nova (Educação), Jenilson Neves (Saúde) e Francinécia Viana (Assistência Social); Luza Paiva e outras lideranças do município; além de apoiadores da gestão.

#Esporte 28/11/2023 GABINETE DO PREFEITO Seleção Sub-20 de Matões do Norte é campeã de futsal dos Jogos Abertos de São Mateus

Os atletas da seleção Sub-20 de Futsal de Matões do Norte trouxeram um título inédito para o município: o de campeão do JASM, os Jogos Abertos de São Mateus do Maranhão, realizado na cidade vizinha, no período de 16 a 25 de novembro.

A competição da modalidade Futsal foi realizada no sábado (25), onde todos os times competidores jogaram entre si, enfrentando adversários de vários municípios da região, dentre eles Bacabal, Santa Inês, Miranda do Norte, Alto Alegre, Codó e a cidade-anfitriã, São Mateus. A seleção nortematoense conseguiu a classificação para a final após duas partidas de placares expressivos, chegando a marcar 7 x 1 na primeira e 8 x 2 na segunda.

Esta foi a primeira participação de nosso município no JASM, mas já trazendo uma conquista significativa que evidenciou a competência da equipe técnica do time, comandada pelo Departamento Municipal de Esporte de Matões do Norte e pela Coordenadoria de Educação Física da Semed, com os educadores Kleyton Serra e Fábio Cabral. Parabenizamos a todos os envolvidos!

#IgualdadeRacial 27/11/2023 GABINETE DO PREFEITO Novo Defensor Público da comarca destaca ações de promoção da Igualdade Racial em Matões do Norte

O coordenador municipal de Promoção da Igualdade Racial de Matões do Norte e membros do Conselho Municipal de Igualdade Racial foram recebidos por Thiago Santana, novo defensor público da comarca de Cantanhede, em reunião realizada no dia 14 de novembro. Na pauta, foram apresentadas as diversas ações realizadas pela Prefeitura Municipal junto às comunidades quilombolas do município.

Dentre as atividades apresentadas estão as diversas obras de infraestrutura que melhoraram o acesso a água, a mobilidade entre as comunidades e o acesso a saúde, com a entrega da Unidade Básica do Ponto Certo, além da realização de uma edição da Prefeitura Itinerante em Ação no povoado Santo Antônio. Também foi apresentada a programação planejada para o Mês da Consciência Negra, que está em curso no município até o dia 30 de novembro, recebendo amplo apoio de toda a gestão Solimar Alves por meio das secretarias parceiras da ação.

O defensor público destacou a importância das ações realizadas e parabenizou a decisão do prefeito Solimar em apoiar e incentivar o trabalho da Coordenação de Igualdade Racial em Matões do Norte. Estiveram presentes à reunião o coordenador de Igualdade Racial, Charlom Alves; o chefe de gabinete da Prefeitura, Jean Miranda; a assessora técnica Linda Maria; e a assistente social da Defensoria Pública, Jaquelma Dantas.

#Gestão 24/11/2023 GABINETE DO PREFEITO Prefeito Solimar e comitiva de Matões do Norte presentes na Caravana Federativa Maranhão

O município de Matões do Norte participou da 5ª edição da Caravana Federativa, iniciativa do Governo Federal que tem levado a estrutura dos ministérios e outros órgãos federais aos estados, com a finalidade de aproximar e fortalecer as relações com os municípios do país. Aqui no Maranhão, a força tarefa foi realizada nos dias 23 e 24 de novembro, com a articulação da Famem - Federação dos Municípios do Estado e do Governo do Maranhão

O prefeito Solimar Alves esteve presente nas atividades da Caravana Federativa, acompanhado de ampla comitiva formada por Wallas Lisboa, presidente da Câmara de Vereadores; Diego Araújo, secretário municipal de Articulação Política; e pelos assessores técnicos Jeosafá Oliveira e Alan Vieira.

No segundo dia de atividades, o secretariado municipal também esteve presente, tendo acesso facilitado às equipes técnicas de 33 ministérios do Governo Lula, onde puderam receber orientação e assistência para elaboração de projetos, obtenção de recursos para o município e solução de questões processuais que já tramitam em Brasília.

Estiveram na ativa os secretários Domingos Casa Nova (Educação), Francinécia Viana (Assistência Social), Jenilson Neves (Saúde), Manoel Póvoas (Agricultura), o chefe de gabinete municipal, Jean Miranda e o coordenador municipal de Promoção da Igualdade Racial, Charlom Alves.

#IgualdadeRacial 22/11/2023 GABINETE DO PREFEITO Ações do Mês da Consciência Negra foram iniciadas em Matões do Norte

As atividades alusivas ao Dia da Consciência Negra em Matões do Norte tiveram início na quinta-feira (16) e devem se estender até o dia 30, com ações nas escolas do município, um evento aberto à comunidade e uma capacitação técnica voltada aos membros do Conselho Municipal de Igualdade Racial. A iniciativa é da Prefeitura Municipal por meio da Coordenação de Promoção da Igualdade Racial, com amplo apoio das demais secretarias.

Os alunos das escolas Domingas Maciel, no povoado Curva; Júlia Fonseca e Alteredo Barbosa, na sede, já receberam a programação, o que incluiu palestras orientativas sobre a necessidade de discutir a contribuição histórica da comunidade negra na construção de nosso país, nosso estado e nosso município. Além de empreender uma reflexão sobre a desigualdade de oportunidades enfrentada pela população negra e sobre a permanente luta contra o racismo na sociedade brasileira.

A comitiva das ações incluem o coordenador municipal de Promoção da Igualdade Racial, Charlom Alves; a vereadora Eliane Leite, que tem conduzido as palestras nas escolas; o presidente da Câmara de Matões do Norte, vereador Wallas Lisboa; o secretário municipal de Educação, Domingos Casa Nova; o chefe de gabinete Jean Miranda; o membro do Conselho da Igualdade Racial, Roberto Cabral; bem como as equipes técnicas das escolas.

#Parceria 22/11/2023 GABINETE DO PREFEITO Prefeito Solimar comanda reunião para avanço da regularização fundiária em Matões do Norte

Em reunião realizada na manhã desta quarta-feira (22), o prefeito Solimar Alves esteve com a tabeliã Antônia de Lima, do cartório de Matões do Norte, e com Larissy Uchoa, assessora técnica do Iterma - Instituto de Colonização e Terras do Maranhão, para tratar do programa de regularização fundiária implementado pelo município.

Dentre os encaminhamentos da reunião, ficou definido que a Prefeitura Municipal e o Cartório deverão firmar um Termo de Cooperação Técnica para a expedição dos títulos de propriedade que serão entregues às localidades beneficiadas com o programa.

Acompanharam a reunião desta manhã o assessor da Secretaria Municipal de Administração e Finanças, Jeosafá Oliveira; e os técnicos da Secretaria Municipal de Infraestrutura, Jamilson Passos e José João Rabelo.

#Esporte 21/11/2023 GABINETE DO PREFEITO Projeto Guerreiro Matoense garante 3 vitórias no 5º Combate Kids de Sâo José de Ribamar

Matões do Norte se destacou mais uma vez em eventos esportivos do estado. No último dia 28, quatro atletas trouxeram três vitórias e um vice-campeonato pela 5a Copa Combate Kids de São José de Ribamar. Foram eles: Jonas Levy Cabral, Rodrigo Henryck Lima dos Santos, Italo Alves da Silva e Aldo Teixeira Pereira.

- Jonas Levy, o Jonas Donatello, superou o oponente Lucas Pitbull (de São José de Ribamar) por nocaute técnico ainda no 2º round.

- Rodrigo Henryck, o Henryck Strike, venceu o adversário Vinícius Jackie Chan por decisão dos juízes

- Italo Alves ficou na segunda colocação de seu desafio

- Na principal luta da noite, Aldo o Estranho foi campeão por decisão unânime do júri após derrotar o atleta Júnior (de São José de Ribamar), trazendo o cinturão da modalidade K1 na categoria até 66kg para Matões do Norte

Os quatro atletas integram o projeto Guerreiro Matoense, desenvolvido pela Academia Othon Top Team em parceria com a Prefeitura de Matões do Norte e o apoio do prefeito Solimar Alves.

#Agricultura 17/11/2023 GABINETE DO PREFEITO CAF passa a ser emitido pela Secretaria Municipal de Agricultura em Matões do Norte

A Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Econômico (Semadese) está autorizada a emitir o CAF em Matões do Norte a partir desta semana. Um esforço da Prefeitura Municipal para facilitar a vida produtiva dos pequenos produtores da Agricultura Familiar de nosso município.

O CAF - Cadastro Nacional da Agricultura Familiar é o documento que dá acesso de agricultores e empreendedores familiares rurais às políticas públicas direcionadas ao fortalecimento da agricultura familiar.

- Ele está substituindo a DAP - Declaração de Aptidão ao Pronaf

- Benefícios garantidos pelo CAF: Pronaf - Assistência Técnica e Extensão Rural - Garantia Safra - acesso ao PNAE

* Documentos necessários:

RG e CPF

CAR (Cadastro Ambiental Rural) ou coordenadas geográficas

Inscrição na Secretaria Municipal de Agricultura

Das 8h às 12h e das 14h às 18h

Mais uma realização da Prefeitura Municipal de Matões do Norte, gestão Solimar Alves: compromisso e trabalho.

#IgualdadeRacial 16/11/2023 GABINETE DO PREFEITO Prefeitura promove Mês da Consciência Negra em Matões do Norte

A Prefeitura de Matões do Norte, por meio da Coordenação Municipal de Promoção da Igualdade Racial, está promovendo uma ampla programação em alusão ao Mês da Consciência Negra, celebrado no dia 20 de novembro.

A data resgata o dia da morte do líder quilombola Zumbi dos Palmares e propõe uma reflexão sobre a participação negra na história do país.

A programação do mês da Consciência Negra em Matões do Norte traz ações previstas em nossas escolas e também voltadas para toda a comunidade, com palestras e outras atividades. Acompanhe:

*Mês da Consciência Negra: Cores diferentes, Direitos iguais

- De 16 a 30 de novembro

Palestras nas Escolas

Tema: Cores diferentes, direitos iguais

- Escola Domingas Antônia Maciel (povoado Curva do Didi)

Turnos: vespertino e noite

Dia 16 de novembro

- Escola Júlia Fonseca Barbosa (sede)

Turnos: matutino e vespertino

Dia 17 de novembro

- Escola Alteredo Barbosa (sede)

Turno: matutino

Dia 20 de novembro

- Turma EJA da Escola Alteredo Barbosa (sede)

Turno: noite

Dia 20 de novembro

- Centro de Ensino Médio Profº Antenor Bogéa (sede)

Turnos: tarde e noite

Dia 27 de novembro

Capacitação do Conselho Municipal de Igualdade Racial

30 de novembro, às 14h

Encontro Mês da Consciência Negra, com a secretária adjunta de estado da Igualdade Racial, Socorro Gutterres

30 de novembro, às 8h30

Participe e apoie esta iniciativa que busca promover a Consciência Negra em nosso município!

#AssistênciaSocial 14/11/2023 GABINETE DO PREFEITO Inscrições para o programa Minha Renda estão abertas até sexta-feira

O Programa Minha Renda chegou e as inscrições já estão abertas ??

São 3 mil equipamentos para os selecionados + capacitação, com vagas reservadas para pessoas com deficiência e mulheres vítimas de violência doméstica.

- Lembrando que para se inscrever é necessário estar cadastrado no CadÚnico. Mas corre porque as inscrições se encerram nesta sexta-feira

Inscreva-se pelo link: https://inscricaominharenda.sedes.ma.gov.br/

A Secretaria Municipal de Assistência Social é parceira desta ação em Matões do Norte. Para qualquer dúvida durante a inscrição on-line, procure a Secretaria no horário das 8h às 12h e das 14h às 18h.

#Cultura 06/11/2023 GABINETE DO PREFEITO Prefeitura divulga programação para celebrar 29 anos de Matões do Norte

A Prefeitura Municipal de Matões do Norte preparou uma programação especial para comemorar os 29 anos de emancipação política do município, contando com a presença de diversos artistas, atividades ao ar livre e uma maratona de inaugurações de obras públicas que buscam melhorar a qualidade de vida da população local.

Para Solimar Alves, a data precisa ser celebrada porque o município conseguiu construir uma história que dá orgulho à sua população. "Será um grande prazer ofertar uma programação tão rica para nossa comunidade, por ser um momento de festa, mas principalmente de gratidão a esse povo que conta com a nossa gestão para fazer o município crescer cada vez mais", enfatiza o gestor.

Inaugurações - O esforço de uma gestão empenhada conseguiu programar a inauguração de diversas obras e benefícios para o município. Os jovens e adolescentes contarão com um Centro Tecnológico que poderá qualificar profissionalmente este público. Os proprietários de pequenos negócios do município receberão a Sala do Empreendedor atrelada à ação do Sebrae para orientá-los. O Conselho Tutelar foi reformado e revitalizado, recebendo támbém um carro e uma moto para atender às demandas da população.

A área cultural da cidade também está sendo revigorada, com a entrega do Centro Cultural, que vai abrigar eventos de pequeno porte; o Eco Park da cidade, feito de pneus reaproveitados, também foi revitalizado e recebeu novos brinquedos. Já a Casa da Cultura, que abriga a Coordenação de Juventude, Cultura, Esporte e Lazer, foi reformada e ampliada para que abrigasse a Escola Municipal de Música e os ensaios da Banda Musical de Matões do Norte.

Shows - As festas planejadas para a Semana de Aniversário também buscam contemplar todos os públicos. A programação inclui show católico e show gospel, com noites de missa e louvor. A comunidade também poderá contar com um time de atrações com a cantora Ângela Magalhães, a banda Cavaleiros do Forró e o encerramento com Henry Freitas. Acompanhe a programação completa:

Dia 9/11 - Missa em Ação de Graças e show com a cantora Karine Nascimento e banda, a partir das 19h30 na Praça de Eventos.

Dia 10/11 - Cerimônia de Aniversário - às 8h, em frente a prefeitura. Com hasteamento das bandeiras e corte do bolo de aniversário.

Inaugurações e entregas, a partir das 9h da manhã

- Centro Tecnológico

- Sala do Empreendedor

- Conselho Tutelar

- Eco Park

- Centro Cultural

- Casa da Cultural

- Escola de Música

- Banda Musical de Matões do Norte

Final do Campeonato Municipal de Futebol Feminino, às 16h no Estádio Thiago Ferreira

Culto em Ação de Graças e Noite de Louvor na Praça de Eventos, às 19h30

Dia 11/11 - Final do Campeonato Municipal de Futebol Masculino, às 16h no Estádio Thiago Ferreira

Noite de Shows na Praça de Eventos

- Angela Magalhães às 21h

- Cavaleiros do Forró às 23h

- Henry Freitas às 01h

#Cultura 01/11/2023 GABINETE DO PREFEITO Prefeito Solimar e PM definem ações de segurança pública para aniversário de Matões do Norte

Em reunião realizada nesta quarta-feira (1º), o prefeito Solimar Alves, a comissão organizadora das comemorações dos 29 anos de Matões do Norte e a Polícia Militar alinharam as principais providências relativas à segurança do público esperado para a programação de shows e eventos do aniversário da cidade, que acontecerá no período de 09 a 11 de novembro.

Estiveram na reunião o tenente PM Alex Costa; o subtenente PM Ismael de Jesus; o coordenador municipal de Cultural, Ronielson Portela; o coordenador municipal de Defesa Civil, Erick Diniz; o empresário Gustavo Oliveira e o coordenador de Comunicação, Alan Vieira. Eles trataram do plano operacional para os três dias de atividades na Praça de Eventos do município.

Matões do Norte completará seus 29 anos no dia 10 de novembro e contará com ampla programação para a celebração da data, com eventos voltados para os católicos, para o público evangélico e mais uma noite de shows com grandes atrações. Acompanhe as notícias sobre os festejos pelas nossas redes sociais.

#Parceria 31/10/2023 GABINETE DO PREFEITO Prefeito Solimar acompanha inauguração do novo prédio da Promotoria de Justiça de Cantanhede

O Ministério Público do Maranhão inaugurou, na manhã desta terça-feira (31), a nova sede das Promotorias de Justiça de Cantanhede, garantindo um atendimento de maior qualidade à comarca formada pelos municípios de Cantanhede, Matões do Norte e Pirapemas.

O prefeito Solimar Alves acompanhou a solenidade de inauguração ao lado do procurador-geral de Justiça, Eduardo Nicolau; do titular da Promotoria de Justiça de Cantanhede, Márcio Antônio Alves de Oliveira; do prefeito de Cantanhede, José Martinho; do prefeito de Pirapemas, Fernando Cutrim; do defensor público Tiago Santana; do delegado de Miranda do Norte, George Nascimento; e outras autoridades do Judiciário.

Acompanhando o prefeito Solimar estavam o presidente da Câmara de Matões do Norte, Wallas Lisboa; a secretária de Assistência Social, Francinécia Viana; o secretário de Educação, Domingos Casa Nova, o secretário de Saúde, Jenilson Neves; o coordenador de Promoção da Igualdade Racial, Charlom Alves; e as conselheiras tutelares Suelene Mendes e Rosimeire Silva.

#Cultura 31/10/2023 GABINETE DO PREFEITO Comemorações dos 29 anos de Matões do Norte começam com Trilhão Off Road

Está chegando a melhor época do ano em nosso município, as comemorações do aniversário de nossa querida cidade. São 29 anos de história e a nossa festa começa com o tradicional Trilhão Off Road Matoes do Norte, no dia 05 de novembro, domingo. Acompanhe a programação:

- 8h da manhã: Concentração na Quadra Benedito Dutra
- 9h da manhã: Saída para trilha

- 14h - Retorno da trilha com encerramento no Balenário Pôr do Sol com grande show

* Pegada Vip

* Roberto Cabral

* Miguel do Piseiro

* Silvino dos Teclados

* Paredão F 250 Big Sound

Matões do Norte - 29 anos: uma história que nos enche de orgulho

#Parceria 30/10/2023 GABINETE DO PREFEITO Prefeito Solimar participa de entrega do programa Computadores para Inclusão do Ministério das Comunicações

Realizada em São Luís na tarde desta segunda-feira (30), a solenidade de entrega do programa ‘Computadores para inclusão' destinou 20 máquinas para nosso município.

O programa é desenvolvido pelo Ministério das Comunicações e prevê o fortalecimento da inclusão digital nos municípios brasileiros, incluindo também Matões do Norte. A ação é fruto da parceria da Prefeitura Municipal com o Ministério das Comunicações.

#IgualdadeRacial 27/10/2023 GABINETE DO PREFEITO Prefeitura e Senar certificam nova turma de Primeiros Socorros em Coivaras

Em mais uma parceria entre o Senar e a Prefeitura Municipal de Matões do Norte, por meio da Coordenação de Promoção da Igualdade Racial, uma turma do curso de Primeiros Socorros foi certificada esta semana no povoado Coivaras.

A parceria entre a gestão Solimar Alves e a instituição promoveu diversos cursos em Matões do Norte, com um olhar especial para as comunidades da zona rural do município, beneficiando os povoados de Boa Esperança 2 e Marajá 2.

A entrega de certificados contou com a presença de Charlom Alves, coordenador municipal de Promoção da Igualdade Racial; do vereador Alan de Coivaras; da assessora técnica Linda Maria; da professora Raquel, liderança comunitária; e da assistente social Enágila Barbosa.

#Parceria 25/10/2023 GABINETE DO PREFEITO Prefeito Solimar Alves é recebido pelo ministro das Comunicações em Brasília

Ainda cumprindo agenda em Brasília na última semana, o prefeito Solimar Alves esteve na Esplanada dos Ministérios reunido com Juscelino Filho, ministro das Comunicações do Governo Lula. O encontro teve a finalidade de fortalecer as relações entre a Prefeitura de Matões do Norte e o Ministério das Comunicações.

Durante a reunião foram discutidas futuras parcerias para o município de Matões do Norte, incluindo a possibilidade de melhoria da conectividade das escolas da zona rural de nosso município. Também estiveram no encontro Diego Araújo, secretário municipal de Governo e Comunicação e Jeosafá Oliveira, assessor da Secretaria Municipal de Administração e Finanças.

#IgualdadeRacial 24/10/2023 GABINETE DO PREFEITO Parceria da Prefeitura e do Senar certifica moradores da comunidade quilombola Marajá 2

A comunidade quilombola do Marajá 2 recebeu a certificação do curso "Produção artesanal de alimentos" ministrado pelo Senar, numa realização da Prefeitura Municipal de Matões do Norte por meio da Coordenação de Promoção da Igualdade Racial.

A entrega dos certificados foi realizada na quarta-feira (18), contando com a presença de Charlom Alves, coordenador municipal de Promoção da Igualdade Racial; do vereador Lan eletricista e do secretário de Educação, Domingos Casa Nova, que também articularam a ação junto à coordenação.

#Agricultura 23/10/2023 GABINETE DO PREFEITO Prefeitura abre inscrições para o programa Garantia Safra em Matões do Norte

Atenção, produtores da Agricultura Familiar de Matões do Norte! A Prefeitura Municipal abriu inscrições para o programa Garantia Safra 2023/24, indo até o dia 20 de novembro.

