CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#IgualdadeRacial 12/03/2024 GABINETE DO PREFEITO Saúde da Mulher é tema de roda de conversa e atendimento em comunidade quilombola de Matões do Norte

A Prefeitura de Matões do Norte vai promover uma Roda de Conversa com a comunidade do Lago do Coco, numa ação alusiva ao Dia Internacional da Mulher.

A iniciativa conta com o apoio do prefeito Solimar Alves e vai ofertar atendimento em saúde, além de diálogo e debate sobre a importância dos cuidados preventivos com a saúde da mulher.

- Roda de Conversa Dia da Mulher
14 de março

A partir das 8h da manhã

No povoado Lago do Coco

A Roda de Conversa do Dia da Mulher em Lago do Coco é uma ação parceira entre a Coordenação Municipal de Igualdade Racial e a Secretaria Municipal de Saúde.

#IgualdadeRacial 16/02/2024 GABINETE DO PREFEITO Adesão de Matões do Norte ao SINAPIR é publicada no Diário Oficial da União

Matões do Norte está registrado nacionalmente entre os municípios que assumiram compromisso com as políticas de Igualdade Racial ingressando no Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial - SINAPIR.

A adesão oficial foi publicada nesta quarta-feira (14) no Diário Oficial da União, constando as assinaturas do prefeito Solimar Alves, da ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco e do coordenador municipal de Igualdade Racial, Charlom Alves.

A adesão ao SINAPIR garante o acesso do município a recursos do Governo Federal para ampliar a atuação da Prefeitura Municipal junto às comunidades e povoados de origem quilombola, implementando ações de enfrentamento ao racismo estrutural em nossa cidade, um compromisso assumido pelo Prefeito Solimar para melhorar a qualidade de vida de nossas comunidades.

#IgualdadeRacial 06/02/2024 GABINETE DO PREFEITO Prefeitura e Governo do Maranhão reafirmam parceria para ações de Igualdade Racial no município

Em reunião realizada nesta segunda-feira (5) em São Luís, o coordenador municipal da Igualdade Racial, Charlom Alves, e o secretário estadual da Igualdade Racial, Gerson Pinheiro, definiram que vão manter a parceria já estabelecida entre o Estado e a Prefeitura nas ações e políticas voltadas para a Igualdade Racial.

Na ocasião, a coordenação municipal apresentou um relatório das atividades desempenhadas nos três anos da gestão Solimar Alves, dentre elas a criação do Conselho Municipal de Igualdade Racial, a adesão ao SINAPIR (Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial) e o ingresso no sistema estadual também. Os dois órgãos seguem alinhados e parceiros em seus respectivos planos de ação para 2024.

O secretário Gerson Pinheiro elogiou o empenho do prefeito Solimar em desenvolver políticas voltadas para as comunidades remanescentes de quilombos, além do apoio irrestrito que tem concedido ao desenvolvimento das atividades da Coordenação Municipal da Igualdade Racial.

Além de Gerson Pinheiro e Charlom Alves, participaram da reunião Mauro Marques, coordenador do programa Maranhão Quilombola; e Linda Maria, assessora técnica de Matões do Norte.

#IgualdadeRacial 26/01/2024 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Secretaria de Educação e Coordenação de Igualdade Racial alinham ações educativas em Matões do Norte

Em reunião realizada na segunda-feira (22), a Coordenação Municipal de Igualdade Racial e a Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Matões do Norte alinharam diversas ações conjuntas que devem ser implementadas este ano, no âmbito na rede municipal de ensino, com o objetivo de continuar trabalhando temas relacionados a Igualdade Racial junto às crianças e adolescentes de nosso município, como já tem acontecido rotineiramente, com o apoio do prefeito Solimar Alves.

A reunião foi conduzida pelo coordenador de Igualdade Racial, Charlom Alves e pelo secretário municipal de Educação, Domingos Casa Nova, com o apoio da assessora técnica Linda Maria. Um ponto alinhado definiu que as palestras educativas, já consagradas nas escolas de Matões do Norte, continuarão a acontecer.

