Sábado, 18 Agosto 2018

Governo leva ações do Dia D Mais IDH a 13 municípios neste sábado (24)

Avaliação do Usuário

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

“O Plano Mais IDH vem cumprindo uma função importante na gestão, ao contemplar áreas sem o mínimo de condições básicas e que há anos estavam no esquecimento. O governador Flávio Dino mostra, mais uma vez, seu compromisso com a população mais desassistida, levando acesso à educação, saúde, saneamento, que antes não existia”, reforça o secretário de Estado de Educação (Seduc), Felipe Camarão.

Camarão integra a carreata do Dia D que estará no município de Belágua. Na cidade, o secretário inaugura unidade do Escola Digna, com a revitalização do Centro de Ensino Ernésio Araújo, e Farol do Saber na região.

No povoado Tabocas, em Aldeias Altas, a gestão entrega 32 unidades habitacionais como parte das ações do Programa Minha Casa Meu Maranhão, coordenado pela Secretaria de Estado das Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid).

“Este é um dos mais importantes programas do Governo por olhar para as populações mais carentes do nosso Estado e de fato promover uma igualdade social. O Dia D deste evento vem reforçar o trabalho que a gestão vem realizando na garantia de cidadania e direitos”, pontuou a titular da pasta, Flávia Alexandrina Moura, que estará em Aldeias Altas.

Os municípios de Brejo de Areia e São Raimundo Doca Bezerra recebem um total de 78 títulos de propriedade, que vão garantir a posse das terras nas quais residem. O processo é coordenado pela Secretaria de Agricultura Familiar (SAF), por meio do Instituto de Colonização e Terras do Maranhão (Iterma), e resulta de medidas firmes em resposta à demanda antiga da população da área rural nestas regiões.

Ainda na lista de atividades e serviços do evento estão: 12 Sistemas Simplificados de Abastecimento de Água e mais dois Sistemas Universais de Água; 21 kits de irrigação; realizada vistoria em duas Cozinhas Comunitárias; entrega de uma patrulha agrícola; entregas do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) em cinco municípios; de dez kits de equipamentos do Programa Mais Renda; promoção da Feirinha da Agricultura Familiar; além de atendimentos de saúde pela equipe da Força Estadual de Saúde (Fesma), da Carreta da Mulher e do VIVA/Procon.

As cidades contempladas pelo Dia D são: Afonso Cunha, Belágua, Brejo de Areia, Centro Novo do Maranhão, Conceição do Lago Açu, Jenipapo dos Vieiras, Lagoa Grande do Maranhão, São João do Sóter, São Raimundo do Doca Bezerra, São Roberto, Primeira Cruz, Satubinha e Aldeias Altas.

O Plano Mais IDH trata de medidas nos eixos de educação, saúde e saneamento, produção e renda, infraestrutura, gestão, cidadania e participação popular, além de gênero, raça e juventude, totalizando 43 pontos.