O Garantia Safra é uma ação do Pronaf que garante renda aos pequenos produtores nos períodos de perda severa de safra por causa da estiagem ou chuvas intensas

- Para se inscrever, o agricultor precisa ter o DAP ou o CAF ativos. Leve também o RG e o CPF

- Inscrições na Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural, das 8h às 12h e das 14h às 18h.

O Safra Segura é uma ação parceira da Prefeitura de Matões do Norte com o Governo do Estado e o Governo Federal. A adesão do município segue a determinação do prefeito Solimar Alves em buscar parceiros para o combate a insegurança alimentar em nosso município.

#Parceria 20/10/2023 GABINETE DO PREFEITO Prefeito Solimar é recebido pelo secretário-executivo do Ministério das Cidades

O prefeito Solimar Alves esteve reunido nesta quinta-feira (19) com Hildo Rocha, secretário-executivo do Ministério das Cidades em Brasília. Na oportunidade, o gestor agradeceu a firme parceria entre o ministério e a Prefeitura de Matões do Norte, fortalecendo os laços entre os dois entes e buscando suporte para temas de interesse do município.

Dentre as ações de apoio do ministério recebidas pela gestão estão obras de infraestrutura do município, com foco na manutenção de vias públicas e trafegabilidade de estradas.

A reunião foi acompanhada por Diego Araújo, secretário municipal de Governo; e Jeosafá Oliveira, assessor da Secretaria de Administração e Finanças de Matões do Norte.

#Educação 19/10/2023 GABINETE DO PREFEITO Prefeitura confirma 3ª edição da Semana Divertida em Matões do Norte

O mês de outubro é das Crianças e a Prefeitura de Matões do Norte tem a alegria de convidar todas as famíias nortematoenses a participar das atividades da Semana Divertida ??

Vai ter sorteio de brindes, distribuição de lanche, brincadeiras e parque de diversões inflável, além da animação de palhaços e outros personagens infantis.

* Nos dias 24, 25, 26 e 28, sempre às 4h da tarde! Em diversas comunidades de nosso município:

* Dia 24/10, Terça, no Polo Palmeiral II, para atender as seguintes comunidades:

Alto da Cruz, Agro Alegre I e II, Pacheco, Palmeiral II, Curva I e II, Barro Branco, Barro Vermelho, Vila Nova, Ilha da Onça, Jacarezinho, Boca do Cercado, Ponta da Ilha, Santa Maria, Berrador, São João e Centro do Jorge.

* Dia 25/10, Quarta, no Polo Coivaras, para atender as seguintes comunidades:

Santo Antônio, Ponto Certo, Morada Nova, Lago do Coco, Pindoval, Gomes, Igarapé Grande, Boa Esperança II, Campestre, Caxirimbal, Pacas, Boqueirão e Coivaras.

* Dia 26/10, Quinta, no Polo São Francisco, para atender as seguintes comunidades:

Mangueira, Primavera, Santa Rita, Pimenta, Mariana, Serra, Barriguda, Lagoa, Pedras, Sapucaial, Paraiso e São Francisco.

* Dia 28/10, Sábado, no Polo Sede, para atender as seguintes comunidades:

comunidades escolares da Creche Joana Farias, Jardim de Infância Pequeno Príncipe e Euclides Dutra Aragão, João Teodoro Farias, Boa Esperança I, Wady Sauaia, Cazemiro Ferreira, Raimundo Ribeiro Casas Novas, Campinho, Leôncio Garret, Gonçalves Dias, Erasmo, Alteredo, Julia Fonseca e Boa Vista dos Remédios.

#IgualdadeRacial 19/10/2023 GABINETE DO PREFEITO Moradores do povoado Boa Esperança 2 recebem certificados do Senar, em parceria com a Prefeitura

A comunidade do povoado Boa Esperança 2 comemorou a certificação de dois cursos ministrados pelo Senar: de Produção Artesanal de Alimentos e o curso de Primeiros Socorros, numa realização da Prefeitura Municipal de Matões do Norte, por meio da Coordenação de Promoção da Igualdade Racial, em parceria com o Senar - Serviço Nacional de Aprendizagem Rural.

A entrega dos certificados, realizada nesta terça-feira (17), contou com a presença de Charlom Alves, coordenador municipal de Promoção da Igualdade Racial; de Chico Lopes, presidente da Associação dos Moradores da Comunidade Boa Esperança 2 e do liderança comunitária Luís Fernando.

Ainda esta semana, moradores do Marajá 2 também receberão seus certificados, num fortalecimento da parceria da gestão Solimar Alves com o Senar.

#Gestão 18/10/2023 GABINETE DO PREFEITO Matões do Norte passa a integrar a 68ª Zona Eleitoral de Cantanhede

A 68ª Zona Eleitoral de Cantanhede informa que o município de Matões do Norte deixou de pertencer à 84ª Zona Eleitoral de São Mateus do Maranhão, passando a integrar a mesma zona eleitoral do município de Cantanhede.

Em função da mudança, o atendimento a eleitoras e eleitores do município passa a ser realizado no posto do TRE de Matões do Norte, que funciona na Casa do Cidadão. Fique atento aos serviços disponíveis no local.

- Revisão

- Alistamento eleitoral

- Transferência eleitoral

- Regularização do título cancelado

- Emissão de certidão e/ou multa eleitoral

O atendimento do TRE na Casa do Cidadão de Matões do Norte funciona de segunda a sexta-feira, no horário das 8h às 14h.

#Infraestrutura 18/10/2023 GABINETE DO PREFEITO Prefeito Solimar participa de solenidade que marca início das obras de restauração da BR-135

O trecho da BR-135 que vai de Miranda do Norte a São Mateus do Maranhão será totalmente restaurado, em uma obra que vai concretar toda a extensão da estrada, favorecendo a mobilidade da população maranhense e o escoamento da produção de grãos de todo o Brasil.

O prefeito Solimar Alves integrou a missão especial que levou a Brasília uma comitiva de prefeitos, deputados, senador, ministros, o governador Carlos Brandão e o secretário executivo do Ministério das Cidades, Hildo Rocha, para participar da Solenidade de Assinatura da Ordem de Serviços das obras, com o ministro dos Transportes, Renan Filho.

#Agenda 13/10/2023 GABINETE DO PREFEITO Prefeitura Itinerante entrega obras e leva serviços públicos à região de Pedras

O povoado Pedras e as comunidades do entorno saíram satisfeitas com os resultados da Prefeitura Itinerante em Ação realizada nesta sexta-feira (13). Além de diversos serviços públicos, a gestão Solimar Alves entregou das obras importantes para a região: a ponte que liga o povoado Paraíso ao povoado Boca do Cercado e o Sistema de Abastecimento de Água do povoado Barriguda;

Durante a ação, servidores públicos de diversas secretarias realizaram atendimento para emissão documentos, saúde, recreação, assistência social, emissão de CAF, entregas de cestas básicas, dentre outros, acompanhados por secretários e coordenadores.

O prefeito Solimar comandou a execução dos trabalhos e a entrega das obras, acompanhado pelo presidente da Câmara Municipal, Wallas Lisboa e pelos vereadores Eliane Leite, Lan Eletricista e Alan de Coivaras, dos líderes comunitários Valdener, Léo das Pedras, Josué e Chiquinho das Pedras, além de várias lideranças de nosso município.

#Agenda 10/10/2023 GABINETE DO PREFEITO Confirmada mais uma edição da Prefeitura Itinerante, agora em Pedras

Está confirmada uma nova edição da Prefeitura Itinerante em Ação, levando serviços públicos de Matões do Norte ao povoado Pedras nesta sexta-feira 13, e também às comunidades de Barriguda, Serra, Lagoa, Paraíso e Sapucaial.

Estão previstas ações de Saúde, Assistência Social, Agricultura, Meio Ambiente, assistência jurídica ao cidadão, orientações, emissão de documentos, oficina de artesanato e recreação.

Além dos serviços, o prefeito Solimar vai fazer a entrega das obras da Ponte do povoado Serra e do Sistema de Abastecimento de Água do povoado Barriguda. Participe!

* Prefeitura Itinerante em Ação

No Povoado Pedras

13 de outubro, sexta-feira

8h às 12h

É a Prefeitura de Matões do Norte trabalhando para melhorar a vida de nossos cidadãos

#Infraestrutura 05/10/2023 GABINETE DO PREFEITO Prefeito Solimar Alves garante área para construção do Sistema de Abastecimento do povoado Lago do Coco

O prefeito Solimar Alves esteve na sede do Incra nesta terça-feira (03) onde assinou o termo de cessão de uso de uma área de 100 m2 do povoado Lago do Coco, garantindo a posse do local onde será construído um poço artesiano para abastecer a comunidade. Na ocasião, ele foi recebido por Levi Pinho Alves, superintendente regional substituto do Incra no Maranhão.

O prefeito também esteve no Iterma - Instituto de Colonização e Terras do Maranhão acompanhando o andamento da documentação relativa à área para construção do sistema de abastecimento do povoado Morro Grande.

A gestão Solimar Alves segue o planejamento para melhorar a distribuição de água nas diversas localidades de Matões do Norte. Além do Lago do Coco e Morro Grande, outras cinco comunidades devem ser beneficiadas com a construção de poços artesianos, beneficiando tanto a zona rural quanto a sede do município.

#Parceria 03/10/2023 GABINETE DO PREFEITO Atletas nortematoenses são destaque no Extreme Combat de Santa Inês

Matões do Norte está no topo do pódio em mais um evento esportivo do estado: Sebá, o Ferreiro foi campeão do Extreme Combat 7, realizado em Santa Inês no último sábado (30). Com a conquista, Sebá tornou-se o detentor do cinturão de Muay Thai semiprofissional na categoria até 63,5 kg, vencendo o atleta Cleiton Monstro por nocaute técnico no terceiro round do embate.

Na luta de abertura da competição, outro atleta nortematoense se destacou com vitória: foi Gustavo Galinho de Raça, que superou o adversário Ryan por decisão unânime do júri.

Os dois atletas integram o projeto Guerreiro Matoense, desenvolvido pela Academia Othon Top Team em parceria com a Prefeitura de Matões do Norte e o apoio do prefeito Solimar Alves.

#Esporte 03/10/2023 GABINETE DO PREFEITO Três partidas marcam abertura da Copa de Futebol Feminino de Matões do Norte

O Futebol Feminino continua sendo incentivado e promovido em Matões do Norte! Neste fim de semana teve início mais uma Copa Municipal de Futebol Feminino com três partidas realizadas e a tabela de resultados ficou assim:

- New time 3 x 0 Delicadas

- Fúria FC 2 x 2 Cidade Alta

- Musas dos Gramados 2 x 1 Fênix FC

A Copa Municipal de Futebol Feminino de Matões do Norte é uma realização da Prefeitura Municipal, por meio do Departamento de Esportes, com o apoio do prefeito Solimar Alves.

A competição acontecerá paralelamente ao Campeonato Municipal de Futebol Masculino, que chegou à fase de mata-mata. As finais das duas disputas estão programadas para a semana do aniversário de Matões do Norte, em novembro.

#ConselhoTutelar 02/10/2023 GABINETE DO PREFEITO CMDCA divulga resultado oficial das eleições do Conselho Tutelar de Matões do Norte

O CMDCA - Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente divulgou o resultado oficial das eleições para o Conselho Tutelar de Matões do Norte, realizada neste domingo, 1º de outubro.

A comissão eleitoral do CMDCA computou 1.575 votos totais, que apontaram os cinco candidatos eleitos para um mandato de quatro anos:

1 - Francinete Ferreira Licá

2 - Eliane Silva dos Santos

3 - Carliete da Silva Leitão

4 - Denise Raquel Araújo Neves

5 - Luzia Cristina Coelho

Além dos cinco eleitos, os candidatos classificados da 6ª até a 10º colocação permanecem como suplentes dos titulares eleitos.

Os membros eleitos do Conselho tem como função garantir o cumprimento do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e atuar em situações que envolvam violação desses direitos, tendo um papel fundamental na proteção e promoção dos direitos das crianças e adolescentes em nosso município.

#IgualdadeRacial 28/09/2023 GABINETE DO PREFEITO Conselho Municipal da Igualdade Racial alinha programação para Mês da Consciência Negra em Matões do Norte

Em reunião realizada nesta terça-feira (26) no gabinete do prefeito Solimar Alves, os membros do Conselho Municipal de Igualdade Racial de Matões do Norte realizaram o planejamento das ações previstas para o Mês da Consciência Negra, que deve contar com ampla programação em novembro.

O secretário de Educação, Domingos Casa Nova, esteve presente na reunião para alinhar as ações que poderão ser realizadas nas escolas da rede municipal de ensino de Matões do Norte. A programação quer promover palestras de conscientização, além de um encontro com foco na reflexão sobre os efeitos do racismo e do preconceito na população de pretos e pardos de nosso país.

O Mês da Consciência Negra é alusivo ao 20 de Novembro, celebrado nacionalmente como Dia da Consciência Negra, data que faz referência ao dia em que Zumbi dos Palmares teria sido capturado e morto em 1695. Zumbi foi um líder quilombola e é considerado símbolo da liberdade contra a escravidão no Brasil.

#Esporte 26/09/2023 GABINETE DO PREFEITO Prefeitura de Matões do Norte realiza Copa Municipal de Futebol Feminino

A bola vai começar a rolar entre as meninas de Matoes do Norte pela Copa Municipal de Futebol Feminino que já começa neste fim de semana! A abertura da competição é neste sábado, a partir das 4 da tarde, no Estádio Thiago Ferreira

*Abertura da Copa*

30 de setembro, sábado
- New Times (Matões do Norte) x Delicadas (Curva do Didi)
no Estádio Thiago Ferreira
a partir das 16h

No domingo a emoção continua com mais duas partidas:

- Cidade Alta FC (Matões do Norte) x Fúria FC (Pedras)
no Estádio Thiago Ferreira
a partir das 16h

- Fênix FC (São Francisco) x Musas do Gramado FC (Ponto Certo)
no Campo de Curva
a partir das 16h

A Copa Municipal de Futebol Feminino de Matões do Norte é uma realização da Prefeitura Municipal por meio do Departamento Municipal de Esportes.

Prestigie nossas atletas, vista sua camisa e traga sua bandeira!

#Gestão 22/09/2023 GABINETE DO PREFEITO Prefeitura de Matões do Norte efetua pagamento retroativo do Piso Nacional da Enfermagem

O piso salarial da Enfermagem tá na conta!

A Prefeitura de Matões do Norte repassou a complementação salarial feita pelo Governo Federal aos profissionais de Enfermagem atuantes em nossa rede municipal de Saúde, com retroativo aos meses de maio, junho, julho e agosto de 2023.

Compromisso assumido, compromisso cumprido, com a devida valorização destes profissionais tão importantes para nossa comunidade.

#Saúde 19/09/2023 GABINETE DO PREFEITO Matões do Norte garante pagamento do piso salarial da enfermagem para este mês

Na última semana, o prefeito Solimar Alves enviou à Câmara Municipal de Vereadores o projeto de lei municipal que garante o pagamento do piso salarial da enfermagem aos profissionais desta categoria em Matões do Norte. A resposta do legislativo foi rápida e o projeto foi aprovado nesta segunda-feira (18), tramitando em regime de urgência.

Com os ritos legais cumpridos, Matões do Norte conseguiu garantir o pagamento do piso salarial da Enfermagem já para este mês de setembro, equiparando os salários dos profissionais que atuam no município aos salários praticados em todo o Brasil para a categoria profissional.

O pagamento do piso nacional da Enfermagem vai atingir enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem e parteiras atuantes na rede municipal de Saúde de Matões do Norte, em confomidade com a lei federal nº 14.434, de 04 de agosto de 2022, sendo válido para complementação salarial proporcional à carga horária semanal cumprida pelo servidor.

#DefesaCivil 19/09/2023 GABINETE DO PREFEITO Prefeitura de Matões do Norte alerta para cuidados com onda de calor

A imprensa de todo o país tem noticiado a onda de calor extremo que vai se alastrar por diversos estados do Brasil ao longo desta semana, incluindo o Maranhão, fazendo as temperaturas ultrapassarem os 40 ºC.

A Prefeitura de Matões do Norte, por meio da Secretaria de Saúde e da Coordenação de Defesa Civil, orienta nossa população a tomar certos cuidados com a saúde neste período:

- Beba muita água

- Evite a exposição demorada ao sol, especialmente entre as 10h e 16h

- Evite a permanência em locais fechados e muito quentes

- Dê preferência às atividades físicas de baixo impacto

Alertamos que alguns grupos merecem atenção especial nesta onda de calor, por serem mais sensíveis aos efeitos do sol intenso e da desidratação:

- Idosos

- Cardíacos

- Pessoas com problemas de circulação sanguínea

- Diabéticos

- Pessoas com problemas respiratórios

- Crianças

Para todo mal-estar que surgir neste período, procure o posto de saúde mais perto de sua casa!

#Município 14/09/2023 GABINETE DO PREFEITO Prefeitura Municipal promove ação social no povoado Pacheco

As secretarias de Educação, de Saúde e de Assistência Social se uniram para levar uma ação social especial aos moradores do povoado Pacheco, com o apoio do prefeito Solimar Alves. A ação foi realizada nesta quarta-feira (13) e mobilizou as cerca de 30 famílias residentes na região, uma das mais pobres de nosso município.

A Secretaria de Saúde deslocou uma equipe do Programa Saúde na Escola (PSE) para realizar o atendimento dos alunos matriculados na Escola Municipal Pacheco, bem como de seus familiares. Foram realizadas consultas médicas, odontológicas, ação de higienização bucal e orientação educativa aos presentes.

A secretaria de Assistência Social realizou a distribuição de cestas básicas às famílias em situação de vulnerabilidade e a Secretaria de Educação realizou a mobilização do público, além de orientar os pais sobre a Busca Ativa Escolar e a importância de matricular as crianças na escola.

Na semana anterior, o prefeito Solimar entregou as obras de revitalização da estrada que liga o povoado Pacheco ao Agro Alegre 2, melhorando em 100% a mobilidade dos moradores da localidade e o escoamento da produção agrícola da região.

A ação social compõe uma série de iniciativas para melhrar a qualidade de vida da comunidade. "Nossa gestão está empenhada em trazer os melhores serviços públicos para esta comunidade, que precisou esperar o fim da gestão anterior para ter o sonho da estrada realizado. Finalmente conseguimos concluir o trabalho iniciado em em 2015, trazendo todos os benefícios que uma estrada pode promover", avaliou Solimar Alves.

#Gestão 11/09/2023 GABINETE DO PREFEITO Senador Weverton Rocha entrega retroescavadeira para Matões do Norte

O município de Matões do Norte e o prefeito Solimar Alves receberam nesta segunda-feira (11), a visita do senador Weverton Rocha. Na ocasião, foi oficialmente entregue a retroescavadeira destinada ao município via emenda parlamentar do senador, que garantiu o recurso a Matões do Norte por meio da Codevasf.

Participaram da entrega o presidente da Câmara de Matões do Norte, Wallas Lisboa; o prefeito de Igarapé Grande, Erlânio Xavier; os vereadores Alan de Coivaras, Lan Eletricista, Eliane Leite, Joaquim da Agricultura e Gessivaldo Silva; os secretários Felipe Emanuel (Infraestrutura), Diego Araújo (Assuntos Estratégicos), Manoel Póvoas (Agricultura), Francinécia Viana (Assistência Social), Domingos Casa Nova (Educação) e Macks Oliveira (Meio Ambiente), além de coordenadores e a comunidade em geral.

#Agenda 07/09/2023 GABINETE DO PREFEITO Prefeitura realiza Atos Cívicos de 7 de setembro em Matões do Norte

A comunidade atendeu ao convite da Prefeitura Municipal e fez dos Atos Cívicos do 7 de Setembro um grande encontro de patriotismo e união em torno da Feriado da Independência.

Alunos das escolas da rede municipal de ensino saíram em desfile cívico até o encontro com autoridades na sede da prefeitura. Doze unidades de ensino da participaram das atividades, entre alunos da educação infantil e ensino fundamental. A banda Fanfarra da Escola Júlia Fonseca Barbosa acompanhou os pelotões de cada escola, que trouxeram balizas e alunos uniformizados.

O prefeito Solimar Alves ao lado do presidente da Câmara, Wallas Lisboa, e do secretário de Educação, Domingos Casa Nova, realizaram o hasteamento das bandeiras do Brasil, do Maranhão e de Matoes do Norte diante de uma plateia formada por vereadores, secretários, lideranças do município, estudantes das escolas da rede municipal de ensino, professores e comunidade.

#Gestão 06/09/2023 GABINETE DO PREFEITO Prefeito Solimar decreta ponto facultativo em Matões do Norte para sexta (08)

Em virtude do Feriado de 7 de Setembro, o prefeito Solimar Alves decretou ponto facultativo na administração pública municipal na sexta-feira, dia 8 de setembro, conforme decreto nº 069/2023, disponível para consulta no site da Prefeitura Municipal: https://www.matoesdonorte.ma.gov.br/diariooficial.php?id=967

Informamos ainda que os serviços essenciais relativos a saúde, segurança, coleta de lixo, Defesa Civil e Conselho Tutelar continuarão operando.