Os novos esforços agora se voltam para a implantação da capoeira, um esporte afro-brasileiro, na rotina esportiva escolar. Outro ponto alinhado é o início da implantação da Educação Quilombola nas escolas da rede municipal de Matões do Norte, com uma experiência inicial nos povoados Santo Antônio e Lago do Coco, que são comunidades de raiz quilombola.

A Educação Quilombola obrigatória é determinada pela lei federal nº 10.639/2003, que instituiu o ensino sobre História e Cultura Afro-brasileira nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio, oficial e particulares de todo o país. Os conteúdos incluem História da África e dos Africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional.

#IgualdadeRacial 06/12/2023 GABINETE DO PREFEITO Prefeitura e Ministério da Igualdade Racial anunciam adesão do município ao SINAPIR

Durante o evento alusivo ao Dia da Consciência Negra, realizado nesta quinta-feira (30) em Matões do Norte, a Prefeitura Municipal e o Ministério da Igualdade Racial anunciaram a adesão oficial do município ao SINAPIR - Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial.

A diretora da Articulação Interfederativa do Ministério da Igualdade Racial, Isadora Bispo, encaminhou mensagem ao município de Matões do Norte e ao prefeito Solimar Alves parabenizando pela decisão de transformar esta pauta num tema a ser trabalhado por toda a gestão.

É importante destacar que a adesão ao SINAPIR garante o acesso do município a recursos do Governo Federal para ampliar a atuação da Prefeitura Municipal junto às comunidades e povoados de origem quilombola.

O encontro

O evento alusivo ao Dia da Consciência Negra em Matões do Norte foi realizado na Câmara Municipal de Vereadores, para refletir e discutir meios que garantam a igualdade de direitos entre todos em nosso município, independentemente da cor. As atividades foram uma realização da Prefeitura Municipal com o apoio do prefeito Solimar Alves.

A ação trouxe uma apresentação especial dos alunos da Escola Municipal Alteredo Barbosa, com elementos que reforçam a presença e o legado da comunidade afrodescendente no país e em nosso município através do Desfile da Beleza Negra e de uma Roda de Capoeira. A Banda Fanfarra da Escola Municipal Julia Fonseca também deu sua contribuição ao encontro.

Participaram do evento o vereador e presidente da Câmara Municipal de Matões do Norte, Wallas Lisboa, representando o prefeito Solimar; o coordenador de Igualdade Racial do município, Charlom Alves; os vereadores Eliane Leite, Adriana Souza, Lan Eletricista e Putchuca; o secretário municipal de Educação, Domingos Casa Nova; a secretária municipal de Assistência Social, Francinécia Viana; a assistente social Jaquelma Dantas, representando a Defensoria Pública Regional em Cantanhede; a assessora técnica Linda Maria, conselheiros e suplentes do Conselho Municipal da Igualdade Racial, além de servidores do município e a comunidade em geral

#IgualdadeRacial 27/11/2023 GABINETE DO PREFEITO Novo Defensor Público da comarca destaca ações de promoção da Igualdade Racial em Matões do Norte

O coordenador municipal de Promoção da Igualdade Racial de Matões do Norte e membros do Conselho Municipal de Igualdade Racial foram recebidos por Thiago Santana, novo defensor público da comarca de Cantanhede, em reunião realizada no dia 14 de novembro. Na pauta, foram apresentadas as diversas ações realizadas pela Prefeitura Municipal junto às comunidades quilombolas do município.

Dentre as atividades apresentadas estão as diversas obras de infraestrutura que melhoraram o acesso a água, a mobilidade entre as comunidades e o acesso a saúde, com a entrega da Unidade Básica do Ponto Certo, além da realização de uma edição da Prefeitura Itinerante em Ação no povoado Santo Antônio. Também foi apresentada a programação planejada para o Mês da Consciência Negra, que está em curso no município até o dia 30 de novembro, recebendo amplo apoio de toda a gestão Solimar Alves por meio das secretarias parceiras da ação.

