9cbdd95d-afaf-44be-baad-3acfa3129915 2 

A prefeitura municipal de Matões do Norte, através do empenho do seu gestor e de toda assessoria jurídica conseguiu renovar um importante convênio para o munícipio. O prefeito Padre Domingos Costa assinou na última quarta – feira (19) a renovação de convênio firmado entre a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego e a Prefeitura Municipal de Matões do Norte.


Conforme o Prefeito Padre Domingos, o convênio possibilita a emissão da Carteira de Trabalho e Previdência Social, fazendo com que o documento seja obtido diretamente no município sem que o cidadão interessado se desloque para outro lugar.

Vale destacar ainda, que a prefeitura renovou outros convênios como da identificação com o Instituto de Identificação do Maranhão e o Alistamento Militar, todos estes serviços já estão disponíveis para serem oferecidos na Casa do Cidadão de Matões do Norte.

Diante disso, a demanda vem aumentando, visto que, os municípios vizinhos também estão sendo beneficiados e atendidos constantemente. Matões do Norte sai na frente e consegue ampliar os atendimentos ao cidadão em um mesmo local.

A Casa do Cidadão está localizado na Avenida Dr. Antonio Sampaio, S/N com atendimento de segunda a sexta, das 8:00 às 11:30 e das 14:00 às 17:00 horas.

Para Maria José, encarregada da Casa do Cidadão, o ato é significativo, demonstrando a união de esforços e empenho da administração municipal no sentido de oferecer melhores condições de acessibilidade à população.

 

ASSECOM

5156cee3-2c1c-474d-8924-57cecb8fa703 2

Um dia cheio de magia, encanto e muita diversão. Foi assim o dia das crianças em Matões do Norte. O prefeito Padre Domingos, secretários, chefes de departamentos, assessores e vereadores entregaram presentes na manhã desta quinta – feira (12), data que celebra - se o dia das crianças para uma multidão de pequeninos.


 

A festa da criançada ficou ainda melhor com a presença do Tiririca cover que levantou risadas e fez muita brincadeira com as diversas crianças. O rosto de quem recebia um presente era de muita alegria e agradecimento.

0297ebf6-157a-4d88-9dce-a5a1bd4af41c

"Estamos felizes, superando as dificuldades. Em momento como este é preciso se reinventar, erguendo a cabeça e buscando soluções, é com trabalho que damos uma resposta para o passado e vamos conquistando mais para o bem comum, parabéns criançada pelo seu dia” – destacou o prefeito.

Padre Domingos disse que boa parte do seu plano de governo está sendo cumprido e que as datas comemorativas não serão mais esquecidas em Matões do Norte.

Estiveram presentes na entrega de brinquedos no estádio municipal, sede do município, o prefeito Padre Domingos, o presidente da câmara de Vereadores, Joaquim Vieira, o Vereador Bugí, o Procurador Geral do Município, Dr. Altero Aragão, o secretário de Assistência Social, Pastor Augusto Rocha, o secretário de Infraestrutura, Ariston Barbosa, o secretário de Meio Ambiente, Antonio, as coordenadoras da Mulher, Eliane Leite e da Juventude, Laís Silva, Assessores da Educação, Assessores da Saúde e Comunicação, além de pais e as crianças do município.

ZONA RURAL

d358acb4-6494-4221-bc53-a4e3dfba3611

A festa da criançada seguiu também rumo à zona rural. Terminando a sede, a caravana da alegria formada pelos secretários e coordenadores levou o Tiririca Cover para os povoados: Palmeiral, Coivaras e Pedras, onde as crianças puderam se divertir, levantando risadas e recebendo sua lembrança simbólica.

Dona Maria Piedade morada de Coivaras destacou "Eu não tenho condições de dar um presente para meus filhos e essa ação da prefeitura chega em uma boa hora, obrigado Padre Domingos por não esquecer de nós" – ressaltou a dona de casa.

Ao final da ação no povoado Pedras, o pastor Augusto Rocha e Dr. Alteredo Aragão fizeram os agradecimentos a Deus, agradeceram a presença do líder e vereador Valdener das Pedras por sua presença e a toda equipe pelo sucesso da ação da prefeitura municipal de Matões do Norte.

1a8a4257-77d5-4d3b-9b95-13355d8e78b5

A secretária municipal de Educação de Matões do Norte, Erlone Mendes e toda sua equipe comemorou hoje (03) a chegada de matérias adquiridos pelos próprios diretores escolares através do Programa Dinheiro Direto na Escola – PDDE. A ação fruto de um longo trabalho de regularização e quebra de uma prática de gestão anterior, onde a compra do PDDE era feita pela secretaria de Educação. O passado ficou para trás, pois a determinação do prefeito Padre Domingos é que este recurso seja administrado pelas escolas junto a comunidade escolar.