#Gestão 05/09/2023 GABINETE DO PREFEITO Prefeito Solimar Alves comanda Prefeitura Itinerante no Agro Alegre II

Mais uma edição da Prefeitura Itinerante em Ação foi realizada pela gestão Solimar Alves, dessa vez no povoado Agro Alegre 2. Boa parte da estrutura de atendimento e de serviços públicos foi levada à comunidade, atendendo aos moradores do Agro Alegre 1 e 2, do Pacheco e comunidades próximas.

A ação entregou um dia inteiro dedicado às comunidade com atendimento em saúde, assistência social, agricultura, oficina de artesanato, assistência jurídica, distribuição de cestas básicas e a entrega da obra de revitalização da estrada do Pacheco.

A estrada do Pacheco liga o povoado ao Agro Alegre 2 e deve facilitar o escoamento da produção agrícola da região. O prefeito Solimar lembrou que a estrada foi inicialmente aberta em seu primeiro mandato no município, mas gestões posteriores deixaram de fazer a manutenção da via, que ficou intrafegável. Com a revitalização, a comunidade do Pacheco volta a sentir-se valorizada.

#Agenda 04/09/2023 GABINETE DO PREFEITO Prefeitura convida para atos cívicos do 7 de setembro em Matões do Norte

A Prefeitura Municipal de Matões do Norte e o Prefeito Solimar Alves convidam toda a população a acompanharem o evento especial de celebração da Independência do Brasil, marcado para esta quinta-feira, dia 7 de setembro. A ação terá dois momentos que contarão com a sua presença:

* Desfile Cívico das Escolas Municipais *
- Às 7h da manhã

- Concentração na Escola Julia Fonseca Barbosa

* Cerimônia de Hasteamento das Bandeiras *
- Às 8h da manhã
- Em frente à Prefeitura Municipal

Participe deste momento de patriotismo e confraternização de nossa comunidade!

#Agenda 02/09/2023 GABINETE DO PREFEITO Prefeitura Itinerante levará serviços públicos de Matões do Norte ao povoado Agroalegre II

Está confirmada mais uma edição da Prefeitura Itinerante, levando serviços públicos de Matões do Norte ao povoado Agro Alegre II na próxima semana, uma iniciativa para aproximar ainda mais a gestão Solimar Alves das comunidades nortematoenses.

Estão previstas ações de Saúde, Assistência Social, Agricultura, Meio Ambiente, assistência jurídica ao cidadão, orientações, emissão de documentos, oficina de artesanato, recreação e tira-dúvidas sobre diversos temas.

Além dos serviços, o prefeito Solimar vai fazer a entrega das obras de revitalização da Estrada do Povoado Pacheco e do poço que atende à comunidade. Participe!

*Prefeitura Itinerante em Ação*
- No Povoado Agro Alegre II
- 05 de setembro, terça-feira
- 8h às 12h

É a Prefeitura de Matões do Norte trabalhando para melhorar a vida de nossos cidadãos!

#Infraestrutura 28/08/2023 GABINETE DO PREFEITO Prefeito Solimar Alves comanda força-tarefa para revitalização do povoado Pedras

Na última quinta-feira (24), a comunidade de Pedras amanheceu o dia com diversas equipes de serviços públicos nas ruas, com a missão de deixar o povoado perfeitamente asseado e preparado para uma série de inaugurações prevista para a localidade.

Todo o trabalho foi comandado pelo prefeito Solimar Alves, que esteve durante todo o dia junto dos agentes de limpeza do município.

#DefesaCivil 25/08/2023 GABINETE DO PREFEITO Prefeitura mobiliza órgãos para combate às queimadas em Matões do Norte

A Prefeitura Municipal mobilizou diversos órgãos municipais esta semana para atuarem no combate às queimadas que tem causado diversos transtornos à nossa população. Estiveram envolvidas na ação a coordenação de Defesa Civil, as secretarias da Infraestrutura e do Meio Ambiente e a 1ª turma de Bombeiros Civis de Matões do Norte.

De acordo com a Coordenação Municipal de Defesa Civil, os diversos focos de incêndio identificados tiveram origem em queimadas de roça que precisam de um preparo para evitar o alastramento descontrolado do fogo.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente deve notficar as propriedades que mantém a prática para que não ocorram novos episódios de incêndios no município. Confira no vídeo.

#Infraestrutura 24/08/2023 GABINETE DO PREFEITO Prefeitura de Matões do Norte e Caema operam em parceria para restabelecer abastecimento de água no município

Após a identificação de quatro vazamentos graves na tubulação da Caema que abastece nosso município, a Prefeitura de Matões do Norte conseguiu firmar parceria com a companhia para resolver o problema que deixou parte da cidade sem água.

Técnicos da secretaria de Infraestrutura já operam para solucionar a questão e a situação deve ser normalizada nos próximos dias.

#Parceria 21/08/2023 GABINETE DO PREFEITO Prefeito Solimar Alves acompanha sessão ordinária da Câmara Municipal de Matões do Norte

O prefeito Solimar Alves esteve na sexta-feira (18) na Câmara Municipal de Matões do Norte, onde acompanhou a sessão ordinária do parlamento nortematoense, numa visita de cortesia aos vereadores de nosso município. Na ocasião, foram aprovados dois requerimentos pela casa:

- um para a construção do poço do povoado Primavera, do vereador Sinhozinho

- um para a criação da Casa de Apoio de Matões do Norte, para acolhimento dos cidadãos que são atendidos pelo TFD da Semus. A autoria é da vereadora Eliane Leite

Durante a sessão, o prefeito assumiu o compromisso de encaminhar cada um dos requerimentos da casa à devida apreciação pela gestão municipal, para que possam ser trabalhados e atendidos no tempo permitido pela legislação. Solimar Alves também destacou a importância da independência entre os poderes do município, lembrando as boas relações que o Executivo mantém com o Legislativo.

Estiveram presentes à sessão o presidente da Câmara, vereador Wallas Lisboa, os vereadores Joaquim da Agricultura, Gessivaldo Silva, Putchuca, Adriana, Lan Eletricista, Eliane Leite, Alan de Coivaras e Sinhozinho, além de secretários, coordenadores municipais, servidores e a comunidade de Matões do Norte.

#Parceria 18/08/2023 GABINETE DO PREFEITO Prefeitura Municipal define inauguração da Sala do Empreendedor no aniversário de Matões do Norte

O prefeito Solimar Alves esteve reunido com os Agentes Territoriais do Sebrae, Cristina Rodrigues e Henrique de Jesus, para definir os próximos passos da parceria entre a Prefeitura Municipal e o Sebrae a fim de desenvolver os pequenos negócios de nosso município. A reunião aconteceu, na última quinta-feira (10).

Durante a reunião, ficou definido que a Sala do Empreendedor será inaugurada no aniversário da cidade, em 10 de novembro. O espaço é voltado para atender proprietários de pequenos negócios ou pessoas que querem empreender e precisam de orientação para o sucesso de suas iniciativas.

Estiveram na reunião junto com o prefeito Solimar, o presidente da Câmara Municipal, Wallas Lisboa; a secretaria de Marlene Serra (Administração e Finanças); o secretário Felipe Emanuel (Infraestrutura); e os técnicos Luciany Penha e João Pinto.

#Cultura 17/08/2023 GABINETE DO PREFEITO Jardim de Infância e Praça de Eventos de Matões do Norte ganham intervenção artística

O Jardim de Infância Pequeno Príncipe e a Praça de Eventos de Matões do Norte agora integram painéis de arte urbana em nosso município. Os dois espaços passaram por uma intervenção artística produzida pelo artista Ronney Nagel, a convite do prefeito Solimar Alves.


Usando elementos e técnicas do grafitismo, o artista cobriu os muros do jardim com referências às rotinas e aos conhecimentos que os alunos acessam na vida escolar. Já na Praça de Eventos, a intervenção trouxe artistas do mundo da música.

Os murais impressionam pela beleza e criatividade e seguem chamando atenção de quem circula pelas ruas de Matões do Norte.

#Gestão 17/08/2023 GABINETE DO PREFEITO Prazo para recadastramento de servidores efetivos é prorrogado até dia 22

ATENÇÃO, SERVIDORES EFETIVOS DE MATÕES DO NORTE! Prefeitura Municipal prorrogou o prazo de recadastramento obrigatório de servidores até terça-feira, dia 22 de agosto, conforme decreto nº66/2023, instituído pelo prefeito Solimar Alves.

* Atualização cadastral obrigatória *

Para Servidores Efetivos
Até 22 de agosto
Das 8h às 12h e das 14h às 17h
Na sede da Prefeitura Municipal

Documentos necessários:
- Documento oficial de identificação com foto
- CPF
- Comprovante de residência
- Certidão de nascimento (Solteiros) / Certidão de casamento (casados) / Declaração de união estável (se for o caso) / Certidão de óbito do conjuge (viúvos)
- Cartão do PASEP/PIS/NIT
- Título de eleitor
- Comprovação de escolaridade
- Portaria de nomeação
- Servidores com tempo de serviços em outros empregos: trazer carteira de trabalho original, cópia da identificação e páginas dos vínculos empregatícios
- Portaria de Incorporação de tempo de serviço/contribuição, caso tenha
- 3 últimos contracheques
- Declaração de efetivo exercício assinada pelo chefe imediato;
- Em caso de dependentes de pensão alimentícia: documento que legaliza ou institui a referida pensão (acordo judicial ou extra-judicial);
- Se houver dependentes instituídos através de intervenção judicial: Guarda judicial, termo de tutela ou curatela (protocolo de abertura de pedido de curatela/tutela emitido há, no máximo, 6 meses)

É a Prefeitura de Matões Norte trabalhando para melhorar a vida de nossa população. Gestão Solimar Alves: compromisso e trabalho

#Parceria 11/08/2023 GABINETE DO PREFEITO Coordenação de Cultura convoca para reunião sobre Lei Paulo Gustavo em Matões do Norte

Você que é artista ou integra algum coletivo ou grupo cultural de Matoes do Norte, participe da Escuta Pública em nosso município a fim de conhecer e discutir a Lei Paulo Gustavo de fomento à cultura.

Saiba como a lei pode apoiar as iniciativas artísticas e culturais em Matoes do Norte com a cooperação da gestão Solimar Alves.

*Escuta Pública Lei Paulo Gustavo*

- 14/08 (segunda-feira)
- Coordenação de Cultura
- Às 8h da manhã

Participe!

#Parceria 11/08/2023 GABINETE DO PREFEITO Prefeitura Municipal e Governo do Estado alinham detalhes do programa do leite em Matões do Norte

O coordenador municipal do PAA Leite em Matões do Norte, Erick Diniz, esteve reunido nesta quinta-feira (10), com técnicas da Secretaria de Desenvolvimento Social do Maranhão (Sedes) para alinhar os últimos detalhes para o início do Programa do Leite em nosso município. A previsão é que a logística de distribuição esteja definida ainda para esse mês de agosto.

O prefeito Solimar Alves assinou o convênio do PAA Leite em junho, garantindo o a chegada do benefício à nossa população.O PAA Leite é uma modalidade do Programa de Aquisição de Alimentos que investe na distribuição de leite a partir da compra da produção de agricultores familiares, numa parceria entre a Prefeitura Municipal, o Governo do Estado e o Governo Federal, levando leite para famílias de baixa renda e às crianças atendidas nas creches municipais.

Na imagem estão Erick Diniz, coordenador municipal do Programa do Leite em Matões do Norte, junto à equipe da Sedes, a assistente social Viviane Serra, a nutricionista Rafaele Lima e a técnica Marina.

#Infraestrutura 11/08/2023 GABINETE DO PREFEITO Matões do Norte recebe retroescavadeira da Codevasf via emenda do senador Weverton Rocha

Matões do Norte recebeu mais uma máquina para apoiar a obras de infraestrutura desenvolvidas pela gestão Solimar Alves em nosso município.

A retroescavadeira entregue nesta sexta-feira (11) foi repassada pela Codevasf em atendimento a emenda parlamentar do senador Weverton Rocha, que já tinha feito o repasse de uma pá carregadeira ao município no ano passado.

É a Prefeitura de Matões do Norte trabalhando para melhorar a vida da nossa população!

#Saúde 10/08/2023 GABINETE DO PREFEITO Campanha municipal chama atenção para o risco das queimadas à saúde

Chegou o tempo de estiagem em nossa região, com temperaturas mais altas, calor intenso e tempo seco. Isso também se traduz em maior incidência de queimadas, o que causa danos à saúde de nossa comunidade, em função da fumaça e gases tóxicos.

O QUE PODE ACONTECER

A curto prazo:

- Dificuldade para respirar

- Dor e ardência na garganta, rouquidão

- Dor de cabeça,

- Lacrimejamento e vermelhidão nos olhos

A longo prazo:

- Danos graves aos pulmões, câncer

- Danos ao sistema imunológico

LEMBRE-SE: Caso você passe mal por casusa da fumaça, busque ajuda médica imediatamente

DICAS PARA EVITAR QUEIMADAS:

- Mantenha os terrenos limpos

- Não jogue cigarro aceso em lugares abertos ou na vegetação

- Não toque fogo em lixo ou no seu terreno

- Coloque o lixo em sacos plásticos e em lugar adequado

Essa é uma campanha da Prefeitura Municipal de Matões do Norte, por meio das secretarias de Meio Ambiente, Saúde e Coordenação de Defesa Civil

#Transparência 09/08/2023 GABINETE DO PREFEITO TCE concede índice positivo de transparência à Prefeitura de Matões do Norte

A gestão Solimar Alves alcançou o índice de transparência B, de acordo com ranking divulgado pelo TCE-MA, o Tribunal de Contas do Estado, com nota 7.7 relativa ao primeiro semestre de 2023. A nota supera o resultado de municípios de médio e grande porte do estado, como Imperatriz, Balsas e Bacabal.

O resultado atesta o compromisso da prefeitura municipal em manter práticas transparentes e informações permanentemente abertas aos cidadãos, conquistando e mantendo confiança da população junto à gestão, além de promover um ambiente favorável ao controle e participação social nas ações públicas.

Para o prefeito Solimar, a nota reflete o compromisso da gestão municipal em prestar contas à comunidade, além de buscar o desenvolvimento do município. "Estamos cada vez mais determinados a melhorar o padrão e aprimorar ainda mais nossas práticas de gestão", assegurou o gestor.

#Esporte 08/08/2023 GABINETE DO PREFEITO Duas partidas marcam a abertura do Campeonato Municipal de Futebol de Matões do Norte

Está chegando a hora da bola começar a rolar em Matões do Norte! O Campeonato Municipal de Futebol começa neste sábado (12) com duas partidas simultâneas, na sede e no povoado Curva.

A ação é uma realização da Prefeitura Municipal de Matoes do Norte por meio do Departamento de Esportes e o apoio do prefeito Solimar Alves. Confira:

*Jogos de Abertura do campeonato*

??? Sábado, 12 de agosto

- Duelo São José x Juventude
No Estádio Thiago Ferreira
Às 16h

- Duelo Bayer x Pacas

No Campo de Curva
Às 16h


Traga sua torcida e venha fazer a festa do esporte nortematoense!

#Esporte 04/08/2023 GABINETE DO PREFEITO Departamento de esportes anuncia início do Campeonato de Futebol de Matões do Norte

A bola vai começar a rolar com mais uma edição do Campeonato Municipal de Futebol de Matões do Norte. O campeonato é uma realização da Prefeitura Municipal por meio do Departamento de Esportes, com o apoio do prefeito Solimar Alves. Prepare-se para grandes emoções em campo.

O QUÊ: Abertura do Campeonato Municipal de Futebol de Matões do Norte

QUANDO: sábado, 12 de agosto

ONDE: no Estádio Thiago Ferreira

HORÁRIO: portões abertos a partir das 16h

Vinte times da sede e da zona rural vão participar da disputa, mobilizando mais de 400 atletas! Venha torcer e deixar nossa festa do esporte mais bonita

#Gestão 03/08/2023 GABINETE DO PREFEITO Vote no Orçamento Participativo do Estado e ajude a melhorar a saúde em Matões do Norte

O Orçamento Participativo do Governo do Maranhão está em construção e há demandas que o cidadão pode sugerir ao Estado para que sejam executadas no ano que vem. A votação está aberta pelo WhatsaApp no número (98) 99100-6166, onde você fala com Juçara, a atendente virtual do Governo do Estado, conforme mostra o vídeo. Identifique-se, informe o local onde mora e vote.

O município de Matões do Norte está contemplado na proposta de número 7, que diz o seguinte:

7 - Implantar na rede de serviços de Policlínica de Matões do Norte os serviços de hemodiálise e aparelho de tomografia e mamografia, tendo em vista a grande demanda na regional de Itapecuru-Mirim.

Agora é com você! Confirme a votação no item 7 até a próxima segunda-feira (07) e fortaleça os serviços de saúde oferecidos na Policlínica de Matões do Norte.

#IgualdadeRacial 02/08/2023 GABINETE DO PREFEITO Conselho da Igualdade Racial discute adesão de Matões do Norte ao SINAPIR

O Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Matões do Norte esteve reunido nesta segunda-feira (31) para discutir a adesão do município a Sinapir, o Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial, ferramenta do governo federal que trabalha para promover a inclusão das populações tradicionais no conjunto de políticas e serviços visando superar as desigualdades raciais existentes no país.

Na prática, a entrada no Sinapir habilita o município a ter acesso prioritário a recursos federais disponibilizados pela Secretaria Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, trazendo para nossa população o apoio financeiro federal à execução de políticas de promoção da igualdade junto às comunidades tradicionais nortematoenses, como os quilombolas e os ribeirinhos.

Estiveram na reunião os conselheiros Charlom Alves (presid.), vereadora Eliane Leite (vice-presid.), Jean Miranda, Ronaldo Cabral, Ronielson Portela, Beatriz Silva, Marcio Martins, Rita Nascimento e Francinécia Viana, além da técnica Linda Maria. As providências para adesão ao sistema passam a ser acompanhadas pelo Conselho, que em breve encaminhará solicitação à gestao Solimar Alves.

#Agenda 24/07/2023 GABINETE DO PREFEITO Prefeito Solimar Alves recebe presidente do Conselho do Sebrae

O prefeito Solimar Alves esteve reunido, na quinta-feira (20), com Celso Gonçalo, presidente do Conselho do Sebrae no Maranhão, que cumpriu agenda de compromissos em nossa região.

Durante a reunião, o gestor demonstrou interesse em conhecer mais sobre a Sala do Empreendedor, um espaço de apoio aos empreendedores locais que pode ser implantado pelo município, mas contando com a orientação de especialistas do Sebrae.

Estiveram presentes à reunião Diego Araújo, secretário municipal de Governo; Osvaldo Pavão, diretor da Fiema; Celso Gonçalo, presidente do Conselho do Sebrae; e o vereador Wallas Lisboa, presidente da Câmara de Matões do Norte.

#Esporte 18/07/2023 GABINETE DO PREFEITO Departamento de Esportes entrega alimentos arrecadados na final da Taça Cidade

O Departamento Municipal de Esportes de Matões do Norte entregou, na última semana, cestas básicas a 30 famílias de baixa renda de nosso município, com o apoio da Coordenação de Defesa Civil. Outras 30 cestas foram entregues à Secretaria Municipal de Assistência Social, que fará a distribuição a famílias em situação de vulnerabilidade.

A ação seguiu o direcionamento do prefeito Solimar Alves e foi possível graças a doação dos torcedores das equipes Associação Principal e Avenida, que fizeram a final da Taça Cidade de Futsal há duas semanas. O ingresso para acompanhar a partida foi trocado por um quilo de alimento não perecível, incentivando a solidadriedade entre os amantes do esporte.

De acordo com o Helson Peixinho, coordenador de Esportes, a iniciativa deve se repetir nas próximas competições organizadas pela gestão Solimar Alves, como os campeonatos municipais de futebol feminino e de futebol masculino, previstos para o segundo semestre.

#Esporte 11/07/2023 GABINETE DO PREFEITO Seleção Nortematoense estreia na Taça Cantanhede de Futsal Regional

O último sábado foi de esporte e confraternização regional com o início da Taça Cantanhede de Futsal Regional. Na estreia de Matões do Norte, a seleção nortematoense enfrentou o time representante de Arari, reunindo as torcidas e autoridades da região.

O presidente da Câmara de Matões do Norte, Wallas Lisboa, representou o prefeito Solimar e foi recebido pelo prefeito de Cantanhede, José Martinho e pelo secretário de Esporte de Cantanhede, Fagner Aguiar.

Vinte times participam da tradicional Taça Cantanhede, que foi reformulada em 2023 e recebeu novo nome, mas é velha conhecida entre os desportistas da região, especialmente em Matões do Norte, que já foi vice-campeã do torneio. A grande final da Taça Cantanhede de Futsal regional está prevista para a semana do aniversário da cidade-anfitriã, comemorado em 24 de setembro.