O defensor público destacou a importância das ações realizadas e parabenizou a decisão do prefeito Solimar em apoiar e incentivar o trabalho da Coordenação de Igualdade Racial em Matões do Norte. Estiveram presentes à reunião o coordenador de Igualdade Racial, Charlom Alves; o chefe de gabinete da Prefeitura, Jean Miranda; a assessora técnica Linda Maria; e a assistente social da Defensoria Pública, Jaquelma Dantas.

#IgualdadeRacial 22/11/2023 GABINETE DO PREFEITO Ações do Mês da Consciência Negra foram iniciadas em Matões do Norte

As atividades alusivas ao Dia da Consciência Negra em Matões do Norte tiveram início na quinta-feira (16) e devem se estender até o dia 30, com ações nas escolas do município, um evento aberto à comunidade e uma capacitação técnica voltada aos membros do Conselho Municipal de Igualdade Racial. A iniciativa é da Prefeitura Municipal por meio da Coordenação de Promoção da Igualdade Racial, com amplo apoio das demais secretarias.

Os alunos das escolas Domingas Maciel, no povoado Curva; Júlia Fonseca e Alteredo Barbosa, na sede, já receberam a programação, o que incluiu palestras orientativas sobre a necessidade de discutir a contribuição histórica da comunidade negra na construção de nosso país, nosso estado e nosso município. Além de empreender uma reflexão sobre a desigualdade de oportunidades enfrentada pela população negra e sobre a permanente luta contra o racismo na sociedade brasileira.

A comitiva das ações incluem o coordenador municipal de Promoção da Igualdade Racial, Charlom Alves; a vereadora Eliane Leite, que tem conduzido as palestras nas escolas; o presidente da Câmara de Matões do Norte, vereador Wallas Lisboa; o secretário municipal de Educação, Domingos Casa Nova; o chefe de gabinete Jean Miranda; o membro do Conselho da Igualdade Racial, Roberto Cabral; bem como as equipes técnicas das escolas.

#IgualdadeRacial 16/11/2023 GABINETE DO PREFEITO Prefeitura promove Mês da Consciência Negra em Matões do Norte

A Prefeitura de Matões do Norte, por meio da Coordenação Municipal de Promoção da Igualdade Racial, está promovendo uma ampla programação em alusão ao Mês da Consciência Negra, celebrado no dia 20 de novembro.

A data resgata o dia da morte do líder quilombola Zumbi dos Palmares e propõe uma reflexão sobre a participação negra na história do país.

A programação do mês da Consciência Negra em Matões do Norte traz ações previstas em nossas escolas e também voltadas para toda a comunidade, com palestras e outras atividades. Acompanhe:

*Mês da Consciência Negra: Cores diferentes, Direitos iguais

- De 16 a 30 de novembro

Palestras nas Escolas

Tema: Cores diferentes, direitos iguais

- Escola Domingas Antônia Maciel (povoado Curva do Didi)

Turnos: vespertino e noite

Dia 16 de novembro

- Escola Júlia Fonseca Barbosa (sede)

Turnos: matutino e vespertino

Dia 17 de novembro

- Escola Alteredo Barbosa (sede)

Turno: matutino

Dia 20 de novembro

- Turma EJA da Escola Alteredo Barbosa (sede)

Turno: noite

Dia 20 de novembro

- Centro de Ensino Médio Profº Antenor Bogéa (sede)

Turnos: tarde e noite

Dia 27 de novembro

Capacitação do Conselho Municipal de Igualdade Racial

30 de novembro, às 14h

Encontro Mês da Consciência Negra, com a secretária adjunta de estado da Igualdade Racial, Socorro Gutterres

30 de novembro, às 8h30

Participe e apoie esta iniciativa que busca promover a Consciência Negra em nosso município!

#IgualdadeRacial 27/10/2023 GABINETE DO PREFEITO Prefeitura e Senar certificam nova turma de Primeiros Socorros em Coivaras

Em mais uma parceria entre o Senar e a Prefeitura Municipal de Matões do Norte, por meio da Coordenação de Promoção da Igualdade Racial, uma turma do curso de Primeiros Socorros foi certificada esta semana no povoado Coivaras.

A parceria entre a gestão Solimar Alves e a instituição promoveu diversos cursos em Matões do Norte, com um olhar especial para as comunidades da zona rural do município, beneficiando os povoados de Boa Esperança 2 e Marajá 2.

