Sábado, 23 Junho 2018

C Cidade

Governador em exercício vistoria início das obras dos Diques de Produção em Matinha

Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

Nesta etapa, os Diques de Produção levam até às comunidades agrícolas de Matinha a construção de canais para irrigação de água a ser utilizada nas colheitas. Durante a tarde de sábado, o governador em exercício anunciou a construção dos 1200 metros de canal para contenção da água salgada e garantia de armazenamento de água doce.

Acompanhando a obra, o secretário de Estado de Comunicação e Assuntos Político (Secap), Márcio Jerry, destaca a importância do programa: “São dezenas de municípios da Baixada que vão ter a perenização da água para a produção agrícola e criação de animais. Haverá o incremento da produção nas áreas, ajudando as famílias da Baixada Maranhense. Estamos muito felizes em poder testemunhar mais uma obra do governador Flávio Dino”.

O presidente da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e de Extensão Rural do Maranhão (Agerp), Júlio César Mendonça ressalta os benefícios do armazenamento de água doce para agricultura: “Com a água acumulada, se pode fazer a piscicultura mais organizada, ao mesmo tempo que vamos poder agregar os produtivos nas suas margens, com fruticultura e horticultura, levando geração de emprego e renda para a população que mais precisa”.

O sistema, que vem atender uma demanda antiga da população agricultora que vive na Baixada Maranhense, impulsionará o desenvolvimento econômico e social da região. “Vai represar a água, reforçando a produção de peixe e da plantação nas margens. Aqui é uma região que sobrevive mesmo da pesca e da agricultura, por isso é um ganho”, afirma o secretário de Agricultura de Matinha, Nilo Mendonça.

Para o presidente da Associação dos Moradores Quilombolas de Matinha, Raimundo Belfort Trindade, a entrega da escavadora para início das obras dos Diques é a certeza de um sonho que se realiza para a comunidade. “Ele [equipamento] vem com algo esperado pelo nosso povo, trazendo mais produção, uma arrecadação e preservação de área para que tenhamos alimentação, produtividade e sustentabilidade da comunidade”, comenta.

O Programa

Os Diques de Produção vão beneficiar 35 municípios do Litoral Ocidental do Maranhão. São eles: Alcântara, Anajatuba, Apicum-Açu, Arari, Bacuri, Bacurituba, Bela Vista do Maranhão, Bequimão, Cajari, Cajapió, Cedral, Central do Maranhão, Conceição do Lago-Açu, Cururupu, Guimarães, Igarapé do Meio, Matinha, Mirinzal, Monção, Olinda Nova do Maranhão, Palmeirândia, Pedro do Rosário, Penalva, Peri Mirim, Pinheiro, Porto Rico do Maranhão, Presidente Sarney, Santa Helena, Santa Rita, São Bento, São João Batista, São Vicente Ferrer, Serrano do Maranhão, Viana e Vitória do Mearim.