#IgualdadeRacial 10/07/2023 GABINETE DO PREFEITO Matões do Norte solicita construção de Escola Digna Quilombola no município

A Prefeitura Municipal está solicitando a construção de uma Escola Digna Quilombola ao Governo do Estado Maranhão, bem como a capacitação em Educação Quilombola para professores da rede de ensino do município, com o intuito de respeitar e reconhecer a história e a cultura afro-brasileira em nossa população, seguindo determinação do profeito Solimar Alves.

O pedido foi entregue em reunião realizada na última quinta-feira (6) na sede da Secretaria de Igualdade Racial do Maranhão, com a presença de Socorro Guterres, secretária adjunta da pasta; Domingos Casa Nova, secretário municipal de Educação; Charlom Alves, coordenador municipal de Igualdade Racial; e Linda Maria, assessora técnica da coordenação.

De acordo com especialistas, tratar da educação afro-brasileira em sala de aula é uma ferramenta poderosa para combater o racismo, valorizar a diversidade e reconhecer a contribuição e o papel fundamentais do povo negro na construção da nossa sociedade.

#Esporte 06/07/2023 GABINETE DO PREFEITO Prefeito Solimar entrega uniformes da Seleção Nortematoense de Futsal

Nesta quinta-feira, o prefeito Solimar Alves entregou o uniforme oficial da Seleção Nortematoense de Futsal ao coordenador municipal de Esportes, Helson Peixinho, que está à frente da preparação da equipe que vai iniciar sua participação na 1a edição da Taça Cantanhede de Futsal Regional

A primeira partida da nossa seleção será neste sábado e a Coordenação de Esportes informa que vai disponibilizar transporte para a torcida. Acompanhe os informes:

- Seleção de Matões do Norte x Arari FC

Quando: Neste sábado, às 19h

Onde: Ginásio Roseana Sarney - Cantanhede

Concentração do transporte: Espaço Sol e Mar, a partir das 17h

Saída: às 18h

Parada no Posto de Táxi: às 18h20

Venha torcer conosco!

#Esporte 05/07/2023 GABINETE DO PREFEITO Equipe da Associação leva a melhor e é campeã da Taça Cidade de Futsal

Foram dois meses de jogos semanais, 10 times e 120 atletas engajados na missão de conquistar o primeiro lugar da Taça Cidade de Futsal, uma iniciativa da Prefeitura de Matões do Norte por meio do Departamento Municipal de Esportes.

E este esforço conjunto deu frutos para as duas equipes finalistas do campeonato: os times Avenida e Associação Principal, que chegaram motivadas à partida que definiu o campeão.

De acordo com Helson Peixinho, coordenador de esportes do município, as duas equipes chegaram à final por merecimento. "Os dois times são muito guerreiros.Foram derrotando os adversários e mostrando que tinham competência para chegar à final e chegaram", enfatizou Peixinho.

O duelo começou duro e encerrou o primeiro tempo com um placar apertado de 3 a 2 para o time Associação. O segundo tempo ficou marcado pelo cansaço dos atletas do time Avenida, que acabou perdendo por um placar de 8 a 4, levando as torcidas ao delírio.

Para o vereador Wallas Lisboa, presidente da Câmara, o esporte sempre foi um aagregador da comunidade em Matões do Norte. "Todo jogo é casa cheia, as pessoas acompanham, comparecem e eu só tenho é que parabenizar o prefeito Solimar Alves por acreditar e investir no esporte municipal", comemorou o vereador.

#Agricultura 27/06/2023 GABINETE DO PREFEITO Prefeito Solimar e comitiva de Matões do Norte acompanham lançamento do PAA Leite no Maranhão

O prefeito Solimar Alves, acompanhado de comitiva de Matões do Norte, acompanhou a retomada do PAA Leite, modalidade do Programa de Aquisição de Alimentos que investe na distribuição de leite de vaca e de cabra a partir da compra da produção de agricultores familiares, numa parceria entre a Prefeitura Municipal, o Governo do Estado e o Governo Federal.

A retomada do programa no Maranhão começa beneficiando 51 municípios, etapa em que Matões do Norte já está contemplado, após assinatura do termo de cooperação técnica pelo prefeito Solimar. O leite destinado ao município será entregue às famílias em situação de vulnerabilidade acompanhadas pelo CRAS e também à merenda da Creche Municipal Joana Farias.

Para Ivo Rezende, presidente da Famem e prefeito de São Mateus do Maranhão, a retomada do programa é muito positiva. "Este programa é muito importante, tendo em vista os milhares de famílias que temos inscritas no CadÚnico no Maranhão. Com isso vamos garantir a segurança alimentar e nutricional no nosso estado", avaliou.

Além da distribuição de leite, o programa vai incentivar a produção leiteira entre agricultores familiares, para diversificar a renda dos pequenos produtores locais. Segundo o prefeito Solimar, este é mais um acerto do programa. "Porque ele vai fomentar a economia e incentivar a cadeia produtiva do leite à medida que comprará dos pequenos produtores", destacou o gestor.

O governador Carlos Brandão declarou que o Governo do Maranhão correrá atrás da ampliação do programa. "Vamos atender inicialmente 51 municípios, mas a partir de amanhã já iremos dialogar com o Governo Federal para levar este programa para mais municípios em uma segunda etapa do PAA Leite", garantiu Brandão.

O prefeito Solimar acompanhou o evento de retomada do PAA leite acompanhado do técnico da Secretaria Municipal de Agricultra, Eric Vieira; da coordenadora do CRAS de Matões do Norte, Nilde Diniz; da secretária municipal de Assistência Social, Francinécia Viana; e do coordenador da Defesa Civil, Erick Diniz.

#Educação 22/06/2023 GABINETE DO PREFEITO Prefeitura oferece aulas de muay thai a alunos da rede pública de ensino de Matões do Norte

Os benefícios da prática das artes marciais em crianças na idade escolar são muitos e foi pensando na disciplina, no equilíbrio e no bom desempenho nos estudos que a Prefeitura de Matões do Norte, por meio da Semed, está oferecendo aulas de Muay Thai aos alunos da rede municipal de ensino.

As aulas são oferecidas em parceria com a Academia Othon Top Team, liderada pelo treinador Fábio Othon, que já esteve à frente de outros projetos sociais voltado para arets marciais em nosso município.

·Todo esporte ajuda a desenvolver a disciplina nas crianças e adolescentes em idade escolar, além de manter viva a ideia de respeito, hierarquia e responsabilidade. Para continuar treinando artes marciais com a turma, os alunos precisam ter média mínima em 7,0 e manter o bom comportamento na escola", esclarece o professor.

Os pais e responsáveis interessados em inscrever os filhos nas aulas só precisam procurar a direção da escola em que os alunos estão matriculados para os inscreverem.

#Parceria 20/06/2023 GABINETE DO PREFEITO Prefeito Solimar Alves recebe diretoria do banco Sicoob

O prefeito Solimar Alves recebeu, na manhã desta segunda-feira (19), a diretoria do banco Sicoob com o objetivo de conhecer as atividades da instituição, que é especialista em cooperativismo de crédito e atua em diversos municípios do estado e também em todo o país.


O Sicoob trabalha no intuito de democratizar o acesso a produtos e serviços financeiros, a fim de atender municípios que não têm outras instituições bancárias funcionando presencialmente. O prefeito Solimar e a diretoria do banco concordaram em realizar estudos para tornar o estabelecimento mais próximo da população nortematoense.

Na foto estão: Elivan Cardoso, gerente da agência Sicoob de São Mateus; Maria da Paz, diretora executiva do banco; o prefeito Solimar e Jadson Sales, diretor de riscos da instituição.

#Agenda 19/06/2023 GABINETE DO PREFEITO Sesi Itinerante realiza mais de 10 mil atendimentos em Matões do Norte

Mais de 10 mil atendimentos foram realizados pelo Sesi Itinerante em apenas três dias de atividades em Matões do Norte! Com uma estrutura ampla que trouxe promoção da saúde, cultura, recreação, solidariedade e até treinamento profissional aos cidadãos nortematoenses e moradores de cidades próximas.

O prefeito Solimar Alves e Diogo Lima, superintendente do Sesi no Maranhão, visitaram as diversas atividades oferecidas na ação e verificaram o quanto a população aproveitou os três dias da iniciativa no município. A caravana permaneceu estacionada em frente ao Estádio Municipal Thiago Ferreira nos dias 13, 14 e 15 de junho, sempre das 8h às 17h.

O Sesi trouxe ao município cerca de 50 profissionais, entre médicos, dentistas, enfermeiros, farmacêuticos, motoristas, nutricionistas, jornalista, além de pessoal de apoio, manutenção e montagem. A parceria com a Prefeitura Municipal prestou apoio logístico e institucional à ação, também contribuindo com a presença de servidores municipais que engrandeceram a iniciativa, como enfermeiros, técnicos da Defesa Civil, dentre outros.

O prefeito destacou o porte da ação encabeçada pelo Sesi e ressaltou a importância de iniciativas como essa para as diversas comunidades de nosso estado. "Essa caravana é grande, nunca imaginei que tinha essa amplitude toda, promovendo milhares de atendimentos e fazendo o bem às comunidades que tem mais dificuldade de acesso aos serviços trazidos nesta semana", avaliou Alves.

"A nossa média de atendimentos está acima dos 10 mil, um número expressivo que mostra o tamanho da importância desta ação e reafirma o compromisso social do Sesi com nosso estado", afirmou Lima. O Sesi Itinerante já esteve em 13 municípios maranhenses, contando 21 edições do evento.

A moradora do bairro Novo Tempo Edna Lopes, que recebeu a caravana com a Sopa Solidária, agradeceu a presença do Sesi e da Prefeitura em sua comunidade. "Amei a iniciativa, gostaria que viessem mais vezes porque toda ajuda sempre será bem-vinda, principalmente entre os que mais precisam", disse a dona de casa.

Confira os números do Sesi Itinerante em Matões do Norte:

Dia 13/06/2023
Pessoas: 1.574
Atendimento: 2.375

Dia 14/06/2023
Pessoas: 2.877
Atendimentos: 4.094

Dia 15/06/2023
Pessoas: 2.698
Atendimentos: 3.645

TOTAL MAT
ÕES DO NORTE
Pessoas: 7.149
Atendimentos:10.214

#Parceria 12/06/2023 GABINETE DO PREFEITO Sesi Itinerante chega a Matões do Norte esta semana

Serão três dias de atendimento em saúde, recreação infantil e promoção da cultura maranhense. É o Sesi Itinerante, ampla ação de mobilização social realizada pelo Sesi, que estará em Matões do Norte nos dias 13, 14 e 15 de junho, com o apoio da Prefeitura Municipal.

A caravana vai estacionar na avenida Doutor Antonio Sampaio, em frente ao Estádio Municipal Thiago Ferreira e vai oferecer diversos serviços no horário das 8h às 17h. De acordo com informações da Fiema, o Sesi mobiliza unidades móveis de odontologia, oftalmologia, clínico geral, pediatria, laboratório, cultura e alimentação e nutrição, além de caminhão baú e ônibus para transporte da equipe.

A cada versão do projeto é convocada uma equipe com cerca de 50 profissionais, entre médicos, dentistas, enfermeiros, farmacêuticos, motoristas, nutricionistas, jornalista, além de pessoal de apoio, manutenção e montagem. ·Esta é uma maneira de reforçar o compromisso social do Sesi, com solidariedade às pessoas e em parceria com outras instituições privadas, públicas ou da sociedade civil organizada", explicou Diogo Lima, superintendente da entidade.

A ideia é trazer solidariedade e cuidado ao povo nortematoense, numa iniciativa que já passou por outros municípios, como Santa Rita, Urbano Santos, Conceição do Lago-Açu, a capital São Luís e agora estará à disposição da população de Matões do Norte.

O prefeito Solimar Alves convida todos a participar e aproveitar os serviços ofertados, lembrando que todo o esforço do Sesi reebe apoio integral e logístico da Prefeitura de Matões do Norte. "Aproveitem a oportunidade, esta ação está sendo desenvolvida com todo o carinho e o cuidado que nosso povo merece", destaca o gestor.

#Parceria 09/06/2023 GABINETE DO PREFEITO Matões do Norte inaugura Sala do Termo Judiciário para acesso da população à Justiça

Foi inaugurado o espaço do Termo Judiciário de Matões do Norte, uma parceria entre a Prefeitura de Matões do Norte e a Corregedoria Geral de Justiça do Maranhão que trouxe para o município a sala ‘Justiça de Todos' do Tribunal de Justiça e o atendimento da Defensoria Pública, por meio da ‘Sala Verde'. Na oportunidade, foi assinado o Acordo de Cooperação Técnica que viabiliza a parceria para o funcionamento dos serviços.

A entrega do espaço aconteceu nesta quarta-feira (07), contando com a presença do desembargador Marcelino Chaves Everton, no exercício da Corregedoria Geral do TJ; do juiz Guilherme Valente e do promotor Márcio Antônio Alves, da comarca de Cantanhede; do defensor público Gil Henrique Faria; do presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Wallas Lisboas; e diversas autoridades municipais.

Com o espaço, o cidadão terá a oportunidade de participar de audiências por videoconferência aqui mesmo no município, possibilitando que os atos processuais sejam realizados de forma a reduzir o tempo de duração do processo. No caso da Sala Verde da Defensoria, o acesso aos serviços também se dará de forma telepresencial.

O prefeito Solimar Alves destacou que o espaço deixará a Justiça mais próxima dos cidadãos nortematonses, sem a necessidade de se deslocar para outros municípios quando precisar destes serviços, além de garantir atendimento jurídico a quem precisar de advogado. "Este espaço é de justiça para todos, principalmente para os que mais precisam: as pessoas mais humildes que têm uma dificuldade enorme de chegar até um advogado, um juiz, um promotor ou um desembargador. Agora será diferente", enfatizou o gestor municipal.

O desembargador Marcelino Chaves informou que a sala Justiça de Todos de Matões do Norte é a 94ª inaugurada pelo Sistema de Justiça do Maranhão no estado. "O espaço garante a acessibilidade à Justiça e à cidadania plena dos nortematoenses. O prefeito Solimar está de parabéns por ter respondido a este chamado, oportunizando este acesso·, enfatizou o segundo vice-presidente do Tribunal de Justiça.

De acordo com o defensor público Gil Henrique Faria, que durante o ato representou o Defensor Geral do Estado Gabriel Furtado, a presença da Defensoria Pública assegura o pleno acesso à justiça, com a disponibilização de defensores a famílias de baixa renda. "Matões do Norte é o 34º município a receber a Sala Verde da Defensoria Pública do Maranhão. O cidadão terá aqui todo o atendimento que antes só era possível se ele fosse a Cantanhede, o que não será mais necessário. Parabenizamos o prefeito Solimar pela sensibilidade em atender a este anseio da população", esclareceu o defensor auxiliar da Defensoria Geral.

#IgualdadeRacial 08/06/2023 GABINETE DO PREFEITO Matões do Norte realiza encontro sobre promoção da Igualdade Racial

Nesta quarta-feira (07), o prefeito Solimar Alves recebeu Socorro Guterres, secretária adjunta de Igualdade Racial do Governo do Estado do Maranhão, durante o 1º Encontro Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Matões do Norte.

O encontro apresentou as políticas municipais que tem sido ofertadas às comunidades quilombolas de nosso município, além de estabelecer cooperação técnica entre a gestão Solimar Alves e a Secretaria Estadual da Igualdade Racial.

#Agenda 07/06/2023 GABINETE DO PREFEITO Corpus Christi: Prefeito Solimar decreta ponto facultativo

O prefeito Solimar Alves decretou ponto facultativo no município de Matões do Norte nesta quinta (08) e sexta-feira (09) em função do Feriado de Corpus Christi, celebrado em todo o país no dia 08 de junho.

O decreto está disponível no site da Prefeitura: https://www.matoesdonorte.ma.gov.br/diario/905/Diario_20_2023.pdf

#ConselhoTutelar 06/06/2023 GABINETE DO PREFEITO CMDCA publica inscrições deferidas para eleição do Conselho Tutelar de Matões do Norte

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente anuncia mais uma etapa do processo de eleição dos novos conselheiros tutelares de Matões do Norte cumprida: a publicação das inscrições deferidas para participar do processo eleitoral do Conselho Tutelar. Anuncia também que está mantida a próxima etapa, a prova de conhecimentos específicos, marcada para 18 de junho.

Confira outros detalhes no ato publicado em nosso site: https://www.matoesdonorte.ma.gov.br/diario/900/Diario_356_2023.pdf

#IgualdadeRacial 06/06/2023 GABINETE DO PREFEITO Participe do Encontro de Políticas de Igualdade Racial de Matões do Norte

Participe do 1º Encontro de Políticas de Promoção da Igualdade Racial de Matões do Norte e conheça o trabalho que vem sendo realizado pela Gestão Solimar Alves em prol do atendimento e acompanhamento das comunidades quilombolas nortematoenses!

- Encontro de Políticas de Promoção da Igualdade Racial de Matões do Norte

- 07 de junho

- Às 8h30 da manhã

- Na Câmara Municipal de Matões do Norte

A ação contará com a presença de Socorro Guterres, secretária adjunta de Igualdade Racial do Governo do Maranhão e presidente do Conselho Estadual de Igualdade Racial. Ela vai proferir a palestra magna do Encontro. Participe!

#Saúde 05/06/2023 GABINETE DO PREFEITO Comitiva de Matões do Norte participa de encontro do Ministério da Saúde sobre atenção primária

O prefeito Solimar Alves participou nesta sexta-feira, do encontro Saúde Itinerante promovido pela Famem em parceria com o Ministério da Saúde. O evento aconteceu no auditório Fernando Falcão da Assembleia Legislativa e tratou sobre a importância da Atenção Primária em Saúde, com foco no trabalho realizado nos municípios, com o objetivo de melhorar e ampliar o atendimento.

O prefeito foi acompanhado de Wallas Lisboa, presidente da Câmara de Matões do Norte, de Jenilson Neves, secretário municipal de Saúde e Dailana Silva, coordenadora municipal da atenção básica em Saúde.

Nas fotos, o prefeito e a comitiva aparecem com o deputado estadual Carlos Lula e com o superintendente do Ministério da Saúde no Maranhão, Glinoel Garreto.

#Educação 02/06/2023 GABINETE DO PREFEITO Jardim Pequeno Príncipe recebe tablets interativos para alfabetização

O prefeito Solimar Alves entregou nesta quinta-feira (01), 35 tablets interativos aos alunos do Jardim de Infância Pequeno Príncipe. Os equipamentos servirão como apoio ao processo de alfabetização dos pequenos enquanto estiverem na pré-escola.

Os tablets foram entregues por meio do programa Tempo de Aprender, uma parceria entre a Semed e o Ministério da Educação que busca facilitar a alfabetização de crianças da pré-escola e do 1º e 2º anos do fundamental.

#Gestão 31/05/2023 GABINETE DO PREFEITO Audiência pública garante participação popular na construção do orçamento de Matões do Norte

Nesta quarta-feira (31), a gestão Solimar Alves apresentou em audiência pública as metas fiscais cumpridas pela Prefeitura de Matões do Norte neste 1º quadrimestre de 2023, em atendimento à Lei de Responsabilidade Fiscal que orienta a Administração Pública.

O Legislativo Municipal também discutiu as prioridades e metas que o povo nortematoense apresentou para a Lei de Diretrizes Orçamentárias a ser votada e aprovada pelos vereadores. A LDO também servirá para orientar a elaboração da LOA, a Lei Orçamentária Anual.

A audiência atende à necessidade do orçamento participativo em nosso município, levando a população a participar da elaboração do plano que vai guiar a gestão no ano que vem. A expectativa é que a Câmara leve a proposta para votação em plenário em breve.

#Parceria 30/05/2023 GABINETE DO PREFEITO Matões do Norte presente em reunião preparatória do Programa Paz no Campo

Técnicos das secretarias da Infraestrutura e do Meio Ambiente de Matões do Norte participaram de reunião técnica promovida pela Famem - Federação dos Municípios do Maranhão e pelo Iterma - Instituto de Colonização e Terras do Maranhão nesta segunda (29), em São Luís.

O encontro apresentou as tratativas do programa Paz no Campo, que vai trabalhar a regularização fundiária rural, sendo fruto de parceria do Iterma, com os municípios maranhenses, através da Famem. A ideia é regularizar a titulação de terras no estado, garantindo segurança jurídica ao homem do campo.

A reunião foi realizada no auditório da Famem, com a presença de Ivo Rezende, prefeito de São Mateus e presidente da entidade; e de Anderson Ferreira, presidente do Iterma; além de técnicos de diversos municípios maranhenses.

Representando Matões do Norte estiveram a secretária adjunta de Infraestrutura Vilma Corrêa; o coordenador de Paisagismo da Sec. do Meio Ambiente, Jamilson Ferreira; e os técnicos Marcelo Rocha, Ardevan Telles e Maycon Bruno, em atendimento à determinhação do prefeito Solimar Alves.

De acordo com a Famem, o programa será oficialmente lançado neste mês de junho, em solenidade que contará com a presença dos prefeitos maranhenses.