A entrega de certificados contou com a presença de Charlom Alves, coordenador municipal de Promoção da Igualdade Racial; do vereador Alan de Coivaras; da assessora técnica Linda Maria; da professora Raquel, liderança comunitária; e da assistente social Enágila Barbosa.

#IgualdadeRacial 24/10/2023 GABINETE DO PREFEITO Parceria da Prefeitura e do Senar certifica moradores da comunidade quilombola Marajá 2

A comunidade quilombola do Marajá 2 recebeu a certificação do curso "Produção artesanal de alimentos" ministrado pelo Senar, numa realização da Prefeitura Municipal de Matões do Norte por meio da Coordenação de Promoção da Igualdade Racial.

A entrega dos certificados foi realizada na quarta-feira (18), contando com a presença de Charlom Alves, coordenador municipal de Promoção da Igualdade Racial; do vereador Lan eletricista e do secretário de Educação, Domingos Casa Nova, que também articularam a ação junto à coordenação.

#IgualdadeRacial 19/10/2023 GABINETE DO PREFEITO Moradores do povoado Boa Esperança 2 recebem certificados do Senar, em parceria com a Prefeitura

A comunidade do povoado Boa Esperança 2 comemorou a certificação de dois cursos ministrados pelo Senar: de Produção Artesanal de Alimentos e o curso de Primeiros Socorros, numa realização da Prefeitura Municipal de Matões do Norte, por meio da Coordenação de Promoção da Igualdade Racial, em parceria com o Senar - Serviço Nacional de Aprendizagem Rural.

A entrega dos certificados, realizada nesta terça-feira (17), contou com a presença de Charlom Alves, coordenador municipal de Promoção da Igualdade Racial; de Chico Lopes, presidente da Associação dos Moradores da Comunidade Boa Esperança 2 e do liderança comunitária Luís Fernando.

Ainda esta semana, moradores do Marajá 2 também receberão seus certificados, num fortalecimento da parceria da gestão Solimar Alves com o Senar.

#IgualdadeRacial 28/09/2023 GABINETE DO PREFEITO Conselho Municipal da Igualdade Racial alinha programação para Mês da Consciência Negra em Matões do Norte

Em reunião realizada nesta terça-feira (26) no gabinete do prefeito Solimar Alves, os membros do Conselho Municipal de Igualdade Racial de Matões do Norte realizaram o planejamento das ações previstas para o Mês da Consciência Negra, que deve contar com ampla programação em novembro.

O secretário de Educação, Domingos Casa Nova, esteve presente na reunião para alinhar as ações que poderão ser realizadas nas escolas da rede municipal de ensino de Matões do Norte. A programação quer promover palestras de conscientização, além de um encontro com foco na reflexão sobre os efeitos do racismo e do preconceito na população de pretos e pardos de nosso país.

O Mês da Consciência Negra é alusivo ao 20 de Novembro, celebrado nacionalmente como Dia da Consciência Negra, data que faz referência ao dia em que Zumbi dos Palmares teria sido capturado e morto em 1695. Zumbi foi um líder quilombola e é considerado símbolo da liberdade contra a escravidão no Brasil.

#IgualdadeRacial 02/08/2023 GABINETE DO PREFEITO Conselho da Igualdade Racial discute adesão de Matões do Norte ao SINAPIR

O Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Matões do Norte esteve reunido nesta segunda-feira (31) para discutir a adesão do município a Sinapir, o Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial, ferramenta do governo federal que trabalha para promover a inclusão das populações tradicionais no conjunto de políticas e serviços visando superar as desigualdades raciais existentes no país.

Na prática, a entrada no Sinapir habilita o município a ter acesso prioritário a recursos federais disponibilizados pela Secretaria Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, trazendo para nossa população o apoio financeiro federal à execução de políticas de promoção da igualdade junto às comunidades tradicionais nortematoenses, como os quilombolas e os ribeirinhos.