 

 

ENTENDA O PROGRAMA

O Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) destina recursos financeiros, em caráter suplementar, a escolas públicas da educação básica (e casos específicos) para uso em despesas de manutenção do prédio escolar e de suas instalações (hidráulicas, elétricas, sanitárias etc.); de material didático e pedagógico; e também para realização de pequenos investimentos, de modo a assegurar as condições de funcionamento da unidade de ensino, além de reforçar a participação social e a autogestão escolar. Os repasses são feitos anualmente, em duas parcelas iguais.

Existem ainda as “Ações Agregadas ao PDDE”, transferências financeiras para fins específicos classificadas em três grupos: o Novo Mais Educação, que compreende as atividades de educação integral em jornada ampliada; o PDDE Estrutura, constituído das ações Água na Escola, Escola do Campo, Escola Sustentável e Escola Acessível; e o PDDE Qualidade, composto das ações Atleta na Escola, Ensino Médio Inovador, Mais Cultura nas Escolas e Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE Escola).

A QUEM SE DESTINA?

Em Matões do Norte as Escolas públicas de educação básica da rede municipal. Segundo dados da SEMED de Matões do Norte, cerca de aproximadamente 1.300 alunos serão beneficiados diretamente, já que 11 escolas receberam o benefício.

Segundo a secretária de educação Erlone Mendes, esse recurso é de extrema importância para o município, já que esse recurso ajuda a maioria das escolas a mante-se sobre as condições mínimas, melhorando a infraestrutura física e pedagógica das unidades de ensino. "Esse programa sem sombra de dúvidas chega para dar mais dependências às escolas, uma vez que o dinheiro cai direto na conta da escola e os membros da caixa escolar decidem o que vão comprar dentro das reais necessidades” – explicou a secretária de educação.

.b9008393-a65a-4a95-801c-ade392b95eea

A SEMED também foi contemplada com um novo micro-ônibus para dar mais conforto e segurança no transporte dos alunos da educaçao infantil.

ASSECOM

21314401 875009185997596 1579350728179670650 n

O município de Matões do Norte recebeu nesta segunda - feira (04), do governo do Estado do Maranhão, atendendo a solicitação do prefeito Padre Domingos e do vice-prefeito Givanildo Araújo (Gigi), uma viatura totalmente nova e equipada para atender as ocorrências policias dentro do munícipio, garantido assim, mais segurança e agilidade nas demandas da população.


O ato solene de entrega de viaturas por parte do governo aconteceu no Palácio Henrique de La Roche na capital São Luís e contou com a presença do governador Flávio Dino e de dezenas de autoridades presentes.

21231650 875009429330905 8139363421372878683 n

"É uma gratificação muito grande pra nós, uma alegria, felicidade, em saber que pela primeira vez o município de Matões do Norte, será contemplado com uma viatura nova, completa pra atender às necessidades de nosso município, nós estamos contente pela polícia de Matões do Norte, porque sabemos que vai satisfazer as necessidades da nossa população e fortalecer o policiamento, consequentemente melhora a nossa segurança" – disse Padre Domingos em agradecimento ao governador.

Estiveram presentes na entrega da viatura junto à comitiva do prefeito Padre Domingos e do vice – prefeito Givanildo (Gigi), o Chefe da Casa Civil, Dr. Marcelo Tavares, o Assessor Especial do governo do Estado, Dr. Totó Martins, os vereadores, Joaquim Vieira (presidente da Câmara), Wallas Lisboa e Nilson Grande, além de assessore e secretários municipais.


POR ASSECOM

 

O Prefeito municipal de Matões do Norte, Padre Domingos Costa empossou nesta sexta – feira (25), os novos secretários de Educação e Agricultura.

9e122ef0-c65a-4de1-881d-4d7b83ac77f8EDUCAÇÃO


Na educação, tomou posse à professora Erlone Mendes Silva Oliveira que é natural do estado do Piauí, chegou a Matões do Norte em 1997, graduada em Serviço Social, ela é Pedagoga especialista em Gestão, Supervisão e Planejamento Escolar, foi coordenadora do senso escolar em 2000. Em 2002 entrou no quadro funcional do município como professora concursada, foi ainda diretora do Jardim de Infância Pequeno Príncipe em 2005 e assessora educacional da SEMED em 2010, agora segue como titular da SEMED.

1e7b25e9-dc1e-45c3-a502-56703bfe5025AGRICULTURA

Na agricultura, tomou posse Antônio Jhonata Sousa Bezerra, natural de Matões do Norte. O jovem secretário é técnico em Agropecuária pelo IFMA, ingressou na secretaria de Agricultura Abastecimento e Pesca de Matões do Norte em 2011, atualmente é acadêmico de Agronomia pelo IFMA de São Luís, era assessor técnico da pasta e agora passar a ser o titular da secretária de Agricultura.


O ato de posse dos novos secretários marcam as últimas modificações na estrutura administrativa na gestão do prefeito Padre Domingos que deve concluir a mini - reforma administrativa até o início de setembro.

Participaram da solenidade de posse, o prefeito municipal Padre Domingos Costa, o vice – prefeito, Givanildo Araujo (Gigi), o presidente da Câmara Municipal, Joaquim Vieira, vereadores, secretários e servidores do munícipio, além da comunidade em geral.

ASSECOM