#Mulher 26/05/2023 GABINETE DO PREFEITO Matões do Norte presente em encontro com ministras em São Luís

O município de Matões do Norte mandou suas representates para participar do Fórum Estadual de Políticas Pùblicas para Mulheres, promovido nos dias 24 e 25 de maio em São Luís, pela Secretaria Estadual da Mulher.

A coordenadora municipal da Mulher, Edith Almeida, a técnica Linda Maria e a assistente social Enágila Barbosa representaram nosso município durante o evento, que contou com a presença da ministra da Mulher, Cida Gonçalves; da ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara; e do ministro do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias.

O fórum discutiu políticas públicas voltadas para a promoção da igualdade de gênero e oportunidades para que as mulheres possam desenvolver, cada vez mais, suas potencialidades, contando com a participação de mulheres de diversas partes do Maranhão.

Nas fotos, as representantes de nosso município aparecem ao lado da secretária estadual da Mulher, Abigail Cunha e da ministra Cida Gonçalves.

#Parceria 25/05/2023 GABINETE DO PREFEITO Maio Amarelo é tema de palestra em escolas de Matões do Norte

Os alunos da Escola Municipal Erasmo Marcelino Lopes receberam, esta semana, uma palestra sobre Educação para o Trânsito em mais uma ação integrante da campanha Maio Amarelo em nosso município. A palestra foi conduzida pelo palestrante Oziel Lima.

O Movimento Maio Amarelo trabalha a proposta de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo e seguindo esta premissa, a Câmara de Vereadores de Matões do Norte instituiu a última semana do mês como a Semana Municipal do Trânsito, numa iniciativa do vereador Joaquim da Agricultura.

Estiveram presentes à palestra Wallas Lisboa, presidente da Câmara de Matões do Norte; o vereador Joaquim da Agricultura; e o secretário de Educação Domingos Casa Nova.

#Gestão 24/05/2023 GABINETE DO PREFEITO Prefeito Solimar lança programa Minha Casa Legal

O prefeito Solimar Alves lançou na última semana, o projeto Minha Casa Legal, que vai promover a regularização fundiária urbana dos imóveis do bairro Parque Nacional I, em mais uma ação de desenvolvimento e melhoria da qualidade de vida de nossa população.

A ação será feita em parceria com o Consórcio Conlagos e o Iterma, sob a coordenação do prefeito Solimar Alves.

#AssistênciaSocial 23/05/2023 GABINETE DO PREFEITO 3ª Conferência dos Direitos da Criança e do Adolescente acontece esta semana

Venha apresentar suas propostas e participar do debate de ideias para as políticas públicas voltadas para as crianças e adolescentes de nosso município durante a 3ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, uma realização de uma rede de parceiros com o apoio da Prefeitura Municipal de Matões do Norte.

O QUÊ: 3ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente

QUANDO: 25 de maio, quinta

QUE HORAS: Às 8h da manhã

ONDE: Câmara Municipal de Vereadores

#DefesaCivil 22/05/2023 GABINETE DO PREFEITO Defesa Civil coordena retorno de famílias atingidas por fortes chuvas

As famílias que tiveram suas residências invadidas pela água durante o período mais intenso das chuvas que ocorreram em Matões do Norte, puderam retornar às suas casas na última semana, com o apoio da Coordenação Municipal da Defesa Civil.

As três famílias, moradoras dos bairros Novo Tempo I e II, passaram três meses alocadas em moradias pagas com aluguel social, viabilizado pela Prefeitura Municipal de Matões do Norte.

De acordo com Erick Diniz, da coordenação de Defesa Civil, o trabalho de realocação das famílias contou com a participação da 1ª turma de Bombeiros Civis de Matões do Norte e a orientação do prefeito Solimar Alves.

#Mulher 19/05/2023 GABINETE DO PREFEITO Membros do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher são empossados em Matões do Norte

Nesta semana foram empossados os dez conselheiros titulares e os dez suplentes do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Matões do Norte para um mandato de dois anos.

A entidade atuará no planejamento e acompanhamento de ações voltadas para as políticas públicas da Mulher em nosso município, atuando em conjunto à Coordenação Municipal da Mulher.

#AssistênciaSocial 19/05/2023 GABINETE DO PREFEITO Matões do Norte realiza Caminhada do 18 de maio

Matões do Norte fez bonito e levou uma multidão às ruas para a Caminhada alusiva ao 18 de maio, data que marca a Campanha Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Diversos parceiros contribuíram para esta ação que em nosso município, foi encampada pelo prefeito Solimar Alves.

#Segurança 18/05/2023 GABINETE DO PREFEITO PM divulga novo número de atendimento em Matões do Norte

O destacamento da Polícia Militar em Matões do Norte divulgou o novo número de celular para auxílio e socorro à nossa comunidade!

Salve e compartilhe este número. Ajude a manter a segurança de nosso município.

#AssistênciaSocial 18/05/2023 GABINETE DO PREFEITO 18 de Maio é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

A Campanha Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes tem origem em um triste acontecimento ocorrido há exatos 50 anos: em 18 de maio e 1973, a menina Araceli Crespo, de apenas 8 anos, foi vítima de um crime sexual que chocou o país.

Apesar de sua natureza, o crime continua impune, mas ele mobilizou estratégias de enfrentamento para que outras crianças e adolescentes não vivenciem a tristeza da violência sexual. De lá para cá, o Estatuto da Criança e do Adolescente passou a ser o marco legal e regulatórios dos direitos das crianças e adolescentes brasileiras.

Por esta razão, o 18 de maio é considerado uma data emblemática, pois convida toda a sociedade a participar de ações afirmativas em defesa de crianças e adolescente, como a nossa caminhada desta tarde.

E lembrem-se do canal de denúncias sobre abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes: Disque 100.

#Agenda 18/05/2023 GABINETE DO PREFEITO Prefeito Solimar Alves vai ao Iterma tratar de regularização fundiária

O prefeito Solimar Alves foi recebido esta semana por Larissy Uchoa, assessora da presidência do Iterma, o Instituto de Colonização e Terras do Maranhão. Eles falaram sobre o processo de regularização fundiária, que o gestor municipal busca implantar em nosso município.

A reunião é um desdobramento do Congresso Municipalista da Famem, ocorrido em março, ocasião em que a Famem e o Iterma assinaram acordo de cooperação técnica com a finalidade de acelerar o processo de regularização fundiária nos municípios maranhenses. A comitiva de Matões do Norte esteve presente ao congresso.

Durante a reunião, Larissy prestou as primeiras orientações à equipe do prefeito Solimar sobre o tema, sendo a responsável pelo acordo de cooperação no Iterma. Também estiveram na reunião Diego Araújo, secretário municipal de Governo e Comunicação; Jamilson Ferreira, coordenador de paisagismo da secretaria municipal de Meio Ambiente; além da assessoria técnica da Famem.

#ConselhoTutelar 15/05/2023 GABINETE DO PREFEITO Prorrogadas as inscrições para seletivo de conselheiros tutelares de Matões do Norte

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente anuncia a PRORROGAÇÃO DO PRAZO de inscrições para o processo seletivo de novos conselheiros e conselheiras tutelares em Matões do Norte.

Agora, é possível inscrever-se para participar da seleção até sexta-feira, 19 de maio. O calendário do seletivo ficou assim:

Inscrições - de 12 de abril a 19 de maio de 2023

Local: Secretaria Municipal de Assistência Social

Prova de Conhecimentos Específicos - 18 de junho de 2023

Avaliação psicológica - 16 de junho de 2023

Eleição direta entre os selecionados - 01 de outubro de 2023

Confira aqui a resolução: https://www.matoesdonorte.ma.gov.br/diario/884/Diario_351_2023.pdf

#Infraestrutura 12/05/2023 GABINETE DO PREFEITO Prefeito Solimar cumpre agenda com equipe técnica da infraestrutura

O prefeito Solimar Alves cumpriu agenda extensa esta semana com a equipe técnica da Secretaria Municipal da Infraestrutura. Inicialmente, ele circulou por alguns espaços do município que receberão obras de melhoria nos próximos meses.

Um deles foi a Quadra Poliesportiva Benedito Dutra Aragão, que será reformada e ampliada este ano. Junto com a equipe de engenheiros, arquitetos e projetistas, ele avaliou a área que receberá o benefício.

A agenda foi encerrada com uma reunião fechada, onde foram definidas os próximos passos para implantação de melhorias estruturais que vão melhorar a qualidade de vida de nossa população.

#Parceria 11/05/2023 GABINETE DO PREFEITO Matões do Norte participa de Semana Nacional do Registro Civil

As ações da Semana Nacional do Registro Civil também aconteceram em Matões do Norte, com um encontro realizado no auditório da Câmara Municipal de Vereadores nesta terça-feira (09), apresentando os objetivos da campanha "Registre-se", encampada pelo cartório do município e pela Prefeitura Municipal.

A tabeliã Antônia de Lima esclareceu que a campanha busca reduzir o número de pessoas sem registro de nascimento, ampliando o acesso de todos à documentação civil básica, necessária para ter acesso a serviços públicos de saúde, educação, Justiça, e a programas sociais.

O encontro contou com a presença de Wallas Lisboa, presidente da Câmara de Vereadores, onde representou o gestor municipal Solimar Alves, a equipe do Cartório de Matões do Norte, os vereadores Alan de Coivaras e Eliane Leite e os secretários municipais Francinécia Viana (Assistência Social), Domingos Casa Nova (Educação) e Manoel Póvoas (Agricultura).

#Educação 08/05/2023 GABINETE DO PREFEITO Jogos Escolares Nortematoenses marcam início do JEMs no município

Durante todo este sábado (06), alunos de 5 escolas da sede e da zona rural de nosso município competiram em 13 equipes durante os Jogos Escolares Nortematoenses, ação que marca a etapa municipal dos Jogos Escolares Maranhenses (JEMs) em Matões do Norte.

A modalidade escolhida para levar nosso município ao JEMs foi o futsal, com equipes masculina e feminina nas categorias infanto-juvenil, com jovens entre 15 e 16 anos; e infantil, com estudantes de 14 e 15 anos.

Para o prefeito Solimar Alves, o momento é festivo, mas também de responsabilidade para os estudantes. "Sabemos que os vencedores, os classificados desta competição vão representar nosso município na próxima etapa do JEMs e contamos muito com o talento desses jovens para sermos bem representado", avaliou o gestor municipal.

Após a competição, a Secretaria Municipal de Educação está preparando as listas com os convocados para formar as seleções nortematoenses que jogarão na etapa regional do JEMs 2023.

#Agenda 04/05/2023 GABINETE DO PREFEITO Prefeito Solimar busca apoio para desenvolvimento rural de Matões do Norte

O prefeito Solimar Alves esteve reunido em Brasília com Loroana Santana, diretora executiva da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater), órgão voltado para promover e apoiar a disseminação de tecnologias apropriadas para o desenvolvimento de pequenas propriedades rurais.

O gestor municipal foi acompanhado do secretário municipal de Governo e Comunicação, Diego Araújo, em busca de parcerias futuras para ampliar a ação da Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Econômico junto aos pequenos produtores de nosso município.

#Agenda 03/05/2023 GABINETE DO PREFEITO Prefeito Solimar se reúne com ministro das Comunicações em Brasília

Ainda cumprindo agenda em Brasília esta semana, o prefeito Solimar Alves esteve na Esplanada dos Ministérios reunido com Juscelino Filho, ministro das Comunicações do Governo Lula.

Na pauta da reunião foram discutidas futuras parcerias para o município de Matões do Norte, incluindo a possibilidade de melhoria da conectividade das escolas da zona rural de nosso município. Também participou da reunião Diego Araújo, secretário municipal de Governo e Comunicação.

#Agenda 03/05/2023 GABINETE DO PREFEITO Prefeito Solimar e Hildo Rocha se reúnem no Ministério das Cidades

Como parte da agenda de compromissos do prefeito Solimar Alves em Brasília, o gestor esteve reunido com Hildo Rocha, secretário executivo do Ministério das Cidades e com Diego Araújo, secretário municipal de Governo e Comunicação de Matões do Norte.

No encontro, Hildo Rocha reafirmou seu compromisso com o município de Matões do Norte e garantiu ao prefeito Solimar que se mantém disponível para dar continuidade à parceria que já mantém com nossa cidade.

#Agenda 02/05/2023 GABINETE DO PREFEITO Prefeitura apoia campanha Maio Amarelo em Matões do Norte

Começou mais uma edição da campanha Maio Amarelo, colocando em pauta o tema TRÂNSITO para toda a sociedade! O movimento estimula a participação da população, poder público, empresas e entidades na discussão e desenvolvimento de ações para um trânsito mais seguro e humano.


É bom lembrar que todos fazemos parte do trânsito: condutores de veículos, pedestres e ciclistas. E estar atento às necessidades de todos os envolvidos no processo é nosso ponto de partida para que nossa cidade tenha um trânsito seguro para todos.

A Prefeitura Municipal de Matões do Norte e o prefeito Solimar Alves apoiam essa ideia.

#Agenda 02/05/2023 GABINETE DO PREFEITO Prefeito Solimar se reúne com Senador Weverton Rocha em Brasília

O prefeito Solimar Alves cumpre agenda em Brasília esta semana e nesta terça-feira (02), foi ao Senado Federal onde esteve reunido com o senador Weverton Rocha.

Na oportunidade, o prefeito e o senador reafirmaram a firme parceria do mandato de Weverton com o município de Matões do Norte. Também participou da reunião Diego Araújo, secretário municipal de Governo e Comunicação.

#Saúde 28/04/2023 GABINETE DO PREFEITO Prefeitura entrega 4ª UBS da gestão Solimar Alves

O povoado Ponto Certo recebeu a 4ª Unidade Básica de Saúde construída pela Gestão Solimar Alves no município de Matoes do Norte, na realização de um antigo sonho da comunidade de levar atendimento em saúde para dentro da localidade.

A UBS Ponto Certo recebeu o nome da moradora mais antiga da região, a falecida Sra Raimundo Aldenora Correa. A unidade contará com o atendimento de uma equipe multidisciplinar que inclui médica, enfermeira, psicóloga, terapeuta ocupacional, fonoaudióloga e dentista.

Além de atender ao povoado Ponto Certo, a nova UBS vai beneficiar as comunidades de Boa Esperança 2, Lagoa Grande, Marajá 1 e 2, Santa Rosa, Lago do Coco, Santo Antônio e outros.

A entrega contou com a presença especial do deputado Glalbert Cutrim, além de Wallas Lisboa, presidente da Câmara Municipal, vereadores, secretários e coordenadores municipais e comunidade.

#IgualdadeRacial 26/04/2023 GABINETE DO PREFEITO Matões do Norte é destaque na Secretaria Estadual de Igualdade Racial

Em reunião realizada em São Luís nesta semana, entre a equipe da Coordenação de Promoção da Igualdade Racial e a equipe técnica da Secretaria de Estado da Igualdade Racial, foi destacada a atuação do município de Matões do Norte no tocante às responsabilidades municipais junto às comunidades quilombolas.

A coordenadora estadual do Sistema Estadual de Promoção da Igualdade Racial, Ana Cristina, que faz o acompanhamento destas políticas junto aos municípios, afirmou que a gestão Solimar Alves tem conseguido levar as políticas públicas de Promoção da Igualdade Racial às diversas comunidades remanescentes de quilombos em nosso município, citando os esforços em educação, saúde, saneamento básico, merenda escolar, acompanhamento médico, dentre outros, que são continuamente ofertados nestas comunidades.

Para ela, a implantação do Conselho Municipal de Igualdade Racial de Matões do Norte é mais um indicador do compromisso do prefeito Solimar com a questão dos quilombolas em nosso estado.

Estiveram presentes à reunião a secretária-adjunta e presidente do Conselho Estadual de Igualdade Racial, Socorro Guterres, o coordenador municipal de Igualdade Racial de Matões do Norte, Charlom Alves e a técnica da coordenação de nosso município, Linda Maria.

#SEGURANÇAPUBLICA 20/04/2023 GABINETE DO PREFEITO Segurança Pública é tema de reunião ampliada em Matões do Norte

O prefeito Solimar Alves presidiu nesta quarta-feira (19) uma reunião ampliada para tratar de Segurança Pública nas escolas e nas comunidades de Matões do Norte. Na abertura da reunião, que contou com a presença de técnicos da secretaria de Educação, o gestor esclareceu que a iniciativa visa ampliar o policiamento preventivo no município.


Participaram da reunião o major Hamilton Alves, comandante do Batalhão da PM de São Mateus, o delegado Renilto Ferreira, titular da delegacia de Miranda do Norte; o tenente Alex, comandante de área da PM; o subtenente Ismael Souza, comandante do destacamento da PM em Matões do Norte; o vereador Wallas Lisboa, presidente da Câmara Municipal; o secretário de Educação, Domingos Casanova; além dos demais secretários e coordenadores municipais.

#IgualdadeRacial 18/04/2023 GABINETE DO PREFEITO Membros do Conselho Municipal de Igualdade Racial de Matões do Norte são empossados

As lideranças políticas de Matoes do Norte conheceram nesta segunda-feira (17), os conselheiros da Igualdade Racial no município. Quinze titulares e suplentes, representando o poder público e a sociedade civil organizada, vão garantir a participação popular no planejamento de ações voltadas para as comunidades quilombolas de nosso município.

Atualmente, duas comunidades nortematoenses são certificadas em âmbito federal e estadual como Comunidade Quilombola e outros sete povoados são reconhecidos tradicionalmente como remanescentes de quilombos.

Estavam presentes na reunião, o presidente da Câmara Municipal, Wallas Lisboa, o chefe de gabinete Jean Miranda, além de secretários, coordenadores e outras autoridades municipais, bem como a equipe técnica da Coordenação Municipal de Igualdade Racial.

#Agenda 15/04/2023 GABINETE DO PREFEITO Prefeito Solimar Alves se reúne com representantes da PM

O prefeito Solimar Alves esteve reunido nesta sexta-feira (14) com o comandante de área da PM, o tenente Alex; e o comandante da PM em Matoes do Norte, o subtenente Ismael Souza, para alinhar ações relativas à segurança pública em nosso município.

O principal tema da reunião foi acertar a ampliação de ações de caráter preventivo na cidade, como o policiamento comunitário e a radiopatrulha, visando prevenir a ocorrência de crimes ou infrações que ameacem a segurança dos nossos cidadãos.

#Educação 14/04/2023 GABINETE DO PREFEITO Matões do Norte adere aos Jogos Escolares Maranhenses - JEMs 2023

O Prefeito Solimar Alves assinou nesta quinta-feira (13), o termo que confirma a participação do município de Matoes do Norte nos Jogos Escolares Maranhenses 2023 - JEM's.

O JEMs 2023 traz a temática "Esporte para Todos" e é considerado o maior evento do esporte educacional maranhense e o 4° maior de todo país. Este ano, os jogos terão uma ação mais integrada com os municípios.

Para o prefeito Solimar Alves, incentivar o esporte entre os estudantes é um dos caminhos mais seguros para o desenvolvimento da juventude.

"O esporte tem grande impacto na saúde mental e física das pessoas, especialmente das crianças e adolescentes e ainda ajuda a desenvolver habilidades e talentos, o que é decisivo para formação de futuros cidadãos", avaliou o prefeito.

A abertura da etapa estadual do JEMs 2023 está prevista para o mês de julho.

#Agenda 11/04/2023 GABINETE DO PREFEITO Prefeito Solimar recebe membros da Associação de Moradores do Povoado Palmeiral 1

O prefeito Solimar Alves esteve reunido com membros da Associação dos Moradores do Povoado Palmeiral 1 esta semana, tratando de demandas da comunidade. Eles solicitaram apoio da Prefeitura para melhorias em infraestrutura na comunidade, assim como apoio para a entidade.

Estiveram presentes à reunião Maria José Costa, Luciane Sousa, Silvino Alves, Silvestre e Antônio Luis, dentre outros. Acompanharam o prefeito durante a reunião o presidente da Câmara de Vereadores, Wallas Lisboa; o secretário de Infraestrutura Felipe Emanuel; o secretário de Governo Diego Araújo e os assessores Jeosafá Oliveira e Rafael Barbosa.

#Agenda 06/04/2023 GABINETE DO PREFEITO Páscoa Solidária distribui 13 toneladas de pescado em Matões do Norte

A meta a ser cumprida foi ousada: distribuir pescado entre todas as famílias de Matões do Norte para manter a tradição de comer peixe na semana que antecede a Páscoa. E os esforços começaram na captura do peixe diretamente no criatório, passando pela logística de fazer o peixe chegar à mesa dos nortematoenses.

O prefeito Solimar Alves esteve presente em todas as etapas da ação, fazendo questão de vivenciar este momento de solidariedade com a população nortematoense.

·Já é tradicional no nosso município irmos de casa em casa entregando pescado, promovendo esse momento de solidariedade em que muitos voluntários nos acompanham nessa distribuição. É uma tradição em Matões do Norte fazer a ceia de Páscoa com o peixe na mesa", explicou o prefeito.