Estiveram na reunião os conselheiros Charlom Alves (presid.), vereadora Eliane Leite (vice-presid.), Jean Miranda, Ronaldo Cabral, Ronielson Portela, Beatriz Silva, Marcio Martins, Rita Nascimento e Francinécia Viana, além da técnica Linda Maria. As providências para adesão ao sistema passam a ser acompanhadas pelo Conselho, que em breve encaminhará solicitação à gestao Solimar Alves.

#IgualdadeRacial 10/07/2023 GABINETE DO PREFEITO Matões do Norte solicita construção de Escola Digna Quilombola no município

A Prefeitura Municipal está solicitando a construção de uma Escola Digna Quilombola ao Governo do Estado Maranhão, bem como a capacitação em Educação Quilombola para professores da rede de ensino do município, com o intuito de respeitar e reconhecer a história e a cultura afro-brasileira em nossa população, seguindo determinação do profeito Solimar Alves.

O pedido foi entregue em reunião realizada na última quinta-feira (6) na sede da Secretaria de Igualdade Racial do Maranhão, com a presença de Socorro Guterres, secretária adjunta da pasta; Domingos Casa Nova, secretário municipal de Educação; Charlom Alves, coordenador municipal de Igualdade Racial; e Linda Maria, assessora técnica da coordenação.

De acordo com especialistas, tratar da educação afro-brasileira em sala de aula é uma ferramenta poderosa para combater o racismo, valorizar a diversidade e reconhecer a contribuição e o papel fundamentais do povo negro na construção da nossa sociedade.

#IgualdadeRacial 08/06/2023 GABINETE DO PREFEITO Matões do Norte realiza encontro sobre promoção da Igualdade Racial

Nesta quarta-feira (07), o prefeito Solimar Alves recebeu Socorro Guterres, secretária adjunta de Igualdade Racial do Governo do Estado do Maranhão, durante o 1º Encontro Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Matões do Norte.

O encontro apresentou as políticas municipais que tem sido ofertadas às comunidades quilombolas de nosso município, além de estabelecer cooperação técnica entre a gestão Solimar Alves e a Secretaria Estadual da Igualdade Racial.

#IgualdadeRacial 06/06/2023 GABINETE DO PREFEITO Participe do Encontro de Políticas de Igualdade Racial de Matões do Norte

Participe do 1º Encontro de Políticas de Promoção da Igualdade Racial de Matões do Norte e conheça o trabalho que vem sendo realizado pela Gestão Solimar Alves em prol do atendimento e acompanhamento das comunidades quilombolas nortematoenses!

- Encontro de Políticas de Promoção da Igualdade Racial de Matões do Norte

- 07 de junho

- Às 8h30 da manhã

- Na Câmara Municipal de Matões do Norte

A ação contará com a presença de Socorro Guterres, secretária adjunta de Igualdade Racial do Governo do Maranhão e presidente do Conselho Estadual de Igualdade Racial. Ela vai proferir a palestra magna do Encontro. Participe!

#IgualdadeRacial 26/04/2023 GABINETE DO PREFEITO Matões do Norte é destaque na Secretaria Estadual de Igualdade Racial

Em reunião realizada em São Luís nesta semana, entre a equipe da Coordenação de Promoção da Igualdade Racial e a equipe técnica da Secretaria de Estado da Igualdade Racial, foi destacada a atuação do município de Matões do Norte no tocante às responsabilidades municipais junto às comunidades quilombolas.

A coordenadora estadual do Sistema Estadual de Promoção da Igualdade Racial, Ana Cristina, que faz o acompanhamento destas políticas junto aos municípios, afirmou que a gestão Solimar Alves tem conseguido levar as políticas públicas de Promoção da Igualdade Racial às diversas comunidades remanescentes de quilombos em nosso município, citando os esforços em educação, saúde, saneamento básico, merenda escolar, acompanhamento médico, dentre outros, que são continuamente ofertados nestas comunidades.

Para ela, a implantação do Conselho Municipal de Igualdade Racial de Matões do Norte é mais um indicador do compromisso do prefeito Solimar com a questão dos quilombolas em nosso estado.

