qua. nov 20th, 2019

VIII Conferência Municipal Democrática de Assistência Social em Matões do Norte

Durante VIII Conferência Municipal Democrática de Assistência Social em Matões do Norte, Prefeito Pe. Domingos Costa defende frente ampla em defesa do SUAS

Considerando o momento tenebroso em que vivemos no cenário nacional onde pairam graves ameaças ao Sistema Único de Assistência Social – SUAS, quando exige-se esforços redobrados dos municípios em conjunto com a sociedade civil organizada no sentido de lutar juntos pela consolidação e manutenção do SUAS, a Prefeitura Municipal de Matões do Norte por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social realizou na última quinta-feira (24), a VIII Conferência Municipal Democrática de Assistência Social.

Com o tema Assistência Social Direito do Povo com financiamento Público e participação Social o evento faz um balanço mais objetivo e concreto do impacto das medidas recentes na consolidação do SUAS nos Municípios.

Intransigente defensor do SUAS – Sistema Único de Assistência Social e um dos ativistas em favor do fortalecimento e ampliação das políticas públicas de assistência social como forma de assegurar e promover a dignidade da pessoa humana e o empoderamento social, o prefeito Pe. Domingos Costa presente ao evento lamentou os momentos de dificuldades por que passa o SUAS, e conclamou usuários, trabalhadores, movimentos sociais, representantes de entidades, organizações de assistência social, conselheiros e gestores além da comunidade em geral a se juntarem em uma ampla frente em defesa do Sistema Único de Assistência Social.

Padre Domingos Costa que na oportunidade participou do evento acompanhado da primeira Dama e Secretaria de Educação Géis Pierot no presidente da Câmara Municipal de Vereadores Joaquim da Agricultura e do Secretário Municipal de Assistência Social Augusto Rocha entre ainda outros servidores públicos municipais durante o evento foi realizado o processo de escolha dos delegados que irão representar o município a nível de estado e em Brasília no encontro nacional.

Com base nos três eixos temáticos: I. assistência Social é um direito do cidadão e dever do Estado; II. política Pública tem que ter financiamento público; e III. a participação popular garante a democracia e o controle da sociedade, a VIII Conferência Municipal Democrática de Assistência Social busca ampliar o protagonismo da sociedade civil organizada no Sistema Único de Assistência Social – SUAS.

Além do prefeito Pe. Domingos Costa e da primeira-dama do município e secretária municipal de educação, também participaram ativamente do evento o presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Joaquim da Agricultura; Secretário Municipal de Assistência Social, Pr. Augusto Rocha, além de servidores públicos municipais.

Durante o evento foi realizado o processo de escolha dos delegados que irão representar o município a nível de estado e em Brasília no encontro nacional.