Oitenta e três povoados e todos os bairros da sede receberam cerca de 13 toneladas de peixe, ação que foi bem reconhecida por quem foi beneficiado. É o caso da moradora do povoado Palmeiral 1, Maria José Portela. "Tem tanta gente precisando de um ajuda, especialmente nesse momento do ano em que os alimentos acabam ficando mais caros", avaliou a pequena produtora rural.

O aposentado José Raimundo lembrou que muitas famílias precisam de iniciativas como essa. "Nem todos precisam, mas muitos precisam", destacou o morador da sede do município.

E é com essa mensagem de solidariedade que a equipe de servidores municipais de Matões do Norte e o prefeito Solimar desejam a todos os nortematoenses uma Feliz Páscoa.

#Agenda 04/04/2023 GABINETE DO PREFEITO Prefeito Solimar convida para Páscoa Solidária de Matões do Norte

Chegou mais uma Semana Santa e este é um ciclo que renova nossas esperanças e revive em nossa comunidade o sentimento de solidariedade, trazendo mais uma edição da PÁSCOA SOLIDÁRIA, que contará com a distribuição prevista de 10 toneladas de pescado para as famílias nortematoeses.

A ação se dará nos dias 05 e 06 de abril, das 8h às 18h, nos povoados e na sede do município, com entrega direta nas casas dos moradores.

O QUÊ: Páscoa Solidária com entrega de peixe para as famílias
QUANDO:
05 e 06 de abril

ONDE: Nos povoados e na sede

HORÁRIO: 8h às 18h

#Cultura 03/04/2023 GABINETE DO PREFEITO Prefeitura de Matões do Norte abre inscrições para banda musical

O prefeito Solimar Alves reestruturou e agora viabiliza uma nova formação da Banda Musical de Matões do Norte, que abre inscrições em nosso município!

INSCRIÇÕES BANDA MUSICAL DE MATÕES DO NORTE

De 03 a 14 de abril

Na Casa da Cultura

Das 8h às 12h e das 14h às 18h

Para alunos do 5º ao 9º ano

Venha você também fazer parte dessa nova história!

#Agenda 28/03/2023 GABINETE DO PREFEITO Prefeito Solimar Alves cumpre agenda em Brasília

O prefeito Solimar Alves está cumprindo uma agenda extensa na capital federal, onde participou de uma reunião técnica no FNDE, acompanhada da assessora técnica da Semed, Luciany Penha; e do secretário de Governo, Diego Araújo.

O prefeito também esteve no Ministério das Cidades, onde reuniu-se com Hildo Rocha, que responde pela Secretaria Executiva da pasta; e no Ministério da Justiça, onde foi recebido pelo ministro Flávio Dino. Um encontro com o prefeito José Martinho (Cantanhede) também esteve na pauta.

A agenda de compromissos do prefeito Solimar em Brasília segue até sexta-feira (31).

#MeioAmbiente 27/03/2023 GABINETE DO PREFEITO Prefeito Solimar se reúne com empresa internacional de energia limpa

Na última semana, o prefeito Solimar Alves esteve reunido com a equipe técnica da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e representantes da empresa Next Fuel, que explora a produção de combustível ecológico a partir de materiais orgânicos fartamente encontrados em nossa região, como cascas de babaçu e capim.

Estiveram com o prefeito os assessores técnicos da Sema Jorge Cunha e Aldmax Martins; o presidente da empresa austríaca Next Fuel, Wolfgang Moser; o presidente da Sowitec Brasil, Thomans Schulteiss; e o consultor de rojetos sustentáveis Daniel Câmara, além de assessores e secretários, como Jeosafá Oliveira, Diego Araújo e Jean Miranda.

A ideia foi prospectar a viabilidade da implatanção de um projeto que tenha a energia limpa como principl produto, atrelando a produção ao uso de créditos de carbono - discussão que está em pauta na Câmara dos Deputados e pode beneficiar diversos municípios brasileiros, incluindo Matões do Norte que pode atuar no fornecimento de matéria-prima ao projeto.

De acordo com Jorge Cunha, os potenciais consumidores para o produto são empresas como usinas termelétricas já instaladas no Maranhão e que atualmente se abastecem de carvão mineral importado, com alto teor poluente. "A substituição do produto importado terá uma série de impactos econômicos que vão desde a contratação de mão de obra local, até o estímulo do uso de energia limpa em nosso estado", explicou.

O prefeito Solimar apoia a iniciativa, e durante a reuião, colocou a equipe da Sema como agente mobilizador em torno do tema em nosso municipio.

#Gestão 27/03/2023 GABINETE DO PREFEITO Prefeitura decreta luto oficial por morte do ex-vice-prefeito de Matões do Norte

O prefeito Solimar Alves decretou luto oficial de três dias em função do falecimento do ex-prefeito e ex-presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Matões do Norte, senhor Raimundo Nilo Maciel, falecido neste fim de semana.

Confira o decreto oficial: https://matoesdonorte.ma.gov.br/arquivos/212/DECRETO_51_2023_0000001.pdf

#Educação 18/03/2023 GABINETE DO PREFEITO Prefeito Solimar entrega quadra coberta a escola do povoado Coivaras

A comunidade de Coivaras está em festa! A Prefeitura de Matões do Norte entregou nesta sexta (17) a quadra poliesportiva da Escola Municipal Gregório Paulo Fernandes, um equipamento público que vai complementar as atividades escolares por meio de práticas esportivas a serem desenvolvidas no novo espaço.

Para o prefeito Solimar Alves, a quadra será um ponto de encontro para atividades de desporto, lazer e cultura do povoado, unindo a comunidade escolar e os moradores locais.

#Agenda 14/03/2023 GABINETE DO PREFEITO Comitiva de Matões do Norte participa de Congresso da Famem

Começou nesta segunda-feira (13), em São Luís, o 1º Congresso Estadual do Municipalismo Maranhense, uma realização da Famem, a Federação dos Municípios do Estado.

Matoes do Norte esteve presente no encontro com a participação do prefeito Solimar Alves, do presidente da Câmara, Wallas Lisboa, além de secretários municipais e equipes técnicas das secretarias de Educação, Assistência Social, Saúde e Agricultura.

O evento também contou com a presença do governador Carlos Brandão e do ministro das Comunicações, Juscelino Filho.

Todas as discussões e debates realizados jogaram luz sobre temas que apoiam o desenvolvimento dos municípios maranhenses, em especial por meio de parcerias institucionais que garantem os direitos de nossos cidadãos.

#Agenda 13/03/2023 GABINETE DO PREFEITO Prefeito Solimar se reúne com Associação Comunitária do povoado Sozinho

O prefeito Solimar Alves, acompanhado do presidente da Câmara Municipal, Wallas Lisboa, esteve reunido com a Associação dos Moradores do povoado Sozinho neste sábado (11).

Eles trataram sobre a implantação de melhorias urbanas na comunidade, inclusive a regularização fundiária das áreas do povoado.

O encontro reforça a disposição do prefeito Solimar em manter um diálogo permanente com as diversas comunidades do nosso município.

#Mulher 08/03/2023 GABINETE DO PREFEITO Coordenação da Mulher realiza ação alusiva ao 8 de março em Matões do Norte

A Prefeitura de Matões do Norte mobilizou a Coordenação de Políticas para Mulheres e a Secretaria de Saúde para comandar as homenagens ao 8 de março em nosso município, com uma programação que incluiu feirinha de artesanato e comidas típicas, salão de beleza e cuidados pessoais, além de atendimento em saúde.

Para o prefeito Solimar, o 8 de março é um dia que não pode ser passado em branco. "É uma data para homenagear as mulheres nortematoenses, sempre batalhadoras e cientes de que o mundo se movimenta junto com a luta de cada uma delas", afirmou o gestor.

#Agenda 07/03/2023 GABINETE DO PREFEITO Solimar Alves e prefeitos da região se reúnem em posse do secretariado estadual em Imperatriz

O prefeito Solimar Alves esteve presente na cerimônia de posse dos secretários do Governo do Maranhão, realizada no último sábado (04) na cidade de Imperatriz, numa iniciativa do governador Carlos Brandão em demonstrar a opção do estado em oferecer um governo municipalista disposto a firmar parcerias sólidas com os municípios e seus prefeitos.

Na oportunidade, ele se juntou aos prefeitos Zé Martinho (Cantanhede), Josimar da Serraria (Governador Nunes Freire) e Fernando Cutrim (Pirapemas) para manifestar adesão da região à proposta de Brandão em aproximar-se dos municípios para buscar soluções ao desenvolvimento de nossas cidades.

#Gestão 07/03/2023 GABINETE DO PREFEITO Prefeito Solimar parabeniza gestão da Câmara Municipal por certificado prata do TCE

O prefeito Solimar Alves parabenizou a gestão da Câmara Municipal de Vereadores, na pessoa do presidente Wallas Lisboa, pelo reconhecimento recebido do Tibunal de Contas do Estado nesta terça-feira (07) que levou o certificado prata na avaliação do portal de transparência do órgão.

O TCE avaliou portais de transparência das câmaras municipais de todo o estado, tendo elevado a Câmara de Matões do Norte ao sexto lugar entre as avaliadas.

A iniciativa compõe o Programa Nacional de Transparência Pública, que incentiva os órgãos públicos a assegurar, aos cidadãos, o direito fundamental de ser informado sobre os processos ligados à administração pública, conforme estabelece a Lei de Acesso a Informação.

A Prefeitura de Matões do Norte parabeniza o vereador Wallas Lisboa pela determinação em cumprir as recomendações legais relativas à transparência dos processos da Câmara de Vereadores de nosso município.

#Agenda 04/03/2023 GABINETE DO PREFEITO Prefeito Solimar acompanha posse de secretariado estadual em Imperatriz

O prefeito Solimar Alves esteve em Imperatriz neste sábado (04) para acompanhar a cerimônia de posse dos secretários de Estado anunciados por Carlos Brandão para o Governo do Maranhão.

A realização da cerimônia atendeu ao desejo do governador em dar início a um governo municipalista em nosso estado.

Na foto, o prefeito Solimar aparece com o governador Carlos Brandão, com o prefeito de Governador Nunes Freire, Josimar da Serraria e com o secretário de obras de Governador Nunes Freire, Stefano Brandão.

#DefesaCivil 28/02/2023 GABINETE DO PREFEITO Prefeitura realiza ação de prevenção a alagamentos em Matões do Norte

Seguindo a orientação do prefeito Solimar Alves, a coordenação de Defesa Civil e a secretaria de Infraestrutura estão realizando uma série de intervenções no município a fim de evitar problemas decorrentes das fortes chuvas da época.

A Rua São José, na sede do município, recebeu equipes de agentes de limpeza, coordenados pela Defesa Civil, retirando entulho e possíveis obstáculos que pudessem facilitar o acúmulo de água das chuvas.

Alerta - O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) tem registrado ocorrências de fortes chuvas para o Maranhão neste primeiro semestre, com previsão de que as precipitações continuem ocorrendo com marcas acima do esperado.

#Agenda 15/02/2023 GABINETE DO PREFEITO Prefeito Solimar anuncia atrações do Carnaval 2023 em Matões do Norte

O prefeito Solimar Alves divulgou nesta quarta-feira (15) a programação do Carnaval 2023 no município. Acompanhe:

ATRAÇÕES CONFIRMADAS
- Val Vallim e Banda, com o melhor do carnaval da Bahia
- Rani Santos vai comandar a swuingueira
- Banda Avalanche traz a swingueira elétrica

Na Segunda de Carnaval, 20 de fevereiro, a partir das 5 da tarde, com concentração na Praça de Eventos e arrastão pelo Circuito da Folia.

O prefeito aproveitou para convidar todos os blocos carnavalescos independentes para participarem do Arrastão da Folia, marcado para abrir o circuito oficial de festas. "Traga a família, traga os amigos, vem curtir essa folia carnavalesca em Matões do Norte", convidou o gestor.

Na oportunidade, o prefeito também anunciou a publicação do decreta que determina ponto facultativo na administração pública direta e indireta nos dias 20, 21 e 22 de fevereiro, com exceção dos serviços essenciais ligados a saúde, limpeza pública, defesa civil e Conselho Tutelar.

#ascom 14/02/2023 GABINETE DO PREFEITO Em Brasília, Hildo Rocha reafirma compromisso com prefeito Solimar e o povo de Matões do Norte

Em viagem oficial a Brasília nesta semana, o prefeito Solimar Alves foi recebido no Ministério das Cidades por Hildo Rocha, que agora responde pela Secretaria Executiva do ministério.

No encontro, Rocha reafirmou seu compromisso com o município de Matões do Norte e garantiu ao prefeito Solimar que se manterá disponível para dar continuidade à parceria que já mantém com nossa cidade.

#DefesaCivil 07/02/2023 GABINETE DO PREFEITO Prefeitura alerta para chuvas intensas nos próximos 3 dias em Matões do Norte

A Prefeitura de Matões do Norte alerta para as fortes chuvas previstas para nosso município nos próximos três dias (7, 8 e 9 de feverero) com classificação de CHUVA INTENSA com risco real de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

Para qualquer emergência neste período acione a Coordenação de Defesa Civil de Matões do Norte pelo (98) 98545-4116.

#IgualdadeRacial 06/02/2023 GABINETE DO PREFEITO Comunidade quilombola Lago do Coco busca parceria com coordenação de Igualdade Racial

Os representantes da Associação Remanescente de Quilombo do Povoado Lago do Coco, Paulino Correia e Zé Didico, estiveram reunidos com o coordenador municipal de Igualdade Racial em busca de apoio para o desenvolvimento de ações afirmativas do município na comunidade.

A comunidade do Lago do Côco é a única de Matões do Norte a conquistar duas certificações oficiais de reconhecimento às raízes quilombolas, uma de âmbito federal, concedida pela Fundação Palmares; e outra no âmbito estadual, concedida pela Secretaria Extraordinária de Igualdade Racial do Governo do Maranhão.

Dentre os benefícios garantidos por lei para as comunidades que recebem a certificação está o desenvolvimento de ações nas áreas de educação, saneamento básico, direitos humanos, sustentabilidade, defesa jurídica, trabalho e renda e segurança alimentar, buscando apoio da gestão municipal para que elas se efetivem.

A Gestão Solimar Alves já tem desenvolvido ações parceiras com a Secretaria de Igualdade Racial do Estado, por meio da presença da Fesma Quilombola - a Força Estadual de Saúde voltada para o atendimento e acompanhamento em saúde das diversas comunidades quilombolas de nosso municipio.

#Infraestrutura 03/02/2023 GABINETE DO PREFEITO Prefeito Solimar acompanha vistoria de entrega da quadra poliesportiva de Coivaras

Mais uma obra da gestão Solimar Alves está em vias de ser inaugurada no povoado Coivaras: é a quadra poliesportiva que vai beneficiar desportistas e entusiastas do esporte na região.

O espaço poderá ser utilizado para as práticas de futsal, vôlei, basquete, handebol e outros esportes. A Coordenação de Esportes do município já iniciou mapeamento para identificar grupos esportivos da área para a realização de um mini-torneio que deverá ser realizado na inauguração da quadra.

De acordo com o prefeito, as equipes do gabinete e da Secretaria de Infraestrutura já trabalham na definição de uma data para inauguração da obra. Na oportunidade, a coordenação de Esportes deve realizar um mini-torneio de futsal para marcar a entrega da obra à comunidade.

#Infraestrutura 03/02/2023 GABINETE DO PREFEITO Prefeito Solimar visita obras de escolas da zona rural de Matões do Norte

Esta semana, o prefeito Solimar Alves fez uma série de visitas às obras de reforma e ampliação de diversas escolas da zona rural do município, com vistas a acopanhar o andamento dos trabalhos.

Ele esteve nas obras das escolas municipais dos povoados Agro Alegre I, Lago do Coco, Marajá e Morro Grande, acompanhado do presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Wallas Lisboa, do secretário de Infraestrutura, Felipe Emanoel e do secretário de Governo, Diego Araújo.

O retorno às aulas nas escolas da rede municipal de Matões do Norte está marcado ainda para este mês de fevereiro.

#Saúde 02/02/2023 GABINETE DO PREFEITO Prefeitura alinha melhorias na UBS Coivaras

O prefeito Solimar Alves esteve reunido com o secretário municipal de Saúde Jenilson Neves, com o presidente da Câmara de Vereadores, Walla Lisboa, com o vereador Alan de Coivaras e funcionários da Unidade Básica de Saúde de Coivaras para acertar melhoria no funcionamento da UBS.

Inaugurada no aniversário da cidade, no último 10 de novembro, a UBS está levando atenção básica à saúde dos moradores do maior povoado de Matões do Norte, bem como de diversos povodos da região.

A unidade conta com uma equipe multirofissional especializada, incluindo médico, enfermeiros e dentista, além de um corpo funcional de apoio administrativo.

De acordo com o prefeito, a reunião serviu para alinhar objetivos da UBS Coivaras e a meta de ofertar serviço médico de qualidade aos nortematoenses da região.

#IgualdadeRacial 02/02/2023 GABINETE DO PREFEITO Coordenação de Igualdade Racial articula ações do município com o Governo do Estado

O coordenador municipal de Igualdade Racial de Matões do Norte, Charlom Alves, e a assessora técnica da coordenação, Linda Maria, estiveram reunidos com a assessora jurídica da Secretaria Estadual de Igualdade Racial, Wilma Martins Pereira, para articular ações de parceria para o município de Matões do Norte.

Dentre as ações pleiteadas estão a permanência da Força Estadual de Saúde - Fesma Quilombola no atendimento às comunidades remanescentes de quilombos em nosso município.

A equipe conta com médico, enfermeira e técnica de enfermagem e presta serviços a hipertensos, diabéticos, gestantes, pacientes com hanseníase e crianças menores de 1 ano de idade nos povoados Campestre, Lago do Coco, Santo Antônio e Boa Esperança 2.

Também está na agenda de cooperação a continuidade dos trabalhos de certificação estadual de comunidades quilombolas de Matões do Norte e a a capacitação dos membros do Conselho Municipal de Igualdade Racial, em atendimento à determinação do prefeito Solimar Alves em reforçar a atuação das políticas afirmativas e de promoção da igualdade racial em nosso município.

#Censo 02/02/2023 GABINETE DO PREFEITO População de Matões do Norte aumentou quase 20% em 12 anos, apontam dados preliminares do Censo 2022

Foi realizada nesta quinta-feira (02) em Matões do Norte, a última reunião de planejamento e acompanhamento do Censo 2022, onde foram apresentados os dados preliminares da contagem populacional em nosso município. A reunião contou com a presença do prefeito Solimar Alves, do presidente da Câmara de Vereadores Wallas Lisboa, além de secretários e coordenadores da gestão municipal.

De acordo com os dados apresentados pelo coordenador censitário Célio Bispo, da Agência do IBGE em Itapecuru Mirim, a população de Matões do Norte passou de 13.794 no Censo de 2010 para 17.582 na apuração da contagem populacional realizada pelo Censo 2022. Os números correspondem a um crescimento de 21,54% nos últimos 12 anos.

Dentre os cinco municípios que compõem a subárea Itapecuru Mirim do IBGE - correspondente a Anajatuba, Cantanhede, Matões do Norte, Miranda do Norte e Pirapemas - Matões do Norte é o primeiro a concluir a última etapa do Censo. A rapidez da contagem deveu-se ao apoio irrestrito do prefeito Solimar à equipe do IBGE que atuou no município durante a contagem da população.

Para finalizar o processo, o IBGE encaminhará ao Tribunal de Contas da União todos os dados populacionais da coleta do Censo Demográfico. É com essas informações que o TCU calcula os coeficientes individuais do Fundo de Participação dos Municípios - FPM e fiscaliza a entrega dos respectivos recursos.

#Mulher 25/01/2023 GABINETE DO PREFEITO Coordenação da Mulher abre inscrições para cursos de Bordado e Reciclagem em Matões do Norte

A Prefeitura de Matões do Norte convida para as oficinas de BORDADO e RECICLAGEM, que serão realizadas na sede da Coordenação da Mulher e dos Direitos Humanos do município

OFICINA DE BORDADO E RECICLAGEM

Inscrições: 26 e 27 de janeiro, das 8h às 12h e das 14h às 18h

Aulas: 30 e 31/janeiro e 01 e 02/fevereiro - no período da tarde

Local: sede da Coordenação

#Infraestrutura 23/01/2023 GABINETE DO PREFEITO Prefeitura e Fundação Nacional de Saúde firmam convênio para 232 kits sanitários

O prefeito Solimar Alves continua trabalhando muito para realizar as melhorias que a população de Matões do Norte precisa. E pra começar o ano, já assinou um convênio com a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) para a construção de 232 Melhorias Sanitárias Domiciliares, os Kits Sanitários, em três bairros da sede do município: Santo Antônio, Novo Tempo I e Novo Tempo II.

O próximo passo será a ação de uma comissão técnica que vai mapear as residências e famílias que indiquem a necessidade da instalação dos kits sanitários em cada bairro beneficiado. Após o estudo, o projeto seguirá para licitação e contratação.