Estiveram presentes à reunião a secretária-adjunta e presidente do Conselho Estadual de Igualdade Racial, Socorro Guterres, o coordenador municipal de Igualdade Racial de Matões do Norte, Charlom Alves e a técnica da coordenação de nosso município, Linda Maria.

#IgualdadeRacial 18/04/2023 GABINETE DO PREFEITO Membros do Conselho Municipal de Igualdade Racial de Matões do Norte são empossados

As lideranças políticas de Matoes do Norte conheceram nesta segunda-feira (17), os conselheiros da Igualdade Racial no município. Quinze titulares e suplentes, representando o poder público e a sociedade civil organizada, vão garantir a participação popular no planejamento de ações voltadas para as comunidades quilombolas de nosso município.

Atualmente, duas comunidades nortematoenses são certificadas em âmbito federal e estadual como Comunidade Quilombola e outros sete povoados são reconhecidos tradicionalmente como remanescentes de quilombos.

Estavam presentes na reunião, o presidente da Câmara Municipal, Wallas Lisboa, o chefe de gabinete Jean Miranda, além de secretários, coordenadores e outras autoridades municipais, bem como a equipe técnica da Coordenação Municipal de Igualdade Racial.

#IgualdadeRacial 06/02/2023 GABINETE DO PREFEITO Comunidade quilombola Lago do Coco busca parceria com coordenação de Igualdade Racial

Os representantes da Associação Remanescente de Quilombo do Povoado Lago do Coco, Paulino Correia e Zé Didico, estiveram reunidos com o coordenador municipal de Igualdade Racial em busca de apoio para o desenvolvimento de ações afirmativas do município na comunidade.

A comunidade do Lago do Côco é a única de Matões do Norte a conquistar duas certificações oficiais de reconhecimento às raízes quilombolas, uma de âmbito federal, concedida pela Fundação Palmares; e outra no âmbito estadual, concedida pela Secretaria Extraordinária de Igualdade Racial do Governo do Maranhão.

Dentre os benefícios garantidos por lei para as comunidades que recebem a certificação está o desenvolvimento de ações nas áreas de educação, saneamento básico, direitos humanos, sustentabilidade, defesa jurídica, trabalho e renda e segurança alimentar, buscando apoio da gestão municipal para que elas se efetivem.

A Gestão Solimar Alves já tem desenvolvido ações parceiras com a Secretaria de Igualdade Racial do Estado, por meio da presença da Fesma Quilombola - a Força Estadual de Saúde voltada para o atendimento e acompanhamento em saúde das diversas comunidades quilombolas de nosso municipio.

#IgualdadeRacial 02/02/2023 GABINETE DO PREFEITO Coordenação de Igualdade Racial articula ações do município com o Governo do Estado

O coordenador municipal de Igualdade Racial de Matões do Norte, Charlom Alves, e a assessora técnica da coordenação, Linda Maria, estiveram reunidos com a assessora jurídica da Secretaria Estadual de Igualdade Racial, Wilma Martins Pereira, para articular ações de parceria para o município de Matões do Norte.

Dentre as ações pleiteadas estão a permanência da Força Estadual de Saúde - Fesma Quilombola no atendimento às comunidades remanescentes de quilombos em nosso município.

A equipe conta com médico, enfermeira e técnica de enfermagem e presta serviços a hipertensos, diabéticos, gestantes, pacientes com hanseníase e crianças menores de 1 ano de idade nos povoados Campestre, Lago do Coco, Santo Antônio e Boa Esperança 2.

Também está na agenda de cooperação a continuidade dos trabalhos de certificação estadual de comunidades quilombolas de Matões do Norte e a a capacitação dos membros do Conselho Municipal de Igualdade Racial, em atendimento à determinação do prefeito Solimar Alves em reforçar a atuação das políticas afirmativas e de promoção da igualdade racial em nosso município.

#IgualdadeRacial 09/12/2022 GABINETE DO PREFEITO Encerrado 'Ciclo de Palestras Mês da Consciência Negra' em Matões do Norte

Foi encerrado nesta quinta-feira (07) o Ciclo de Palestras Mês da Consciência Negra, promovido pela Coordenação de Igualdade Racial em parceria com a Secretaria Municipal de Educação em Matões do Norte.