#DefesaCivil 20/01/2023 GABINETE DO PREFEITO Defesa Civil alerta para chuva intensa em Matões do Norte

A Prefeitura de Matões do Norte alerta para as fortes chuvas previstas para nosso município nesta sexta-feira, 20 de janeiro, com classificação de risco real de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

Para qualquer emergência neste período acione a Coordenação de Defesa Civil de Matões do Norte pelo (98) 98545-4116.

#MeioAmbiente 20/01/2023 GABINETE DO PREFEITO Prefeitura planeja programa municipal de regularização fundiária urbana para Matões do Norte

O prefeito Solimar Alves deu início ao planejamento de um programa municipal de regularização fundiária urbana, com o objetivo de legalizar a propriedade de terrenos e imóveis na sede de nosso município

A iniciativa foi discutida pelo prefeito junto à equipe técnica da Secretaria Municipal de Meio Ambiente em reunião realizada nesta quinta-feira (19), com a presença dos assessores técnicos Aldmax Martins, Jorge Cunha e José João Rabelo. A ideia é trabalhar o programa por etapas, beneficiando todos os bairros da sede.

#Prefeito 13/01/2023 GABINETE DO PREFEITO Comitiva de Matões do Norte acompanha posse de novo presidente da Famem

O novo presidente da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem), o prefeito Ivo Rezende de São Mateus, foi empossado nesta sexta-feira (13) em grande solenidade realizada em São Luís. Na oportunidade, uma comitiva de Matões do Norte, comandada pelo presidente da Câmara Municipal, Wallas Lisboa, representou o prefeito Solimar Alves.

Dezenas de autoridades compareceram à cerimônia, dentre elas, o ministro das Comunicações, Juscelino Filho; o governador do Estado, Carlos Brandão; o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Paulo Velten, dentr outras.

Após fazer o juramento, Ivo Rezende fez um rápido discurso, ratificou a importância do diálogo e agradeceu a Deus, o apoio da família, dos prefeitos e do governador Carlos Brandão.

"O diálogo foi o instrumento mais eficiente que usamos para construir essa unidade, tendo como foco principal fomentar políticas públicas que realmente beneficie o cidadão, pois tenho convicção que juntos iremos tratar e avançar nas pautas municipalistas", disse o novo presidente da Famem.

Carlos Brandão ratificou a união do grupo e listou algumas ações realizadas já sob seu no comando do Estado e deixou bem claro, como municipalista convicto que é, que a relação entre os Executivos estadual e municipal será duradoura e produtiva.

"É no municipalismo que tudo acontece, por isso precisamos somar esforços para usufruirmos dessa grande fase que o Maranhão atravessa", destacou o governador.

O presidente Wallas enfatizou que a aliança entre o prefeito Solimar Alves e Ivo Rezende é antiga e com a nova fase da Famem, deve se firmar ainda mais. "É uma honra representar o prefeito Solimar aqui, especialmente porque é um momento em que reafirmamos e reforçamos essa aliança que só deve trazer coisas boas para nosso município e nossa região", finalizou o vereador nortematoense.

#AssistênciaSocial 08/01/2023 GABINETE DO PREFEITO Novas Conselheiras Tutelares são empossadas em Matões do Norte

Tomaram posse nesta quarta-feira (10) as cinco conselheiras tutelares eleitas para o mandato no período de 2024 a 2027 em Matões do Norte. A cerimônia de posse foi conduzida pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), contando com a presença do prefeito Solimar Alves, que reafirmou o compromisso da gestão municipal com esta política pública.

O conselheiro tutelar é um integrante da sociedade civil eleito pelo voto da população. Ele atua na prevenção às violações dos direitos das crianças e adolescentes, assim como na manutenção desses direitos.

- Foram empossadas as conselheiras:
Francinete Licá
Eliane dos Santos
Carliete Leitão
Denise Raquel Neves
Luzia Coelho

Também participaram da solenidade o presidente do CDMCA, Jean Miranda; o presidente da Câmara de Vereadores, Wallas Lisboa; a vereadora Eliane Leite; os secretários municipais Francinécia Viana (Assistência Social), Domingos Casa Nova (Educação), Jenilson Neves (Saúde), Felipe Emanuel (Infraestrutura) e Manoel Póvoas (Agricultura); além da comunidade em geral.

#Prefeito 07/01/2023 GABINETE DO PREFEITO Prefeito Solimar participa de cerimônia de recondução do governador Brandão

A cerimônia de recondução do governador Carlos Brandão ao cargo aconteceu nesta sexta-feira (6), na área externa do Palácio dos Leões, onde foram reunidas autoridades, prefeitos e lideranças políticas de todo o Maranhão.

O prefeito Solimar Alves e o presidente da Câmara Wallas Lisboa estiveram entre os convidados e reforçaram a disposição do novo governador em construir alianças de trabalho que devem beneficiar todos os municípios do estado.

"Foi com grande honra que recebi o convite e vim aqui prestigiar e testemunhar o nascimento de uma nova página na história do nosso estado. Também vejo o momento como uma oportunidade de abrir novas alianças políticas para o desenvolvimento de Matoes do Norte”, avaliou Solimar.

Para Wallas Lisboa, a cerimônia foi uma grande oportunidade para o município. "O governador foi muito feliz e claro em seu discurso, afirmando que vai fazer um governo municipalista e de apoio a todos. Contamos com essa disposição e estamos de braços abertos para esta parceria", afirmou o presidente da Câmara.

A comitiva de Matões do Norte esteve acompanhada pelo prefeito de Cantanhede, José Martins e pelo deputado estadual Glalbert Cutrim.

#Município 22/12/2022 GABINETE DO PREFEITO Câmara de Vereadores encerra ano legislativo com homenagem ao prefeito Solimar e a secretários

A Câmara de Vereadores de Matões do Norte realizou na sexta-feira (16), a sessão ordinária de encerramento do ano legislativo de 2022 em que apresentou um balanço das atividades desenvolvidas pelo parlamento nortematoense ao longo do ano.

Na oportunidade, a Casa do Povo também realizou uma sessão de homenagens ao executivo municipal, destacando o trabalho realizado pelo prefeito Solimar Alves à frente da gestão de nosso município.

Os vereadores também homenagearam os secretários municipais Francinécia Viana (Assistência Social) e Jenilson Neves (Saúde) pelos bons resultados apresentados pelas pastas que estão sob suas responsabilidades.

As atividades da Câmara de Matões do Norte serão retomadas em fevereiro de 2023, ocasião em que é iniciado o ano legislativo no Congresso Nacional, nas Assembleias Legislativas e nas Câmaras Municipais de todo o país.

#IgualdadeRacial 09/12/2022 GABINETE DO PREFEITO Encerrado 'Ciclo de Palestras Mês da Consciência Negra' em Matões do Norte

Foi encerrado nesta quinta-feira (07) o Ciclo de Palestras Mês da Consciência Negra, promovido pela Coordenação de Igualdade Racial em parceria com a Secretaria Municipal de Educação em Matões do Norte.

A ação levou conhecimento sobre as raizes negras de nosso país a diversas escolas do município, destacando a importância da preservação da cultura negra na atualidade, numa realização da Prefeitura Municipal de Matões do Norte, de acordo com direcionamento do prefeito Solimar Alves.

#DefesaCivil 08/12/2022 GABINETE DO PREFEITO Prefeitura limpa fontes de riachos e igarapés em prevenção ao período chuvoso

A Prefeitura de Matões do Norte formou uma força-tarefa com as secretarias de Infraestrutura, Meio Ambiente e a coordenação de Defesa Civil para realizar os serviços de limpeza e adequação das fontes fluviais de nosso município.

O trabalho atende a uma solicitação do prefeito Solimar Alves, que pediu atenção à prevenção a possíveis desastres naturais causados pelo período chuvoso no Maranhão, como enchentes ou inundações no município.

O trabalho consiste em deixar livre a passagem das águas de chuva e dos rios, caso o volume seja muito intenso. Os serviços de limpeza das fontes atinge os riachos e igarapés que se interligam e atravessam a cidade. É a Prefeitura de Matões do Norte trabalhando para o bem estar dos nossos cidadãos.

#Gestão 06/12/2022 GABINETE DO PREFEITO Prefeito Solimar Alves reafirma importância do projeto Prefeitura Itinerante

Antes do início dos trabalhos do projeto Prefeitura Itinerante, a fila já estava grande: eram moradores do povoado Santo Antônio interessados em utilizar os serviços públicos disponibilizados pela ação idealizada pelo prefeito Solimar Alves.

E foram muitos os serviços disponibilizados: atendimento para quem queria tirar carteira de identidade, carteira de trabalho, cartão do SUS ou fazer o cadastro no CAD Único. Quem precisou de consultas médicas e medicamentos da farmácia básica também teve vez.

Nas tendas externas, as secretarias de Assistência Social, Educação, Agricultura e Saúde ofereceram orientações, documentos e serviços de rotina. O gabinete do prefeito disponibilizou assistência jurídica a quem precisou. A Coordenação da Mulher promoveu uma oficina de artesanato e as crianças presentes participaram de oficinas de recreação.

A moradora do povoado Maria de Fátima Lopes agradeceu à gestão municipal pela iniciativa. "Agradeço muito ao prefeito Solimar por ter pensado em nossa comunidade com tantos serviços importantes para nós", enfatizou.

O prefeito Solimar acompanhou as equipes do Busca Ativa da Assistência Social e da Educação. Ouviu moradores, distribuiu mudas de plantas e se arriscou tocando no Tambor de Crioula Santo Antônio, que esteve presente na tenda da Cultura.

A Coordenação de Igualdade Racial distribuiu panfletos e prestou orientações sobre o Dia da Consciência Negra. A equipe também entregou certificados de cursos realizados pela coordenação com comunidades quilombolas do município.

Aliás, a escolha do povoado Santo Antônio para a 1ª edição do projeto Prefeitura Itinerante foi motivada pela raiz quilombola da comunidade, em alusão ao Mês da Consciência Negra.

"É um tema que temos trabalhado em Matões do Norte e fizemos questão de trazer para cá a estrutura da gestão municipal", destacou. "E a ideia da Prefeitura Itinerante é trazer nossos serviços ao cidadão que está mais longe da gente, que tem dificuldade de ir até a sede do município, mas que também precisa ser amparado pela gestão. Uma iniciativa importante para muitas comunidades que temos em Matões do Norte", esclareceu o gestor.

Com a presença maciça da população buscando os serviços oferecidos e a ampla movimentação de servidores públicos dedicados na ação, já é possível dizer que o projeto Prefeitura Itinerante foi um sucesso, como apontou o presidente da Câmara de Vereadores, Wallas Lisboa.

"Parabenizo o prefeito Solimar Alves pela iniciativa, por tantos serviços de qualidade oferecidos e parabenizo também a comunidade do povoado Santo Antônio, que soube responder à proposta da gestão municipal e compareceu em peso à ação", encerrou.

#DefesaCivil 30/11/2022 GABINETE DO PREFEITO Defesa Civil é treinada em prevenção e assistência a situações de desastres naturais

A Coordenação Municipal de Defesa Civil de Matões do Norte esteve presente no treinamento realizado nos dias 29 e 30 de novembro em São Luís, em ação que capacitou os participantes para que sejam multiplicadores do conhecimento dentro do município e para que possam atuar nas situações de desastres naturais, como enchentes, enxurradas, estiagem, secas e queimadas.

O treinamento foi ministrado por técnicos da Defesa Civil Estadual e contou com a presença dos coordenadores municipais pertencentes à jurisdição do 11º Batalhão de Bombeiros Militar em Itapecuru-Mirim, que reúne os municípios de Itapecuru, Matões do Norte, Miranda do Norte, Cantanhede, Bacabeira, Santa Rita, dentre outros.

O coordenador municipal de Defesa Civil de Matões do Norte, Erick Diniz, esclareceu que o curso também tratou de temas como elaboração e execução do plano de contingência e plano de emergência para o município, montagem de abrigos, preparo de respostas rápidas e gerenciamento de desastres.

#Administração 29/11/2022 GABINETE DO PREFEITO Gestão Solimar Alves leva Prefeitura Itinerante ao povoado Santo Antônio

No mês da Consciência Negra, a Gestão Solimar Alves estará bem pertinho das famílias do povoado Santo Antônio, uma das comunidades quilombolas de nosso município, com a 1ª edição do projeto "Prefeitura Itinerante".

A Prefeitura Itinerante está marcada para acontecer na quarta-feira (30), na escola Santo Antônio III, no horário das 8h às 12h.

A iniciativa vai levar uma série de serviços públicos que vão facilitar a vida dos moradores do povoado esta semana. Confira os atendimentos programados para esta ação:

- Emissão gratuita de carteira de identidade (1ª via) - Casa do Cidadão

- Emissão de Carteira de Trabalho digital - Casa do Cidadão

- Atualização da carteira de vacinação para crianças e adultos - Semus

- Testes rápidos de sífilis, hepatites B e C - Semus

- Aplicação de flúor - Semus

- Algumas especialidades médicas - Semus

- Atualização do Cadastro Único - Semas

- Busca-ativa escolar para EJA (Educação de Jovens e Adultos) - Semed

- Emissão de histórico e declaração escolar

- Recreação e contação de histórias para crianças - Semed e Semas

- Orientação para certificação de comunidades quilombolas - Coord. de Igualdade Racial

- Palestra sobre o Dia da Consciência Negra - Coord. de Igualdade Racial

- Oficina de Artesanato - Coordenação da Mulher e dos Direitos Humanos

- Apresentação do projeto de Horta Comunitária - Semadese

SERVIÇO:

Quando? Quarta-feira (30)

Onde? Escola Municipal Santo Antônio III

Que horas? Das 8h às 12h

Marque aí na sua agenda!

#IgualdadeRacial 23/11/2022 GABINETE DO PREFEITO Ciclo de palestras movimenta Mês da Consciência Negra em Matões do Norte

No mês da Consciência Negra, a Coordenação de Igualdade Racial vai promover um ciclo de palestras com a temática "Vidas Negras Importam", numa ação realizada com a Secretaria Municipal de Educação, Assistência Social e Coordenação de Defesa Civil.

PALESTRANTES:

Pastor Marcos Pereira | professor com formação em Geografia, pós-graduado em paisagismo, bacharel em Teologia

Francinécia Viana | graduada em Serviço Social

Charlon Alves | formação em Gestão Pública, bacharel em Teologia

Dias 25 e 29 de novembro

Na Escola Municipal Julia Fonseca

Nos três turnos de atividades escolares

Participe de mais uma iniciativa da Prefeitura de Matões do Norte - Gestão Solimar Alves: compromisso e trabalho

#Agenda 11/11/2022 GABINETE DO PREFEITO Matões do Norte completa 28 anos com inaugurações e festas

O 10 de novembro começou cedo, reunindo a comunidade nortematoense no pátio de entrada da prefeitura de Matões do Norte, para a cerimônia oficial de comemoração dos 28 anos de emancipação política do município. Muitas gente apareceu, entre estudantes, jovens, servidores, moradores comuns que ajudaram a construir a história da cidade.

A cerimônia contou com o hasteamento das bandeiras do município, do Maranhão e do Brasil, bem como a execução de seus respectivos hinos. Também teve o "parabéns" tocado pela Banda Marcial da Escola Municipal Júlia Fonseca e o aguardado corte do bolo de aniversário e distribuição do café da manhã.

Para o prefeito Solimar Alves, o município tem muito a comemorar esta semana. "Foi um ano de muito trabalho dentro do municipio. A gestão fez um esforço considerável para buscar recursos e realizar obras de importância para nossa população, tais como a UBS e a Escola Gregório Fernandes em Coivaras, os kits sanitários em Lagoa e Barriguda, o sistema de abastecimento de água em Palmeiral II, dentre outros presentes entregues nesta semana de festa", enumerou o gestor municipal.

"Também planejamos um período de festividades com grandes atrações musicais, como o cantor Jonas Esticado e a dupla Fernando e Franco; sem deixar de contemplar outros públicos, com bandas do estilo gospel e católico. A ideia foi incluir todos em nossas comemorações", afirmou Solimar.

Outras inaugurações - Além das entregas de obras realizadas na terça-feira (09) privilegiando povoados da zora rural do município, a gestão inaugurou duas obras dentro da sede de Matões do Norte: o novo prédio da Secretaria Municipal de Saúde, adaptado para receber cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida; e o Jardim de Infância Pequeno Príncipe, reformado, ampliado e adaptado com modernas instalações que incluem salas climatizadas.

O jardim de infância estava desativado desde a gestão anterior e o prefeito se preocupou em revitalizar este espaço que já serviu como primeira escola para a maioria dos moradores da cidade - ou para seus filhos, como destacou Wallas Lisboa, presidente da Câmara Municipal de Matões do Norte.

"Eu passei por essa escola, meus filhos também estudaram aqui e é um orgulho e uma alegria sem tamanho ver este prédio sendo devolvido à população nortematoense com tantas melhorias, prova da preocupação do prefeito Solimar Alves com a qualidade da educação infatil oferecida em nosso município", destacou Lisboa.

Festividades - A programação especial alusiva aos 28 anos de emancipação política de Matões do Norte se encerra nesta sexta-feira, com um circuito de shows na Praça de Eventos da cidade, incluindo Jonas Esticado, Fernando e Franco, Guto Ximenes e djs que animarão a comunidade.

#Agenda 03/11/2022 GABINETE DO PREFEITO Prefeito Solimar Alves anuncia programação para celebrar 28 anos de Matões do Norte

A Prefeitura Municipal de Matões do Norte preparou uma programação especial para comemorar os 28 anos de emancipação política do município, contando com a presença de diversos artistas, atividades ao ar livre e uma maratona de inaugurações de obras públicas que buscam melhorar a qualidade de vida da população local.

Para Solimar Alves, a data precisa ser celebrada porque há muito a comemorar. "Para nós será um grande prazer ofertar uma programação tão rica para nossa população, por ser um momento de festa, mas principalmente de gratidão a esse povo que conta com a nossa gestão para fazer o município crescer cada vez mais", enfatiza o prefeito Solimar.

Inaugurações - O esforço de uma gestão empenhada conseguiu programar inaugurações de obras na sede e na zona rural esta semana. Os moradores dos povoados Barriguda e Lagoa receberão uma série de kits sanitários - com área de banho com chuveiro, vaso sanitário e pias para roupa e louça - que vão impactar na qualidade de vida de todos os beneficiados.

O povoado Coivaras vai recebeu a reforma e ampliação da Escola Municipal Gregório Fernandes e a construção de uma UBS. O povoado Palmeiral II receberá um sistema de abastecimento de água exclusivo e a sede contará com a entrega do Jardim de Infância Pequeno Príncipe e o novo prédio da Secretaria Municipal de Saúde.

Além de inaugurações, uma programação de atividades ao ar livre prometem agitar a cidade. Vai ter trilha off road, as finais dos campeonatos municipais de futebol feminino e masculino e uma cerimônia de aniversário, com hasteamento das bandeiras e corte do bolo.

Shows - As festas planejadas para a Semana de Aniversário também buscam contemplar todos os públicos. Teremos show católico com a banda Som e Glória e show gospel com a Banda Som Vertical. A comunidade também poderá contar com uma noite de shows populares, com a dupla Fernando e Franco, o cantor Jonas Esticado e Guto Ximenes encerrando a festa. Acompanhe a programação:

Dia 6/11 - Trilhão Off Road, a partir das 8 da manhã Saída da Quadra Poliespeortiva Benedito Dutra Aragão e chegada no povoado Coivaras

Dia 9/11 - Inaugurações, a partir das 7h da manhã

- Kits sanitários em Lagoa e Barriguda

- Escola Gregorio Fernandes e UBS em Coivaras

- Sistema de abastecimento de água em Palmeiral II

Missa Campal na Praça de Eventos - Às 19h30

Show com a banda católica Som e Glória na Praça de Eventos - Às 21h

Dia 10/11 - Cerimônia de Aniversário - às 8h, em frente a prefeitura

Inaugurações, a partir das 10h da manhã

- Novo prédio da Semus

- Jardim de Infância Pequeno Príncipe

Final do Campeonato Municipal de Futebol Feminino, às 16h no Estádio Thiago Ferreira

Culto Ecumênico na Praça de Eventos, às 19h30

Show com a banda gospel Som Vertical na Praça de Eventos, às 21h

Dia 11/11 - Final do Campeonato Municipal de Futebol Masculino, às 16h no Estádio Thiago Ferreira

Festival de Shows na Praça de Eventos

- Fernando e Franco às 21h

- Jonas Esticado às 23h

- Guto Ximenes às 01:00

#Esporte 17/10/2022 GABINETE DO PREFEITO 4ª Copa Combat coroa dois atletas de Matões do Norte como campeões

Mais dois jovens alunos do projeto Guerreiro Matoense voltaram com vitórias ao nosso município. Dessa vez foram os atletas Raimundo Benjamin Passos Silva e Luís Heverton Oliveira Silva, campeões no evento esportivo 4ª Copa Combat, realizado neste fim de semana em São José de Ribamar. Os dois alunos, de 10 e 11 anos respectivamente, lutam na categoria infantil.

Raimundo Benjamin, que luta com o codinome "Fofinho da Paixão" foi campeão na modalidade boxe. Já Luís Heverton, que entra no ringue com o codinome "Gordinho do Amor", venceu a principal luta da noite, conquistando o cinturão do evento na modalidade K1.