A ação levou conhecimento sobre as raizes negras de nosso país a diversas escolas do município, destacando a importância da preservação da cultura negra na atualidade, numa realização da Prefeitura Municipal de Matões do Norte, de acordo com direcionamento do prefeito Solimar Alves.

#IgualdadeRacial 23/11/2022 GABINETE DO PREFEITO Ciclo de palestras movimenta Mês da Consciência Negra em Matões do Norte

No mês da Consciência Negra, a Coordenação de Igualdade Racial vai promover um ciclo de palestras com a temática "Vidas Negras Importam", numa ação realizada com a Secretaria Municipal de Educação, Assistência Social e Coordenação de Defesa Civil.

PALESTRANTES:

Pastor Marcos Pereira | professor com formação em Geografia, pós-graduado em paisagismo, bacharel em Teologia

Francinécia Viana | graduada em Serviço Social

Charlon Alves | formação em Gestão Pública, bacharel em Teologia

Dias 25 e 29 de novembro

Na Escola Municipal Julia Fonseca

Nos três turnos de atividades escolares

Participe de mais uma iniciativa da Prefeitura de Matões do Norte - Gestão Solimar Alves: compromisso e trabalho

#IgualdadeRacial 13/10/2022 GABINETE DO PREFEITO Comunidade de Lago do Coco busca proximidade com o Legislativo de Matões do Norte

A comunidade quilombola do povoado Lago do Coco esteve reunida com Wallas Lisboas, presidente da Câmara dos Vereadores de Matões do Norte, na última semana, em busca de proximidade com o legislativo municipal.

O intuito é colaborar com sugestões de políticas públicas voltadas para os quilombolas e que possam ser implementadas via poder executivo, encaminhadas pela Casa do Povo.

#IgualdadeRacial 21/09/2022 GABINETE DO PREFEITO Povoado Lago do Coco recebe certificado estadual de comunidade quilombola

Na última semana, a comunidade de Lago do Coco recebeu a certificação estadual de remanescente de quilombo, garantindo a qualificação como comunidade quilombola plena de direitos e políticas públicas voltadas para este público. A certificação foi concedida pela Secretaria Estadual de Igualdade Racial em cerimônia coletiva em que 80 comunidades remanescentes de quilombo de todo o Maranhão foram agraciadas com o reconhecimento.

Lago do Coco é a primeira comunidade nortematoense a receber a certificação estadual. Ela já detém a certificação quilombola da Fundação Palmares, concedida pelo Governo Federal, juntamente com a comunidade Santo Antônio.

As outras quatro comunidades de nosso município que se reconhecem como remanescentes de quilombos também devem se enquadrar nos critérios de reconhecimento para acessar as políticas públicas específicas para os quilombolas. Este trabalho é apoiado pela Prefeitura de Matões do Norte e pelo prefeito Solimar Alves por meio da Coordenação de Igualdade Racial.

Na foto, o presidente da Associação Quilombola de Lago do Coco, Dico Casanova, está ao lado de Charlon Alves, coordenador municipal de Igualdade Racial de Matões do Norte; de Gerson Pinheiro, secretário estadual de Igualdade Racial; e Linda Maria, da equipe técnica da Coordenação Municipal de Igualdade Racial durante a cerimônia de certificação em São Luís

#IgualdadeRacial 16/05/2022 GABINETE DO PREFEITO Comunidade quilombola de Matões do Norte relembra Dia da Abolição da Escravatura

A comunidade quilombola de Lago do Coco, na zona rural de Matões do Norte, promoveu um almoço especial na sexta-feira (13), em alusão ao Dia da Abolição da Escravatura, ocorrida em 1888 no Brasil.

A iniciativa contou com a presença do titular da coordenação municipal de Promoção da Igualdade Racial, Charlon Alves, que esteve presente com sua equipe.

Na oportunidade, a equipe da coordenação apresentou as diretrizes necessárias para a a certificação oficial da comunidade como terras de quilombo.

www.matoesdonorte.ma.gov.br
Emitido dia 27/04/2024 às 07:41:03