O projeto Guerreiro Matoense, desenvolvido pela Academia Othon Top Team, recebe apoio da Prefeitura Municipal de Matões do Norte e do prefeito Solimar Alves

#obras 17/10/2022 GABINETE DO PREFEITO Prefeitura de Matões do Norte inaugura obras no povoado Pedras

A Prefeitura de Matões do Norte inaugurou nesta sexta (14) duas obras que causam impacto positivo na vida dos moradores do povoado Pedras: a UBS - Unidade Básica de Saúde e o Sistema de Abastecimento de Água que atenderão a comunidade e região.

A cerimônia de inauguração contou com a presença do prefeito Solimar Alves, do presidente da Câmara, Wallas Lisboa, os secretários Felipe Emanuel (Infraestrutura) e Jenilson Neves (Saúde), demais membros da gestão e grande público.

Na ocasião, o prefeito lembrou que as duas obras foram muito esperadas pela comunidade de Pedras e que tanto a UBS quanto o Sistema de Abastecimento primam pela saúde dos cidadãos nortematoenses que ali residem.

"É um orgulho muito grande, para nossa gestão, conseguir dar resposta positiva a um compromisso assumido com nossa população. A UBS Pedras vai fazer o melhor atendimento em saúde possível, com profissionais de excelência destacados para cá", afirmou o prefeito. "A chegada da água nas torneiras das casas também é uma conquista que só foi realizada com muito esforço de nossa gestão", enfatizou Solimar.

Festejo - As inaugurações anconteceram na véspera do Festejo de Nossa Senhora dos Remédios, padroeira do povoado Pedras. A comitiva do prefeito Solimar também esteve na comunidade durante a festa, que contou com missa especial e atrações culturais durante todo o fim de semana.

#IgualdadeRacial 13/10/2022 GABINETE DO PREFEITO Comunidade de Lago do Coco busca proximidade com o Legislativo de Matões do Norte

A comunidade quilombola do povoado Lago do Coco esteve reunida com Wallas Lisboas, presidente da Câmara dos Vereadores de Matões do Norte, na última semana, em busca de proximidade com o legislativo municipal.

O intuito é colaborar com sugestões de políticas públicas voltadas para os quilombolas e que possam ser implementadas via poder executivo, encaminhadas pela Casa do Povo.

#Esporte 05/10/2022 GABINETE DO PREFEITO Projeto Guerreiro Matoense segue vitorioso no circuito de lutas do Maranhão

Matões do Norte tem mais um campeão do Muay Thai: é o jovem Geovane Correia Leitão, conhecido nos ringues como Ice Man. Geovane sagrou-se campeão do evento Pit Bull FC, realizado na cidade de Pio XII no último dia 24, por decisão unânime dos juízes. Com a vitória sobre Riquelme, da cidade de Bela Vista do Maranhão, o atleta nortematoense se mantém invicto na modalidade.

Morador do povoado Agro Alegre 1, Geovane The Ice Man é mais um dos jovens atendidos pelo projeto Guerreiro Matoense, realizado pela Academia Othon Top Team, que recebe total apoio da Prefeitura Municipal de Matões do Norte e do prefeito Solimar Alves.

#IgualdadeRacial 21/09/2022 GABINETE DO PREFEITO Povoado Lago do Coco recebe certificado estadual de comunidade quilombola

Na última semana, a comunidade de Lago do Coco recebeu a certificação estadual de remanescente de quilombo, garantindo a qualificação como comunidade quilombola plena de direitos e políticas públicas voltadas para este público. A certificação foi concedida pela Secretaria Estadual de Igualdade Racial em cerimônia coletiva em que 80 comunidades remanescentes de quilombo de todo o Maranhão foram agraciadas com o reconhecimento.

Lago do Coco é a primeira comunidade nortematoense a receber a certificação estadual. Ela já detém a certificação quilombola da Fundação Palmares, concedida pelo Governo Federal, juntamente com a comunidade Santo Antônio.

As outras quatro comunidades de nosso município que se reconhecem como remanescentes de quilombos também devem se enquadrar nos critérios de reconhecimento para acessar as políticas públicas específicas para os quilombolas. Este trabalho é apoiado pela Prefeitura de Matões do Norte e pelo prefeito Solimar Alves por meio da Coordenação de Igualdade Racial.

Na foto, o presidente da Associação Quilombola de Lago do Coco, Dico Casanova, está ao lado de Charlon Alves, coordenador municipal de Igualdade Racial de Matões do Norte; de Gerson Pinheiro, secretário estadual de Igualdade Racial; e Linda Maria, da equipe técnica da Coordenação Municipal de Igualdade Racial durante a cerimônia de certificação em São Luís

#brasil 07/09/2022 GABINETE DO PREFEITO Comemorações do 7 de setembro em Matões do Norte reúnem comunidade, autoridades e estudantes

As comemorações do 7 de setembro - Dia da Independência do Brasil não passaram em branco em Matões do Norte. Seguindo orientação do prefeito Solimar Alves, a cerimônia de hasteamento das bandeiras nacional, estadual e municipal contaram com a participação especial dos estudantes de nossa rede municipal de ensino.

A execução dos hinos do Brasil, do Maranhão e do Município ficou por conta do professor de música Davi Ribeiro, acompanhado da Banda Marcial da Escola Júlia Fonseca e do Coral de Flautas da Escola Alteredo Barbosa.

A cerimônia contou com a presença maciça da comunidade, vereadores e outras autoridades e buscou manter a tradição de comemorar as datas cívicas em nosso município.

De acordo com Solimar Alves, transmitir tais valores às crianças nortematoeses garante cidadãos mais engajados e conscientes da História do nosso país.

#DefesaCivil 02/09/2022 GABINETE DO PREFEITO Prefeitura entrega kits da Defesa Civil em Matões do Norte

Esta semana, o prefeito Solimar Alves e a Coordenação Municipal de Proteção Defesa Civil entregaram kits e cestas básicas a cerca de 50 famílias nortematoenses que foram atingidas por inundações em nosso município. Com esta entrega, completam-se 104 famílias beneficiadas com ações da Defesa Civil em reparação às inundações ocorridas no município em 2020.

Na oportunidade, o prefeito reafirmou seu compromisso com a comunidade e o esforço da gestão em buscar recursos que possam amenizar o problema dos alagamentos em Matões do Norte.

#Mulher 12/08/2022 GABINETE DO PREFEITO Coordenação da Mulher oferece programação para Agosto Lilás

A Campanha Agosto Lilás quer trazer uma discussão saudável sobre o enfrentamento à violência contra a mulher para nossa comunidade. Marcada para o dia 18 de agosto, a ação acontecerá na sede da Coordenação da Mulher e dos Direitos Humanos.

Confira a programação e veja como você pode participar das ações organizadas pela Prefeitura de Matões do Norte:

Quando: 18 de agosto

Que horas: 15h

Onde: Sede da Coordenação da Mulher

Programação

14h - Acolhida

14h30 - Roda de Conversa sobre Violência contra a Mulher

15h - Realização de testes rápidos para hepatite, vacinação contra Covid-19, atualização do cartão de vacinação

16h - Sorteio de brindes

17h - Apresentação Cultural

E lembre-se: para a violência contra a mulher não tem desculpa

#Esporte 11/08/2022 GABINETE DO PREFEITO Vai começar Campeonato Municipal de Futebol de Matões do Norte

A bola vai começar a rolar em Matoes do Norte com o Campeonato Municipal de Futebol - Taça Luís Assunção e nove partidas acontecerão neste fim de semana com jogos nos circuitos Sede, Pedras e Curva.

O campeonato é uma realização da Prefeitura Municipal de Matoes do Norte por meio da Coordenação da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer e contará com a distribuição de R$ 10 mil em premiação.

?Abertura do campeonato: sábado, 13 de agosto

?? Duelo TERRÃO x URCA

??no Estádio Thiago Ferreira

? portões abertos a partir das 15h

#Censo 26/07/2022 GABINETE DO PREFEITO Agentes do IBGE se preparam para Censo 2022 em Matões do Norte

Matões do Norte já aguarda o início dos trabalhos do Censo Demográfico no município. Realizado pelo IBGE, o censo é uma contagem populacional que procura identificar as características da nossa população e a maneira como todos vivemos. Os dados coletados servem para o planejamento de políticas públicas para os municípios e também para interferir no cálculo do FPM, o Fundo de Participação dos Municípios.

O IBGE informa que os nove recenseadores destinados a atuar em Matões do Norte já passaram pelo treinamento obrigatório e receberam o material do trabalho, que será feito de casa em casa em todos os 83 povoados e na sede do município a partir do dia 1º de agosto. Eles coletarão informações por meio de entrevistas feitas em todas as residências de Matões do Norte

Os recenseadores utilizarão um uniforme que inclui um colete, um boné e um crachá grande, com a identificação do IBGE e dos agentes. Eles também portarão o Dispositivo Móvel de Coleta (DMC), um computador de mão que parece um smartphone, mas também traz a identificação do instituto.

A Prefeitura de Matões do Norte, através do gabinete do prefeito Solimar Alves, garantiu apoio ao treinamento dos recenseadores em nosso município, dando suporte para que o IBGE consiga realizar a contagem populacional sem maiores intercorrências.

#Agenda 24/06/2022 GABINETE DO PREFEITO Prefeito Solimar participa de reunião na Secretaria Nacional de Defesa Civil

Em mais uma agenda cumprida em Brasília esta semana, o prefeito Solimar Alves esteve reunido com Karine Lopes, diretora da Secretaria Nacional de Defesa Civil, no Ministério da Integração

Durante a visita, o prefeito aproveitou para agradecer a atenção dispensada pelo órgão às últimas demandas do município, especialmente as que buscaram reduzir riscos de desastres naturais em Matões do Norte

A parceria com o órgão permitiu a implantação de um núcleo municipal da Defesa Civil que monitora os locais de risco e conscientiza os moradores destas áreas sobre como agir em casos que envolvam risco à vida

A reunião foi mais uma articulação do deputado federal Hildo Rocha, em uma firm e parceria com o prefeito Solimar Alves e o município de Matões do Norte

#Gestão 23/06/2022 GABINETE DO PREFEITO Prefeito Solimar tem audiência com secretário nacional de Habitação

O prefeito Solimar Alves esteve reunido com Alfredo Eduardo dos Santos, secretário Nacional de Habitação, em Brasília. A instituição é responsável por acompanhar, avaliar e propor instrumentos para Política Nacional de Habitação em todo o país.

O gestor municipal, que esteve acompanhado do secretário municpal de Assuntos Estratégicos Diego Araújo, e do assessor Jeosafá Oliveira, foi buscar informações sobre os programas de habitação que podem ser implementados em Matões do Norte para ampliação dos benefícios de legalização de imóveis e regularização fundiária de propriedades na sede e nos povoados de nosso município.

A audência foi uma articulação do deputado federal Hildo Rocha, que acompanhou toda a conversa, com o objetivo de conhecer as exigências e requisitos específicos para atender aos programas de habitação em Matões do Norte, com foco na população de baixa renda.

#Gestão 22/06/2022 GABINETE DO PREFEITO Prefeito Solimar se reúne com o senador Weverton em Brasília

O prefeito Solimar Alves continua cumprindo agenda em Brasília esta semana e nesta quarta-feira (22), esteve reunido com o senador Weverton Rocha, pré-candidato a governador do Maranhão pelo PDT, partido de Solimar.

Na oportunidade, o prefeito reafirmou seu apoio aos planos do senador pedetista, reafirmando a sólida parceria entre o município de Matões do Norte e o mandato do senador.

#Gestão 21/06/2022 GABINETE DO PREFEITO Prefeito Solimar vai a Brasília para reforçar parceria com Hildo Rocha

O prefeito Solimar Alves cumpre agenda esta semana em Brasília, acompanhado do secretário de Assuntos Estratégicos, Diego Araújo, e do assessor Jeosafa Oliveira.

Dentre os compromissos agendados, a reunião com o deputado federal Hildo Rocha, na Câmara dos Deputados, já foi cumprida.

Na oportunidade, o prefeito e o deputado reafirmaram a parceria entre a gestão municipal e o mandato, prevendo o acesso a novos recursos para Matoes do Norte por meio de emenda parlamentar.

#Agenda 15/06/2022 GABINETE DO PREFEITO Núcleo de Cidadania de Adolescentes e parceiros públicos realizam 1º Fórum Comunitário de Matões do Norte

Agora Matoes do Norte tem adolescentes ajudando a inserir adolescentes nas políticas públicas voltadas para este público. O grupo de 16 adolescentes formam o Núcleo de Cidadania de Adolescentes - NUCA do município foi apresentado no 1º Fórum Comunitário do Selo Unicef de Matões do Norte, realizado nesta quarta-feira, 15 de junho

Os adolescentes estarão à frente da mobilização de jovens interessados em transformar as políticas públicas do município com foco em adolescentes.

A ação foi capitaneada por uma força-tarefa formada pelas secretarias de Assistência Social, Educação e Saúde e pelos conselhos da Assistência Social e da Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes de Matões do Norte, seguindo determinação do prefeito Solimar Alves em ampliar a rede de apoio a crianças e adolescentes de nosso município.

#Agenda 02/06/2022 GABINETE DO PREFEITO Prefeito Solimar Alves é recebido pelo deputado federal Hildo Rocha

O prefeito Solimar Alves e o assessor técnico Jeosafá Oliveira estiveram reunidos com o deputado federal Hildo Rocha na tarde desta quinta-feira (02) em São Luís.

Eles trataram sobre a ampliação das parcerias entre o mandato do deputado e a gestão Solimar Alves, por meio do envio de emendas parlamentares para nosso município, o que continua firme.

Os dois aproveitaram para anunciar uma nova visita do deputado Hildo a Matões do Norte, para participar da entrega do sistema de abastecimento da comunidade Palmeiral, fruto de uma emenda encaminhada por Rocha.

A visita acontecerá ainda em junho, integrando uma série de inaugurações que o prefeito Solimar está organizando para este mês.

#Saúde 24/05/2022 GABINETE DO PREFEITO Prefeito Solimar vistoria Casa de Apoio em São Luís

O prefeito Solimar Alves e parte da equipe da Prefeitura Municipal estiveram na Casa de Apoio de Matoes do Norte em São Luís nesta segunda-feria (23), verificando a qualidade dos serviços oferecidos aos nortematoenses que buscam apoio na capital.

O espaço é dedicado às famílias que precisam se dedicar a tratamentos médicos especializados que exigem a presença de familiares fora de nosso município. A iniciativa apoia principalemente os que não tem condições de manter-se ao lado de doentes em hospitais que não regulamentaram essa presença por períodos mais longos.

A Casa de Apoio conta com uma equipe de saúde pronta para atendimento ambulatorial a quem estiver acolhido no espaço, seguindo determinação do prefeito Solimar em oferecer bons serviços ao cidadão que necessitar.

#DireitosHumanos 20/05/2022 GABINETE DO PREFEITO Coordenação de Igualdade Racial começa a estruturar conselho municipal

A Coordenação de Promoção da Igualdade Racial de Matões do Norte realizou nesta sexta-feira (20), a primeira reunião de capacitação de conselheiros, com vistas a formar quadros técnicos necessários para a implementação do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial em nosso município.

De acordo com o coordenador municipal de Igualdade Racial, Charlon Alves, após esta série de treinamentos, o município começará a se preparar para dar posse aos conselheiros.

O Conselho

O Conselho de Promoção da Igualdade Racial deve ser integrado por um número idêntico de representantes de órgãos governamentais (entidades públicas) e de não governamentais (instituições da sociedade civil), eleitos por meio de edital público.

Cada órgão público e entidade da sociedade civil que tenha sido selecionada indica dois representantes, sendo um na qualidade de titular e outro na de suplente. Destas pessoas espera-se efetiva participação e engajamento nas atividades do Conselho.

#IgualdadeRacial 16/05/2022 GABINETE DO PREFEITO Comunidade quilombola de Matões do Norte relembra Dia da Abolição da Escravatura

A comunidade quilombola de Lago do Coco, na zona rural de Matões do Norte, promoveu um almoço especial na sexta-feira (13), em alusão ao Dia da Abolição da Escravatura, ocorrida em 1888 no Brasil.

A iniciativa contou com a presença do titular da coordenação municipal de Promoção da Igualdade Racial, Charlon Alves, que esteve presente com sua equipe.

Na oportunidade, a equipe da coordenação apresentou as diretrizes necessárias para a a certificação oficial da comunidade como terras de quilombo.

#Município 05/05/2022 GABINETE DO PREFEITO Festival de Prêmios vai homenagear Mães de Matões do Norte

O Mês das Mães chegou e a gestão Solimar Alves está preparando um Festival de Prêmios para aquecer os corações de todas as mamães de Matoes do Norte.

E com atrações já confirmadas: Boi Pirilampo e o cantor Nonato Silva

Preparem seus corações, só faltam oito dias!

?? Dia 28 de Maio

? A partir das 4h da tarde

?? Na Praça de Eventos da Piçarreira

Serão mais de 200 prêmios sorteados + Show especial

#Educação 28/01/2022 GABINETE DO PREFEITO INFORMAÇÃO DE UTILIDADE PÚBLICA Conforme o termo de ajustamento de conduta nº 01/2022-PJC firmado nesta data de 27 de janeiro de 2022
#Emprego 15/06/2021 GABINETE DO PREFEITO EDITAL APROVADOS

SOLIMAR ALVES DE OLIVEIRA, Prefeito Municipal de Matões do Norte, Estado do Maranhão, no uso de suas atribuições legais e em conformidade com a legislação em vigor e, em cumprimento a decisão judicial nos autos do Processo n. 179-05.2018.8.10.0080, vem através deste Edital, convocar os candidatos aprovados e devidamente classificados no Concurso Público de Provas e Títulos da Prefeitura Municipal de Matões do Norte para no prazo de 15 de junho a 15 de julho, apresentem os documentos necessários à nomeação e posse na forma exigida pelo Edital n. 001/2015.

Para mais informações consulte o edital logo abaixo.

#Emprego 15/06/2021 GABINETE DO PREFEITO EDITAL EXCEDENTES
#Melhoria 14/06/2021 GABINETE DO PREFEITO PREFEITO SOLIMAR ALVES PARTICIPA DA ENTREGA DAS CESTAS BÁSICAS DO PROGRAMA COMIDA NA MESA

Na manhã do dia 14 de Junho aconteceu em São Luis - MA, a cerimônia de entrega das cestas básicas do Programa Estadual "Comida na Mesa" para os municípios maranhenses.

O prefeito Solimar Alves esteve presente na entrega, uma vez que matões do Norte foi um dos municípios contemplados, ao lado do Governador do Estado Flávio Dino e do Deputado Estadual Glaubert Cutrim.

Estiveram presentes também o prefeito de Cantanhede, Zé Martinho e o prefeito de Pirapemas, Fernando Cutrim.

O Governo do Estado entregou mais 11.533 cestas básicas a prefeituras nesta segunda-feira (14), durante cerimômia no Palácio dos Leões

A entrega faz parte do programa Comida na Mesa. Na pandemia, já foram entregues quase 500 mil cestas básicas à população.

Veja os municípios beneficiados.

Alto Alegre do Maranhão

Cantanhede

Matões do Norte

Peritoró

Pirapemas

São Mateus do Maranhão

Timbiras

Paço do Lumiar

#Desenvolvimento 11/06/2021 GABINETE DO PREFEITO APRESENTAÇÃO DO PROGRAMA MINHA MATÕES DO NORTE

No dia 10 de Junho de 2021, foi apresentado o programa Minha Matões do Norte para os secretários e para todo corpo técnico que compõe o governo do prefeito Solimar Alves. O programa foi apresentado pelo Coordenador de Comunicação, Marcus Carvalho, que explicou de forma clara e objetiva o que é o programa e como ele vai mudar a história de Matões do Norte.

Com a chegada do programa Minha Matões do Norte, a cidade vai se tornar um lugar ainda mais valorizado, um lugar de referência e a mesma será conhecida como umas das cidades modelo do Maranhão. O programa, tem como objetivo o pertencimento, a limpeza urbana, a preservação do patrimônio público, a segurança, a educação, a sustentabilidade, o desenvolvimento sustentável e a geração de renda no município de Matões do Norte.

#Educação 09/06/2021 GABINETE DO PREFEITO CONVÊNIO COM O INSTITUTO UNIDMEC
#Desenvolvimento 12/05/2021 GABINETE DO PREFEITO PREFEITO SOLIMAR ASSINA TERMO DE COOPERAÇÃO DO PROGRAMA PAA O prefeito de Matões do Norte, Solimar Alves esteve na Secretaria de Agricultura Familiar do Estado (SAF)
#covid-19 02/04/2021 GABINETE DO PREFEITO TÁ LIGADO SOBRE O QUE PODE OU NÃO PODE NESSE FERIADÃO EM MATÕES DO NORTE? A prefeitura de Matões do Norte, aproveitou o feriadão para ampliar as informações sobre as melhores estratégias de combate à Covid-19.
www.matoesdonorte.ma.gov.br
Emitido dia 27/04/2024 às 03:39:51